GPS? Qual comprar?

MacSeven

New Member
Boas pessoal...
Ando a pensar em adquirir um GPS para andar de bike. Tenho lido muito e li realmente muito e todos os tópicos desde o inicio.
Andei a ver o Dakota 20 e os Oregon...podem indicar-me que opções vocês tomariam.
Muito se disse, mas já existem uma infinidade de opiniões e modelos.
Neste momento o preço que pretendo gastar, não tenho ideia, mas é claro quanto menos se gastar mais se poupa.
Até coloco a hipótese de adquirir um em 2ª mão caso apareça um bom negócio.
Já agora aproveito também perguntar, que lojas aconselham a consultar para a compra dos mesmos
Grato pela vossa ajuda.

MacSeven
 

dvital

New Member
Boas pessoal...

Que dizem do Garmin Dakota 10?

Estou com uma oportunidade de negocio de um... será que vale a pena para btt e de vez em quado utilizar na mota todo-terreno??

Agradeço ajuda...

Abraço
 

saturnonauta

New Member
Um GPS simples para um azelha?

Boa tarde malta!

Já tentei ler alguns tópicos para ver se me elucidava mas venho aqui pedir a vossa ajuda porque fiquei meio baralhado. Eu confesso que sou muito azelha neste assunto.

Tenciono comprar um GPS para a minha bicicleta mas queria uma coisa muito simples, de utilização intuitiva, sem grandes cenas. Basicamente o que pretendo é um aparelho que me permita "gravar" os percursos que faço, de maneira a conseguir, depois, exportar isso para um computador.

É claro que gostava que esse aparelho tivesse a função de registar, também, a altimetria do percurso.

Qual é que aconselham? Quanto custará uma coisa dessas? Onde é que posso encontrar isso à venda em Lisboa?

Agradeço desde já a vossa ajuda!

SAUDAÇÕES!
 

MacSeven

New Member
GPS - Dúvida

Boas pessoal...
Ando para comprar um GPS, mas ando com uma grande dúvida sobre qual modelo comprar.

Não sei se me querem dar sugestões, mas basicamente quero um que possa carregar tracks e segui-las, tal como gravar as que eu fizer, bem como os dados normais(km percorridos, altitude, etc etc etc)

Se der para emparelhar com um medidor cardíaco melhor.

Andei a ver o Dakota 20 e um da gama Oregon em 2ª mão...(já n me lembro do modelo)

Já li montes de tópicos aqui no forum, mas a intel é tanta que ando meio perdido.

Sem GPS não me arrisco a fazer um trilhos que fui vendo, lá por Aveiro, pois n conheço muita coisa lá, uma vez que apenas lá passo o fim-de-semana.

Em Coimbra conheço bem as zonas envolventes e já n tenho medo de me perder...lool :D

Opinem... :D para me decidir qual o modelo de GPS para bike que hei-de comprar.

Grazie Mille...

MacSeven
 

shelltox

Super Moderador
@ricbarata seria mais útil partilhar sua experiência.

@MacSeven tem que definir qual o uso que lhe quer dar. Basicamente existem 2 rumos a tomar(dentro da actividade de btt):
-GPS - lazer/outdoor, sua principal função é orientação em mapa e actividades de lazer (entre os extras alguns permitem o uso de outros sensores,entre os quais a fita cardio)
-GPS - treino, sua principal função é de informações de treino. Também possibilitam a visualização de mapa.
 

MacSeven

New Member
Basicamente quero o GPS para Lazer/Outdoor...para saber sempre onde estou.

Até aqui tenho usado o iPhone para esse efeito, usando o Cyctastic, onde regista o percurso que percorri, a velocidade média e máxima, a altitude(quer dizer dá lá uns valores meios estranhos, mas pronto é um telefone) e permite usar a banda cardíaca sincronizada com o iPhone. Mas claro isto apenas funciona em percursos relativamente pequenos e com duração inferior a 2:30, pois a bateria vai ao ar que é um instante. :)

Por isso ando à procura de algo faça algo identico, mas com a vantagem de em primeiro ser mais preciso que o iPhone (pois em termos de localização sinto falta do meu HTC), depois que me permita carregar trilhos e segui-los para saber sempre por onde ando (no iPhone também tenho uma aplicação que dá, mas infelizmente o mapa não acompanha a localização, basicamente estou sempre marcado no trilho, mas tenho de andar sempre a mexer o mapa para o lado com os dedos) e claro que dê dados mais exactos do que o Iphone.

Como disse andei a ver o Dakota 20 e dois ou três Oregons (450, 550 e n sei o outro) e como não entendo nada sobre este tipo de GPS o melhor é perguntar a quem anda nisto há mais tempo que eu... :) Pois apenas ando nestas andanças desde Maio e mesmo assim apenas ao fim-de-semana...

Obrigado. :)

MacSeven
 

shelltox

Super Moderador
Na minha opinião sucinta
Oregon 450 - O melhor de dois mundos (on/offroad)
Dakota 20 - Porque dou primazia ao tamanho, não preciso de Whereigo, de um ecrã grande e é mais acessível
Oregon 550 - Porque posso e dá-me jeito a câmara fotográfica à prova de intempéries

Os novos eTrex(possivelmente o 30) talvez venham a ser hipótese para orçamentos mais baixos

ps.as versões Oregon xxT em portugal deveriam ser banidas
 

Leporello

New Member
Que GPS até 100 euros ?

Olá a todos, iniciei-me nesta coisa das caminhadas há cerca de 1 ano e já deu para ver que quero fazer disto o meu principal hobbie. Já me aconteceu ficar perdido no meio de um trilho por mais de uma vez. Por isso, estou a pensar adquirir um aparelho GPS. Que aparelho acham que devia comprar para 1ª aquisição ? Queria uma coisa até 100 euros. Se calhar, não devia investir muito numa 1ª aquisição. O que acham ? Queria um aparelho que desse para gravar as minhas caminhadas, para importar mapas já com caminhadas feitas, transferir para o PC as minhas caminhadas e, acima de tudo, que me desse a posição actual e me indicasse qual o caminho a seguir para chegar ao destino. Estou aberto a outras funcionalidades que achem que um GPS devia ter, já que ainda estou muito "verde" nestas coisas.

Muito obrigado a todos,

Leporello
 

shelltox

Super Moderador
@Leporello aqui a malta tem mais experiência em btt, existiram forums e grupos de discussão de pedestrianismo, talvez com mais experiência e particularidades na utilização nessa actividade.
Claro que como praticantes de actividades físicas, ao ar livre e lazer terá nosso contributo, só alerto que poderá haver características nos aparelhos GPS que em uma actividade os utilizadores poderão dar mais atenção que a outras e vice-versa. Lembro-me por exemplo da sensibilidade de captação que por btt'istas não é característica a que se dê muita muita atenção, dada a velocidade de deslocação, quem ande a pé demora mais tempo a sair das zonas mais complicadas de recepção de sinal, por outro lado damos muita importância á visibilidade, porque não podemos tirar o GPS para a sombra ou aproximar da vista, tal como manuseamento simples com luvas, capacidade de pontos de track,etc.
Neste post encontrará muitas informações sobre aparelhos actuais(e nesta secção GPS muitos posts de modelos recentes e menos recentes), com o seu plafound será difícil um novo. Pessoalmente não partilho opinião da questão, investir muito ou pouco mas sim vou dar muito uso ou não, se sim procuraria algo completo. Poderá equacionar usar o telemóvel como GPSr mas a bússola fará muita falta e a recepção só será boa com antena externa e um usado
 

amigosdobtt

New Member
Boas pessoal;
Tenho um Dakota 20 e estou satisfeitissimo com ele, não tenho tido qualquer problema na importação de tracks e funcionam na perfeição.
 
Last edited by a moderator:

shelltox

Super Moderador
@brandzizas a nível de funções e capacidades são praticamente iguais. As diferenças de maior serão o formato, o modo de operar por teclas e as séries 6x sempre foram conhecidas por maior precisão. Por isso se procura precisão acima de tudo é o 62, se é por causa das teclas talvez equacionar os novos Etrex(com teclas e mais 'maneirinhos' para usar na bike)
 
Top