GR22 : The Commitment - A true self-supported bikepacking adventure

froids

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Uma aventura na Grande Rota das Aldeias Históricas"
A true self-supported bikepacking adventure

A ideia base é bastante simples, a bem da verdade.

Percorrer os cerca de 600kms que compõem o percurso marcado como GR22, conhecido mais recentemente como GR22-AHP ou apenas como "Grande Rota das Aldeias Históricas", de forma completamente autónoma, sem etapas, assistências ou alojamentos pré programados.
Conhecem aquela máxima:"Ride, eat, sleep. Repeat."?
Pois bem, será o mote desta odisseia!

Olhar para o percurso circular e interpreta-lo como sendo um percurso linear; Medir as etapas em horas de luz disponíveis para pedalar e não em distâncias quilométricas ou em valores acumulados de subidas ou descidas; Dormir "bajo las estrellas" e tomar os pequenos-almoços com o nascer do dia e os bichos por companhia; Banhar-me nos riachos, fundir-me com o mundo que me rodeia, ser, sentir, ouvir, ver, conhecer e descobrir.
Estes são os meus objectivos para esta aventura!

O outro objectivo - o objectivo "menos sério" - será cumprir o percurso na totalidade, honrando a pureza do conceito "Self-supported", num tempo máximo de 120 horas...

Chegarão, penso eu, cinco dias de Sol a Sol.
Cinco dias completos, recheados de incógnitas e incertezas – com três ou quatro noites de natureza em estado bruto pelo meio – para percorrer a Grande Rota das Aldeias Históricas na integra.
Talvez dê para fazer em menos, talvez me veja obrigado a fazer em mais. Logo se verá. As 120 horas são a Lebre! Ou a cenoura, dependendo do ponto de vista...

De Sortelha, irei arrancar em direcção a Norte no dia 06 de Junho, Sábado.
Esta pequena povoação servirá também como local de dormida para a noite "0". Permitir-me-á fazer uma última noite repousada – espero – para arrancar às primeiras horas de luz de Sábado.
Esta noite não entra nas contas, pois será na carrinha com todas as comodidades que esta permite. E no que às comodidades diz respeito, prevê-se que sejam as últimas dos próximos dias.

Largando Sortelha às primeiras horas da madrugada, espero vir a parar para dormir a primeira noite algures entre as povoações de Almeida e Trancoso, a bem mais de uma centena de quilómetros de distância. No segundo dia terei que alcançar, pelo menos, a povoação de Linhares. Se passar esta, tanto melhor. No entanto, e sabendo que os dias seguintes serão muito exigentes, será quase certo não esticar este dia para privilegiar uma boa noite de sono, mas tudo dependerá de como as pernas se sentirem e as "ganas" que tiver;

De Linhares a Piódão será o princípio do tormento. Perto de 100kms separam estas duas povoações numa zona muito montanhosa e inóspita. Conto com um dia certamente extenso, de prolongado "prazer" e horas intermináveis passadas essencialmente a subir. Tenho cá para mim que este dia não irá ser dos mais fáceis que já tive de pedal, mas o futuro o confirmará.

Na continuação do dia anterior, e assumindo que consegui chegar a Piódão, terei nova centena de quilómetros até Castelo Novo, novamente por terreno bastante acidentado e terrivelmente exigente fisicamente – Sempre estamos a falar de valores de acumulado de subidas que superarão os 3000 metros numa jornada de 100kms, mais coisa menos coisa, carregado que nem uma mula nepalesa!
Se o dia anterior for duro, este irá ser certamente pior...
O jantar extra que irei enfiar na mochila, se não tiver marchado já, deverá dobrar o reforço final deste dia.

Mas como sou um gajo optimista por natureza, – ou teimoso por feitio – espero sempre o melhor; Ou seja, assumindo que chego – vivo, claro – a Castelo Novo na noite anterior, e tomando esta como bitola, ficam a sobrar apenas 140kms até à povoação de Sortelha que conto cumprir numa só tirada.

Sortelha, de onde parti 5 dias antes, e que se tudo correr conforme este grandioso plano meu, estará agora à distância de apenas uma jornada. Uma tirada valente, certo! Mas que me levará a percorrer alguns dos melhores trilhos deste Portugal; Para este último troço, os montes e vales da zona Raiana serão o palco principal, com Monsanto imponente coroando o horizonte, e por onde terei forçosamente que passar.

Todas as povoações mencionadas servem, apenas e só, de bitola para o meu calendário. São meros pontos de referência que me servirão essencialmente para controlar se vou dentro do meu objectivo, ou fora dele.

Poderão eventualmente servir também para um jantar mais substâncial e reparador ou tratar de outras situações que possam eventualmente surgir. Não conto com alojamento mas poderei eventualmente usufruir de algum se este coincidir com o final do dia, mas por principio não irei condicionar a distância diária a percorrer para dormir debaixo de tecto.
Além das acima mencionadas, obviamente que passarei muitas outras povoações, onde conto ir adquirindo alguns víveres e reforços alimentares. Isto, se for encontrando algo aberto.

E pronto!
Este é o plano. O meu plano! O plano mais do que planeado.
E o que não estiver planeado, é porque não me faz sentido planear.
Aparentemente, é o conceito de "Overcomming of Self", segundo Nietzsche; Eu prefiro chamar-lhe um "Gentleman's agreement" entre mim e a minha Persona.

Mas descansem os mais cépticos que deixarei todos os dados necessários para que ninguém tropece num defunto no meio do trilho e caso o terrível aconteça. Se eu não der noticias, alguém – espero – irá tentar resgatar o meu esqueleto. Mais que não seja porque por perto deverá estar uma bicicleta que ainda vale uns cobres se for vendida às peças. Sim, às peças, que o mercado de 26" está, digamos, desvalorizado.

E por falar na bicicleta, por falar nessa maravilhosa invenção...
Quem me conhece sabe que sou um adepto apaixonado do formato "Singlespeed"; Bicicletas de uma só velocidade que primam pela simplicidade e eficácia, com um conceito e estilo de pilotagem muito próprios. No entanto, as mesmas características que as tornam únicas e singulares jogam, nesta minha aventura, como um factor desfavorável contra o sucesso da empresa. Irei carregar a bicicleta e as costas com vários quilos extra de material, pelo que um sistema de desmultiplicação de forças é o mais razoável para manter tempos minimamente aceitáveis e ser viável a concretização do meu objectivo "menos sério". Evito deste modo “botar pé à terra” nas subidas mais ingremes e conseguirei rolar a velocidades superiores aos actuais - e míseros - 25km/h. Sou fã e apaixonado, mas não um fanático extremista!

Assim, o carreto de 18t irá sair para dar lugar à velhinha cassete Sram de 9 velocidades e a par entrará o necessário shifter; Voltarei, após perto de 3 anos sem tocar em nada parecido, a pilotar uma bike com mudanças. Mas será uma alteração muito ponderada e exclusiva a esta aventura – e à Via Algarviana, em Setembro, mas isso será outra historia a contar na altura própria (!)

O que disse ao meu amigo Dário umas semanas atrás, repito agora.
Tentar esta viagem no mais puro dos estilos – na minha opinião, claro – e em contra-relógio, já me parece por si só, um bom desafio. E qui'ca talvez até um bocadinho audacioso se medido pela altura do cronista!
Agora, pensar em fazê-lo de Singlespeed seria um bocado estúpido...
Não seria desafio maior nem nada.
Seria, apenas e só, Estúpido!

Daí que irei optar por um "velhinho" sistema de 9 velocidades com um prato de 34t na frente. Ganho alguma margem extra nas subidas, mas acima de tudo irei conseguir rolar substancialmente melhor. Para quem costuma andar com uma mudança apenas, ter nove disponíveis será mais que suficiente, espero!
Mas desenganem-se os mais cépticos, que assim que esta brincadeira terminar, a versão 1x1 voltará a reinar.

E pronto!
É isto. Basicamente, é isto...
É o meu compromisso de honra.
O meu "Commitment" para comigo próprio. Porque aquilo que não nos desafia, não nos transforma!

E, se ainda assim o leitor – sim, tu aí – se ainda assim continuas com questões por responder, certamente que este não será o teu estilo de aventura preferido. Mas, tranquilidade acima de tudo; Encosta-te para trás na cadeira e navega para outra página ou Tópico qualquer; Mas, aceita este conselho de amigo, continua a procurar aquilo que te faz sonhar, pois existem sempre mais de mil maneiras de nos perdermos!
Esta é apenas a minha!

Porém, se fores masoquista e sádico o suficiente, e se de alguma forma te revês neste tipo de conquistas, mantém-te por aí...
Não prometo nada de jeito. Aliás não prometo nada, de todo! Mas uma vez tornado público o repto, haverá que dar notícias dele no final. Para o bem ou para o mal.
Daí que, das duas uma: Ou eu viajo na Maionesse ou tu viajas no sofá! Noticias haverá.
E fotos também. Provavelmente, até um filmito no final (!)


Vêmo-nos por aí!
:xau:
Abraçorros,
Frederico Nunes "Froids"
@2015
 

Ricast

Member
Boas FROIDS,

Grande testamento, mas agradecido pelo duro planeamento que irás fazer... Serás o Pioneiro nessa vertente!! Penso eu :)

Será quer podes partilhar com o pessoal mais leigo como eu, o material que irás utilizar na viagem das 120H, ou pouco mais...

Eu quero manter-me no conceito
Porém, se fores masoquista e sádico o suficiente, e se de alguma forma te revês neste tipo de conquistas, mantém-te por aí...
Não prometo nada de jeito. Aliás não prometo nada, de todo! Mas uma vez tornado público o repto, haverá que dar notícias dele no final. Para o bem ou para o mal.
Daí que, das duas uma: Ou eu viajo na Maionesse ou tu viajas no sofá! Noticias haverá.
E fotos também. Provavelmente, até um filmito no final (!)

Grande ABRAÇO, e fico à espera que o tempo melhore, para nos mostrares o que há melhor em Sintra
 

Jean73

New Member
F-A-N-T-Á-S-T-I-C-O...nos tempos q correm, em q tudo é servido já pronto e embrulhado, pela sociedade de consumo que nos vai "matando" o espirito critico, revejo-me imenso nesta vontade de voltar ás raízes, ao contato mais puro e duro com a Mãe Natureza, ao renascer do espirito de sobrevivência e do desenrascanço, tão próprio dos Lusitanos, mas q a bem da tal da "globalização", da normalização de tudo e de todos, a ciratividade individual convém aos tubarões que seja sacrificada...e pronto, boa sorte e aproveita os céus brutais que te farão companhia no final de cada dia..força!
 

froids

Active Member
Obrigado pelos incentivos!

É, na verdade, um regresso às origens!
É também um pouco disso mesmo que apontas Jean73, um género de grito de revolta!
Ou talvez seja uma tentativa de mostrar que é possível fazer e viver, de forma simples e económica, verdadeiras aventuras;
Ou talvez não seja nada disso e apenas uma necessidade gigante que tenho destas aventuras para dar sentido à minha vidinha. Ou talvez seja um pouco - ou muito - de ambos!

Seja como for, este tópico irá servir também para dar a conhecer todo o material que irá compor a "Kit List" e que irei, obrigatoriamente, ter que transportar.



No entanto há algum material que ainda vai ser "feito" para substituir o que tinha, nomeadamente o pequeno fogão que irá passar a queimar alcool.
Mas o que é importante é que já começou uma das melhores partes destas coisas. A preparação de todo o material...

Assim que tiver a "Kit list" desta aventura pronta, passarei a meter aqui...

Abraçorros
:xau:
 

Mr.sa

Active Member
Este ano também deverei fazer este percurso, e também deverá ser em autonomia, mas será mais para o final de Agosto, início de Setembro, ou seja, o que por cá colocares, como preparação e rescaldo, vai-me dar uma valente ajuda acredito.

Que seja uma boa aventura
 

PedroNeutrao

New Member
Fiquei curioso por saber porque é que colocaste o objectivo "menos sério" de terminar em 120 horas.
Não seria um objectivo mais nobre fazer o mesmo em 120 dias? :)
Provavelmente tens compromissos ao fim dos 5 dias, é natural. Mas gostava de perceber se é um objectivo que te motiva ou um objectivo por obrigação...

A maior parte dos relatos que leio sobre este tipo de aventuras dão-me a impressão que andam todos com pressa de chegar ao fim.
Para quê fazer 100km/dia quando se pode fazer 50 e gozar o pôr-do-sol? ;-)
 

froids

Active Member
Ola Mr.Sa,

Tratarei entao de tomar algumas notas extra que te possam vir a ajudar. Eu vou seguir o percurso da GR "renovada", mas vou levar o track do percurso de 2007/2008 carregado no gps para tirar duvidas se necessitar.
Também ainda estou na duvida se sigo o novo percurso pelo Sabugal, se mantenho a passagem pelas Lagos da serra da Estrela. Estou mais inclinado para esta ultima hipotese... Tentarei ao máximo fazer um rescaldo o mais fiavel possivel das dificuldades que encontrar com os trilhos, caminhos, etc...

Viva, PedroNeutrao,

Perguntas bem e penso que te poderei responder a isso.
Por de trás do tempo estipulado para esta aventura estão estas 5 questões como principais:

Tenho o meu "filhote" de 4 patas entregue aos avós e o mesmo não pode estar lá durante muito tempo pelas mais diversas razões...

Quantos mais dias durar a odisseia, mais carga a carregar ás costas e maiores os cuidados a ter na logistica e preparação da coisa...
Se tivesse 120 dias disponiveis daria antes a volta ao mundo, não me ficaria pelo nosso Portugal :D O Mr. Phileas Fogg deu em 80...

Os "Por do Sol", assim como os "Despertares" do astro Pai, vou gosá-los a todos, espero! Só não tem que ser sentado no café a beber cerveja. Pode ser sentado numa pedra, no alto de uma montanha, a meio do caminho ;)

50 ou 60km por dia, e com base nas minhas experiências passadas, deixam-se sempre com um sabor a "queria mais" na boca... Espero que 90/150kms já me deixe satisfeito...
Não tenciono disfrutar menos da travessia por ir mais depressa. Conto tirar as mesmas fotos, fazer os mesmos filmes, as mesmas paragens que se fosse em modo "relax"

Eu gosto de desafios. E esta GR vais ser isso mesmo, um desafio! E esse desafio passa por cumprir a dureza do percurso nesse timming. E isso também me motiva, claro. E muito, principalmente quando rolo sozinho.
Para ir no relax e fazer 60 a 70kms p/ dia, irei junto com o companheiro iMiguel aqui do forum, realizar a Via Algarviana em finais de Agosto deste ano!
Essa, com bastante menos quilometros, a ser realizada em 4 dias ;)


Abraçorros
:xau:
 
Last edited:

SeteGu

Active Member
Muitos parabéns pela iniciativa!
Será certamente uma jornada inesquecível!
Identifico-me com bastante do que escreveste e com a filosofia "into the wild".

Compreendo as razões que te levaram a definir um tempo mas se por acaso não cumprires esse objetivo "menos sério" espero que não fiques com aquele "amargo de boca". A meu ver, concluíres esta aventura em 122h (por exemplo) não te retirará qualquer mérito nem será (pelo que tu próprio disseste) o mais importante nesta epopeia.
Como deste a entender não deixes de tirar uma fotografia só para cumprir o prazo à risca.

Aproveita o momento e boa sorte!
 

Mr.sa

Active Member
Agradeço froids, toda a informação ajuda sempre.

Uma coisa que eu já andei À procura, e ou ando a dormir ou não encontro, é os tracks no site deles....
 

froids

Active Member
Mr.Sa,
Os tracks no site das Aldeias Historias estão por segmentos. Cada etapa das deles, têm o respectivo percurso em formato GPX.
O que eu fiz, foi saca-los a todos e depois uni-los no Mapsource, obtendo deste modo um track linear continuo.
Vou carregá-lo no GPSies e já cá venho deixar o link ;)

Setegu, obrigado pelas palavras.
Realmente, como disse anteriormente, o objectivo "menos serio" é isso mesmo, menos sério e perfeitamente secundário.
Nem sequer conto em forçar condução noturna para o cumprir. A ideia de ter um timming serve apenas para ajudar a manter o animo e motivação ;)

Abraçorros
:xau:
 

Skyforger

New Member
Ora aqui está um motivo mais do que suficiente para voltar a visitar este fórum com a regularidade que fui perdendo ao longo dos últimos anos ;) Vai dando conta das novidades que deste lado já tens mais um atento seguidor.
 
Tenho acompanhado os teus comentários à cerca deste desafio, neste e noutros tópicos relacionados. Isto porque pretendo fazer a mesma aventura no mesmo timming, mas mais para o fim do Verão, o trabalho não me permite agendar mais cedo.
Achei curioso o facto de usares uma single-speed e a converteres para 1x9! Isto porque tenho uma SS muito idêntica à tua, com um quadro velhinho Airborne coirsair em Ti, muito confortável. No ano passado tive a mesma ideia, instalei um kit de 9v com o prato de 34 que já tinha, para fazer uma aventura de 3 dias pelo norte do pais. Resultou muito bem!
Irei acompanhar os relatos desta aventura com muito gosto.

Abraço
 

Best

Member
Granda Froids!

Já te estou a imaginar ao final do dia, sentadinho à porta da tenda, a ouvir os bichos... e a esfumaçar o "paivante", meu malandro! :)

Vou estar atento às narrações, aqui e no Blog Limpaneves! Dá ao pedal e às teclas, com alma!

Abraço!
 

iMiguel

Member
Grande Froids!

Até eu, se tivesse outro ritmo de vida ia colar-me a esta aventura.
Tal como disse, é isto o meu BTT! O pedalar sem tempos cronometrados, desfrutar cada pedalada. Vou a maratonas? Sim vou, mas estas travessias dão-me outro gosto para andar de bicicleta.

Ficamos à espera dos relatos, e foto-reportagem! E agora que o limpaneves deita fumo com 9v lol
 

davidream

Active Member
bOAS!
Apenas posso desejar que disfrutes ao máximo;) e chegues ao fim com a sensação de barriga cheia:#1:
São estes desafios que tornam a vida mais colorida!!Boa sorte;)
 

ignite

Member
Não sei bem porquê, mas achei adequado deixar este bitaite:

Caso não tenhas ideias para literatura e ainda não tenhas lido ou precises reler, sugiro estes:

- Ismael - daniel quinn
- Siddartha - herman hesse

:)

Abraços e boa travessia
 

froids

Active Member
Olá malta.
Tenho tido muito pouco tempo para actualizar este tópico como gostaría, mas visto que já estou a começar a juntar a tralha que me vai acompanhar nesta aventura, achei por bem vir aqui colocar umas fotos e a "listinha" de coisas que irão fazer parte da mochila durante a jornada...

Dormida/Cozinha
Kit Fogão (Bico/Caneca/Combustivel/isqueiro)
Kit Cozinha (Copo/talher/tijela)
Windshield
Saco-cama
Bivaque
Esteira
Frontal
10m corda nylon 2mm
Espias Alu 5
Multitool

Bicicleta
Capacete
Óleo
Pano pequeno
Bomba
Desmontas (x2)
Fita Ducktape
Kit remendos
Camaras de ar c/ liquido (x2)
Kit ferramentas
Cabo travão/mudanças (x1)
Elos rápidos (x2)
Braçadeiras
Luz frontal (mini lanterna)
Luz traseira
Cantil (075cl)
Bolsa hidra (3L)

Alimentação
Jantares Liofilizados (x5)
Almoços Liofilizados (x2)
Pequenos almoços Liofilizados (x5)
Mix Frutos secos (Noz/pinhao/amendoa/pistacho/amendoin)
Barras proteicas (x15)
Chá (x10)
Chocolate preto (x2)
Gel/Marmelada (x15)
Whiskey (025cl)

Bagagem
Mochila Osprey Escapist 25L
Handlebar rack: DIY
Fuelbag

Electrónica
GPS
MP3 + Headphones
Baterias AA + AAA
Maquina fotográfica
Máquina filmar
Cartoes SD
Telemóvel
Powerbank 10500mhA
Cablagem

Diversos
Kit SOS
Manta sobrevivência
Pastilhas Purificação H2O
Caderno + lapis
Oculos leitura
Livro
Protector solar
Escova dentes + pasta
Sabão (1/2)
Isqueiro

Roupa
Luvas bicicleta
Sapatos BTT
Bibs (x2)
Jersey (x3)
Camisola manga comprida (x1)
Casaco bicicleta (x1)
Meias (x3)
Toalha microfibra




Abraçorros
:xau:
 

Castle_man

New Member
Parabéns pela iniciativa que se propõe realizar e que não se afigura fácil. Pela determinação e vontade inabalável que mostra no texto de introdução vai concerteza conseguir cumprir todos os seus objectivos. Outra coisa bem diferente é conseguir cumpri-los na prática. O bike-packing é das disciplinas mais difíceis e exigentes do ciclismo de aventura. Tem preparação física para a distância diária que quer fazer? Já fez alguma viagem de 1 semana em BTT? Sabe em que estado estão os trilhos desta Grande Rota?Em Abril e Maio deste ano de 2015 percorri a rota pelo novo traçado, em BTT com alforges desde Idanha-a-Velha até Belmonte e desde Urgueira(Sabugal) até Almofala (fica antes de Castelo Rodrigo) e o que lhe posso dizer é que foi uma meia-desiluzão, não pela sinalização, que está excelente (não faltou uma marca em nenhum cruzamento) mas sim pelo percurso, que não está minimamente cuidado e em condições para ciclistas. Nas estradas de terra em que também passam carros, não há problema, estão muito bem. Há problema sim nos caminhos de pé posto entre as propriedades agrícolas. Apanhei erva até ao peito, silvas a toda a largura do trilho. Séries de cercas de arame farpado para abrir e depois fechar. Resumindo, andei mais do que devia com a bicicleta a pé e às costas. Esperava melhores condições para uma rota inaugurada este ano e pela instituição que representa.
Em relação ao material que vai levar parece-me excessivo. O princípio do bike-packing é ir o mais leve possível e levar o estritamente necessário. A fazer 120km por dia não lhe vai sobrar tempo para mais nada que não seja pedalar e dormir. No seu caso levava comida fria para 2 dias e nos restantes tem cafés, restaurantes e mercearias para se ir abastecendo. No site desta rota tem as aldeias que possuem estes serviços. Mudas de roupa não são precisas, pode lavá-la nas ribeiras ou tanques nas aldeias e enxugá-la na bicicleta ou no corpo. Nesta altura do ano 15m bastam. Se quer levar o material todo da sua lista não seria preferível levar antes alforges e fazer um tour-cycling de BTT em 7,8 dias? E para quê ir a correr contra o tempo? É preferível chegar ao fim e ter desfrutado da viagem, ainda que tenha demorado 10 ou 15 dias.
Espero ter ajudado com esta crítica construtiva e no dia de início estar com os pés na terra de Sortelha. Um abraço
 

Mr.sa

Active Member
froids, isso vai-te caber tudo numa mochila de 25L?

Eu por acaso tinha pensado ou comprar produtos tipo apidura para evitar ir de alforges para btt pois o terreno deve ser durinho, mas se com uma mochila consigo levar tudo isso.... vou repensar a ideia xD
 
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