Guiadro recto 580mm vs guiador recto 660mm

JMPF

Member
Boa tarde a todos,

Venho de um Guiador recto de 580mm, mas estou a pensar compara um novo também recto mas com 660mm, o que ganho eu ou perco com esta mudança?

Conforto?
Controlo?
Ou outras coisas?

Já pesquisei algumas coisas e dá-me a parecer que ganho em conforto e em controlo, será que estou certo?
Tenho andado com um lowrise (15mm) de 660mm, pois o tubo da minha suspensão está curto e com o recto fico com uma posição muito baixa e os 15mm de rise dão-me a altura necessária para o guiador ficar com o mesma altura do selim e assim colmatar a diferença que sentia com o recto de 580mm, e notei que tenho mais conforto e controlo em descida.
Mas esteticamente gosto mais de ver com recto, como já arranjei maneira de trocar o tubo da suspensão para ficar com a altura certa, estou a ponderar se altero o tubo da suspensão e coloco um guiador recto de 580mm ou se compro um recto de 660mm, pois notei mais conforto e controlo com essa medida, ou ainda se me deixo estar com o lowrise e fica tudo na mesma.

Obs.: Não faço competição, nem quero chegar primeiro a lado nenhum, apenas me quero divertir sem dores e dar umas voltas e uma vez por outra fazer umas tiradas que as vezes chegam aos 100km.

Agradeço a vossa opinião.

Desde já obrigado pela vossa opinião

Abraços
JMPF
 

mlouro

New Member
Fazes muito bem, eu fiz o mesmo, mas para 640mm com 9º de recuo e acho que ganhei a todos os níveis, ou seja, tanto de performance como de conforto.. a subir paredes a frente vai mais estável e consigo apoiar-me com mais estabilidade na roda da frente, a descer chego-me mais facilmente para trás e continuo a manter o controlo da bike.. em termos de conforto, tinha dores ao fundo das costas naquelas subidas mais longas e no fim de voltas com mais de 50km e desde então nunca mais. Recomendo, e apesar de ter achado o 640 grande na altura, se fosse agora também optava pelos 660.
 

mlouro

New Member
Fui para um lowrise de 640mm com 9º de recuo, um "Truvativ noir world cup riser".. e o carbono também faz a diferença na absorção das vibrações!
 

bvilela

New Member
Boas,
Segundo a minha experiência no tema, também deverás ter em conta a tua largura de ombros.

Eu tinha um guiador de 640mm e passei para um de 600mm (ambos lowrise).
Estava com algum receio da alteração, mas fiquei com melhor controlo da bicicleta.
Tenho pouca largura de ombros e o guiador de origem era muito largo fazendo com que as manobras fossem algo lentas e não conseguisse fazer curvas mais fechadas.

Cumps, BV
 

bvilela

New Member
Na verdade tentei conjugar alguns factores.
A primeira coisa foi medir a largura de ombro a ombro. Deu-me cerca de 50cm.
Como é obvio um guiador tão pequeno está fora de questão.
A bicla ficaria muito difícil de controlar, além disso precisava de espaço para barends, punhos, shifters, travões, remoto da suspensão e suporte para iluminação.
Depois há que ter em conta o tipo de bicicleta e a sua utilização. No meu caso tenho uma Epic portanto mais vocacionada para XC, logo guiadores mais pequenos.

Pelo que li também é aconselhável os braços ficarem ligeiramente abertos.
Provavelmente poderia ter escolhido um de 580mm, mas com já referi, tinha algum receio da bicla ficar muito nervosa.

Cumps, BV
 

x0388891

Member
Eu tinha um Easton recto de 580mm e substitui por um 660mm low-rise e só ganhei com isso, tirando o peso mas isso é secundario. Eu fui para o Ritchey mas existem outros igualmente bons.

Fica uma foto do cockpit:

 

JMPF

Member
Boas x0388891,
É exactamente igual ao que estou a usar hoje, retiraste algumas anilhas do tubo da suspensão ou mantiveste a mesmas?
 

x0388891

Member
Boas JMPF,
Olha, não só mantive as anilhas como alterei a posição do avanço. Estava invertido e virei-o ganhando na posição de condução, melhor controlo e conforto.
Não me arrependo.
 
Top