Guia de Corrente

Odin-Trek

New Member
Boas amigos do pedal,

Tenho uma cannondale F29 4, modelo de 2015 e acontece-me que a corrente de vez em quando salta do prato dianteiro, estou a usar shimano xt 11v (11-42) com prato 34.

Accionando a patilha do desviador para a posição "ON" isto não acontece só que as mudanças ficam muito rígidas e difíceis de utilizar principalmente com alguma sujidade, por isso tenho optado por andar com a patilha do desviador no "OFF".

Então ponho a hipótese de utilizar uma guia de corrente mas ainda não consegui perceber qual se adequa à minha bike.

Algum dos companheiros consegue dar umas dicas? alguém que conheçam que utilize numa bike igual, algum site onde possa perguntar?

Obrigado e saudações.


http://mbaction.com/home-page/bike-test-cannondale-f29-carbon-4
 

RTC

Super Moderador
A questão da patilha no desviador traseiro é importante para a corrente não sacudir e cair do prato.
Também tenho essa transmissão e embora sentido que no ON a troca fica mais rija, não acho que se torne difícil de usar "obrigando" a colocar no OFF. Mas também já cheguei a usar no OFF e mesmo assim a corrente não caiu. Mas acredito que possa acontecer nalguma zona mais agressiva.

Já agora, que tipo de prato 34 tens?
 
Também tenho o novo XT 11v e faço o seguinte:
Em prova utilizo no modo ON porque não me pode sair a corrente e até agora nunca me saiu (no modo ON!)
Em reconhecimento e treino utilizo no modo OFF para poupar o desviador e mesmo assim, num mês só me saiu a corrente 1x!
Quanto ao meter um guia depende muito do quadro que tenhas.
Tens aqui a bike do Marinheiro que tem um guia de corrente da MRP
https://www.facebook.com/ricardomar...332496420848/1131037483583673/?type=3&theater
 
Eu uso uma da xcracer.com. É de fixação directmount mas, também têm com outros tipos de montagem e têm de caixa aberta ou fechada. É fácil de montar e funciona 5*! Ando em trilhos com muita pedra e até agora não tenho tido problemas com a corrente saltar!
 

fabio viana

Well-Known Member
Boas :)

Quando eu ando com 1x9 uso um guia de corrente Funn Zippa XC que é "apertado" em conjunto com o BB da pedaleira.

Até agora estou satisfeito com ele e para o preço não posso pedir mais(35€).
 

grouk

Member
experimenta afinar a tensão da embraiagem do desviador, eu uso 1X11 com prato NW e tenho a embraiagem quase no minimo, as mudanças ficam leves e não causa tanta fricçao na transmissao
o parafuso é um alen 2mm que fica por trás de uma borrachinha
 

Odin-Trek

New Member
Boas,

RTC o prato que estou a usar é o shimano xt que vinha com a transmissão, antes desta bike tive 1x10 adaptado com pratos race face e aerozine e mesmo sem desviador activado não saltava a corrente.

Vou tentar analisar essa questão da embraiagem do desviador, porque mesmo não sendo muito sensível com a transmissão aborrece-me em provas por vezes só conseguir meter mudanças à terceira ou quarta tentativa.

Quanto ao tipo de guia compatível, já enviei alguns e-mails a marcas e vou continuar com mais essas informações que me forneceram a ver se alguma é adequada.
 

gfrmartins

Active Member
Boas,

RTC o prato que estou a usar é o shimano xt que vinha com a transmissão, antes desta bike tive 1x10 adaptado com pratos race face e aerozine e mesmo sem desviador activado não saltava a corrente.

Vou tentar analisar essa questão da embraiagem do desviador, porque mesmo não sendo muito sensível com a transmissão aborrece-me em provas por vezes só conseguir meter mudanças à terceira ou quarta tentativa.

Quanto ao tipo de guia compatível, já enviei alguns e-mails a marcas e vou continuar com mais essas informações que me forneceram a ver se alguma é adequada.

Esse comportamento não é nada normal, eu tenho 1x10 com xt shadow e não tem esse comportamento, sentes as mudanças a entrar com mais "pressão" mas nunca tive nenhum problema com alguma a custar a entrar , etc

Isso deve ser mesmo a afinação ou mesmo tamanho da corrente, esse comportamento não é normal
 

Hardskin

Well-Known Member
Não é mesmo normal. Tenta afinar as mudanças com ele em ON.
O meu XT anda sempre trancado (ON) e até já lhe dei um ligeiro ajuste no aumento da tensão. No teu caso a solução pode passar por lhe retirares tensão.
Para quem estiver interessado ou simplesmente quiser fazer uma manutenção para prolongamento da vida do desviador...

[video=youtube;wV6W4PKDUrU]https://www.youtube.com/watch?v=wV6W4PKDUrU[/video]
 
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