Hidratação

loop

New Member
Retirei este artigo do site da federação portuguesa de triatlo, acho que é muito elucidativo.

QUANDO BEBER ÁGUA?
Através de experiências realizadas concluiu-se que "em casos de sudação prolongada, (como é o caso de uma prova de Triatlo), o consumo de água comandado pela sensação de sede, é inferior à sua necessidade real

Desta forma a "ingestão voluntária de água comandada pelo mecanismo da sede não chega necessariamente para compensar a perda de água induzida por sudação excessiva", pelo que se deve concluir que "é importante para o praticante desportivo beber sem ter sede, isto é, hidratar-se sistematicamente já que a sede é um sinal de alarme que nos indica um insuficiente equilíbrio hídrico".

BEBER ÁGUA ANTES DA COMPETIÇÃO

Com o objectivo de prevenir a sua falta durante a competição.

"Beber água pura, não sendo necessário bebidas açucaradas ou juntar qualquer outro tipo de aditivo.
Começar a beber 2 horas antes da prova.
Parar de beber cerca de 30 minutos antes da prova (a existência de líquidos dentro do aparelho digestivo poderá causar dores abdominais).
A quantidade total de água a beber deverá ser de 5 a 10 ml por Kg de peso (organismo tem uma capacidade limitada de absorção: 12 ml/kg peso/hora).
Beber água em pequenas quantidades e regularmente: 100 a 150 ml de 15 e 15 minutos.
Possibilidade de beber café (30’ antes da prova), pois a cafeína favorece o consumo das gorduras em vez do glicogénio muscular e hepático.

DURANTE A COMPETIÇÃO
Começar a beber água logo desde o inicio da prova, não esperando pelo aparecimento de sede.
A bebida a ingerir deve estar fresca (5-10º C), sem contudo estar gelada (quanto mais fresca a bebida mais rápido é o seu esvaziamento do estômago, sendo mais rapidamente absorvida no intestino). Em climas frios as bebidas poderão estar mornas ou mesmo quentes (chá).
Ingerir pequenas quantidades de liquido em cada toma (100-150 ml)
A quantidade de liquido ingerido por hora, não deve exceder a capacidade de absorção do intestino (12 ml/kg peso/hora).
Em provas longas (3 horas ou mais), a hidratação deverá ser feita com água, na qual se poderá diluir uma pequena quantidade de glucose ou frutose mas nunca excedendo as 20 gramas por litro de água (solução a 2% para climas temperados). Desta forma poder-se-á prevenir o aparecimento de hipoglicémia, por esgotamento do glicogénio muscular e hepático. Em climas frios esta solução poderá ser aumentada até 6% e para climas quentes é apenas recomendada água." (3)
Não é necessário a ingestão de bebidas com concentrações elevadas de sais minerais. "Ao suarmos retiramos mais água do organismo que sais minerais, e portanto, embora a quantidade total de sais minerais no organismo diminua, a sua concentração relativa poderá até estar aumentada em vez de diminuída. Se durante a competição déssemos água com sais minerais diluídos, poderíamos ir aumentar ainda mais a sua concentração, podendo resultar dai cãibras, vómitos e dores de cabeça." (3)


APÓS A COMPETIÇÃO
"Após a competição o organismo retém líquidos, diminuindo assim a concentração relativa de sais minerais no seu interior, havendo necessidade da sua reposição em conjunto com a água.

Beber água de preferência alcalina (Bela-Vista; Monchique; Vimeiro; Carvalhelhos; Melgaço e Pedras Salgadas), para neutralizar os produtos ácidos produzidos durante a competição. Evitar as águas do Luso; Fastio e Castelo de Vide, pois são águas ácidas.
Mais tarde podemos também beber um pouco de leite, pois este é também alcalino.
Poderíamos juntar um pouco de sal (cloreto de sódio) à água. No entanto é mais prático colocar um pouco mais de sal na 1ª refeição após a competição.
Para reverter o ligeiro déficit de potássio, podemos beber um copo de sumo de laranja ou tomate ou comer uma banana, todos muito ricos em potássio.
Evitar bebidas alcoólicas e bebidas não naturais (colas, laranjadas etc.). Tanto a cerveja como a cafeína (cola, café etc.) são diuréticos e assim, embora ajudem a eliminar, pelos rins, os detritos metabólicos formados durante o trabalho muscular, obrigam os rins a eliminar água e os sais minerais que deveriam ser retidos para compensar a desidratação.

Boas voltas hidratadas :lol:

Francisco
 

loop

New Member
AS BEBIDAS COMERCIAIS

A análise laboratorial feita às bebidas disponíveis no mercado para a hidratação revela que:

Possuem elevadas concentrações de glúcidos, superiores às recomendadas (2g/litro).
Possuem elevadas concentrações de sais minerais, cuja quantidade não é necessária ingerir antes e durante a competição.
Possuem diluídas na água: vitaminas, corantes e outros aditivos, que retardam a saída da água do estômago, característica contrária à rápida absorção que se pretende.
Concluindo: Estas bebidas não se revelam as mais apropriadas pelo que desaconselhamos a sua utilização antes e durante a competição. Eventualmente poderão ser utilizadas como bebida de recuperação após o esforço.

FAÇA A SUA PRÓPRIA BEBIDA :wink:

A utilizar durante a competição (climas temperados).
Deve ser previamente experimentada em treino, para haver adaptação.

1 litro de água
20 gramas de glucose ou frutose (vende-se nas casas de produtos naturais)
Umas gotas de sumo de limão (facultativo e apenas para dar gosto).
Beber a uma temperatura de 5-10º"

fonte: http://www.federacao-triatlo.com

Francisco
 
H

Hugo Carvalho

Guest
Hidratação

Bem... aqui fica uma sugestão: Ludos abre um campo para a saúde porque por este andar o pessoal nem precisa de se descolar junto de nutricionistas ou de outras especialidades para se informarem :lol: Nãããã... estou a brincar! Todos eles são importantes e sempre em caso de dúvida eles estão lá para as tirar e não há ninguém melhor :wink:

Relativamente à hidratação mais uma boa pesquisa!! =D>

Só não estou muito de acordo com aquela do cloreto de sódio mas de resto está tudo muito certo, sim senhor!! A da marca das águas é importante! Tenham isso em conta mas o mais importante é mesmo hidratarem-se antes e durante as provas com as quantidades que referiu o loop. :wink:

Cumprimentos betetistas

Hugo Carvalho
 

frezite

New Member
só uma pergunta...

como ver se a água que temos é alcalina ou não??? eu geralmente por exemplo ponho água del cano por ser mais barato... tb sei que não deve ser de certeza a melhor... mas... é o que há ehehehe

um abraço

Rui
 
H

Hugo Carvalho

Guest
Hidratação

Sei que o PH da água pode ser medido com recurso a indicadores - tiras de papel ou produtos líquidos que se colocam em contacto com uma pequena amostra da água . Depois a cor que adquirem dá uma indicação do valor do pH.

Valores inferiores a 7 traduzem características ácidas. Valores superiores a 7 traduzem características alcalinas. Se for igual a 7 é neutra (água destilada).

Em certas drogarias podes encontrar estas tiras de papel senão vai à companhia das águas ou ourto de serviço de águas que eles arranjam-te isso. :wink:

Mas se queres água alcalina não há nada que uma colher de soda cáustica numa garrafa de água não resolva :lol: Estou a brincar hem. Não façam isto. Ficas só a saber que a soda cáustica é a forma de "água" mais alcalina que possa existir (PH 14). :wink: Totalmente oposto tens o sumo de limão (PH 2) por isso vejam lá quantas gotinhas de limão é que põem na água para dar gosto :lol: :lol: :lol:

Cumprimentos betetistas

Hugo Carvalho
 

Djinha

New Member
Boas informações...

É verdade um pormenor que pode ser importante...se quiserem experimentar alguma mistura experimentem nas voltitas ao pé de casa e nunca em passeio ou provas...primeiro temos que saber como é que o organismo reage, na vá dar uma daquelas dores de barriga :roll:
 

Bytes

Member
Excelente informação loop, obrigado.

loop said:
1 litro de água
20 gramas de glucose ou frutose

Acho que a minha maria tem cá frutose.
20 g por litro. :?
Isso dá mais ou menos quanto em colheres (de sobremesa ou sopa) ?

João Próspero Luís - Fura-Bytes
 
H

Hugo Carvalho

Guest
Hidratação

1 colher de café = 2,5ml / 1gr

1 colher de sobremesa = 10ml / 2,5gr

1 colher de sopa = 15ml / 5gr

+/- colheres rasas

Cumprimentos betetistas

Hugo Carvalho
 

sniper_pt

New Member
Bebidas para desportistas...Problemas

Sabiam que as bebidas de hidratação rápida fazem muito mal aos dentes? Destroem o esmalte e a dentina. Por isso devem bebê-las o mais rápido possível. Outros refrigerantes têm efeito semelhante.
 
Basicamente, é tudo verdade.

As bibidas isotónicas são todas muito fraquitas...
Têm como vantagem o facto de serem fáceis de adquirir.

Quanto ao PH da água, na engarrafada vem lá escrito...
E algumas têm valores interessantes...

Quanto ao sal em esforços violentos é indispensável à alimentação humana, a informação está correcta.
 

TheTraveler

Active Member
Encontei um link para este artigo no PortalBTT, aqui fica:
Artigo: Hidratação Ideal



Recentemente o piloto Abraão de Azevedo da equipe Sundwon/Centauro, que vem sendo treinado por Hugo Prado Neto, da Overtehtop Consultoria Esportiva, conquistou o título de Campeão Brasileiro de MTB Maratona. Parabéns Abraão!

Hugo Prado ficou com a sétima colocação e estava liderando com Abraão, mas teve problemas com sua bike. Outra surpresa estava por vir, o atleta Bruno César Gomes também levou o título de Campeão Brasileiro da categoria Infantil. Parabéns Bruno!

Isso é mais uma prova do profissionalismo de Hugo. Parabéns toda equipe Overthetop!


Segue mais um dos seus artigos enviados para nós do www.pedal.com.br

Hidratação Ideal


O calor está chegando e uma boa hidratação será um dos principais determinantes da performance de cada atleta ou biker que está pedalando no calor intenso. É fato que apenas 2% de desidratação do peso total do corpo atrapalha a performance. A desidratação pode causar super aquecimento e colapso do sistema circulatório. Juntamente com a perda de água no suor, se perde também: eletrólitos; que são importantes para contração e relaxamento muscular.

Para entender a desidratação é importante saber o que causa a sede. A sede depende de dois fatores: o volume de sangue do seu corpo e a concentração de eletrólitos no seu sangue. Quando você perde fluídos durante o exercício através do suor, seu volume de sangue diminui e isso resulta num aumento da concentração de eletrólitos no seu sangue, o que estimula a sede.

Beber apenas água em competições ou exercícios que duram menos de 1 hora não tem problema, mas quando se bebe apenas água, você satisfaz a sua sede antes de ter consumido fluídos suficientes para retornar o volume de sangue e a concentração de eletrólitos para níveis normais. Hidratação com apenas água para eventos de mais de 4 horas pode causar HIPONATREMIA, ou “intoxicação por água”. Isso é o resultado de uma diluição do sódio no sangue por causa do aumento do volume de sangue e a perda do sódio excessivo durante o suor.

Estudos mostram que o nosso corpo absorve mais fluídos quando adicionamos eletrólitos tais como sódio na água. Em um estudo alguns voluntários beberam apenas água e outros beberam água com sódio após exercícios que causaram uma desidratação de 2-3% do peso do corpo. Os voluntários que beberam apenas água restabeleceram 68% dos fluídos que haviam perdido e os voluntários que beberam água e sódio restauraram 82% dos fluídos que haviam perdido.

Porque essa diferença? Os voluntários que beberam apenas água satisfizeram a sede deles mais rápido por dois motivos: quando eles ingeriram água isso causou um crescimento no volume de sangue eliminando o elemento de sede relacionado ao volume de sangue. O outro motivo é que apenas água dilui sódio no sangue, resultando numa diminuição da concentração de sódio em apenas 15min. Neste caso, o corpo “fecha” a sede para manter uma concentração de sódio saudável não deixando a propagação da diluição de sódio.

Já nos voluntários que beberam a solução de sódio e água a concentração de sódio se manteve alta no sangue desses voluntários. A adição de sódio na água ajudou a manter o fator de dependência do sal do mecanismo de sede, fazendo com que os voluntários continuassem bebendo. Isso levou a uma restauração de fluidos do corpo completo.

Então como você sabe que o seu sports drink(gatorade, aceelerade, marathon) é uma boa bebida de hidratação? Para um sports drink ser efetivo no combate a desidratação, ele tem que conter 75 miligramas de sodium para cada 250ml de líquido. Essa pequena quantidade de sódio no sports drink ajuda a manter o equilíbrio de fluídos e eletrólitos do corpo.

Em resumo, recomendo que os atletas passem a ingerir mais sports drink para não terem maiores problemas, mesmo que o evento seja curto(menos de 1hr). Se o evento for curto, tente beber um sports drink 45min antes da competição para ter garantia de que seu volume de sangue e níveis de eletrólitos (sais) estejam saudáveis para competição. Daqui pra frente o clima só esquenta e quem vacilar com hidratação vai pagar um preço bem caro na competição principal ou no pedal de fim de semana. Se cuidem!

Hugo Pradoneto trabalha para a conceituada Carmichael Training Systems, é dono da Overthetop Consultoria Esportiva(www.treine.net), ciclista profissional, mountain biker Elite e ex-triatleta.

Contato:eek:ce@overthetop.com.br



Postado por:
Guiné

IN:
http://www.pedal.com.br/exibe_texto.asp?id=780

Ver também:
http://www.forumbtt.net/index.php?topic=3432
 

Campeão_1978

New Member
Apenas uma ressalva... a água do monchique é mesmo hiper alcalina, o que por si só, deve ser evitada para o desportista.

A utilização de uma bebida energética é um factor de sucesso em competição ou treinos intensos, devido á possibilidade de alimentar o organismos durante o proprio trabalho. No entanto, á q ter em atenção um fenomeno denominado osmose.
 

bikelab

New Member
Então que fazer com toda aquela colecção de produtos que se compram de marcas 'conceituadas' ??
pelo que li aqui não fazem falta.
Estão a dizer-me que se aguenta o corpinho com uma limonada deslavada e pouco açucarada ??
E o resto dos nutrientes que temos no organismo que se gastam com o esforço não deveriam ser repostos tambem ??
Os eletrolitos não fazem falta?? O potássio e o magnesio não são importantes.??

Tive oportunidade de falar no inicio do ano com um piloto da equipa ktm que fez o lisboa dakar e segundo ele todos os dias lhe testavam o sangue e urina e eram injectados, por ser mais rápido, com os nutrientes em falta. (atenção que eles tinham uma equipa de médicos).
 

Campeão_1978

New Member
O bikelab tem razão... claro q fazem falta e é um meio mais rápido de manter um bom aporte energético.

Uma optima bebida energética é o ENRAGE, que vende a www.garnell.pt

Mas á q ter atenção á dosagem, devido á chamada osmose. Quanto mais calor, menos deve ser a dosagem, devido á hidratação ser uma prioridade em relação á necessidade energética.

Cumprimentos,
 
Top