GPS Garmin Etrex 20

Boas pessoal,

Já há uns tempos que estou interessado em comprar um gps e agora surgiu uma oportunidade uma amigo esta a vender um garmin etrex 20.
O gps esta como novo pois foi pouco usado, apenas para geocaching.
Como gosto da dar uma pedaladas e conhecer novas zonas estou a pensar em comprar.
Gostava de saber o que pensam sobre este modelo prós e contras.
 

PedroNeutrao

New Member
Olá,

eu tenho um eTrex 30 desde há uns 3 anos e estou bastante satisfeito com ele! Uso-o para btt, correr e caminhar.
As diferenças entre o 20 e o 30 são basicamente o altímetro barométrico e a bússola.

Os prós para mim são:
. botões em vez de touchscreen
. à prova de água, lama e neve
. usa pilhas AA que se compram em qualquer lado (caso acabem durante uma volta)
. cabem vários mapas de várias fontes simultaneamente (TopoLusitania, openMTBmap, etc)
. GPS + GLONASS

Contras:
. às vezes (raramente) desliga-se sem razão aparente
. bastantes vezes, quando tentei seguir routes, bloqueou. Agora uso tracks em vez de routes...


Penso que o firmware seja o mesmo entre os dois aparelhos pelo que os prós e contras se aplicam a ambos.
Se te ajuda, posso dizer que se fosse agora comprava o mesmo!
 
Obrigado pela opinião PedroNeutrao.

Assim sendo não há grande problema nos contras.. se calhar essa questão de bloquear até se pode resolver com uma actualização de firmware, se for possível actualizar.

Parece que ambos são muito parecido pelo que li.
Sendo assim não vou ficar nada arrependido da compra.

Mais uma vez obrigado
 

Joseelias

Well-Known Member
Tenho um Etrex 20 e até ao momento parece-me muito bom. É bastante personalizável nos perfis que criares podendo fazer surgir no ecrã 2 ou 4 campos em tamanho grande ou pequeno (ex: velocidade, média, km percorridos, ou mais uma dos montes de medições disponíveis), ou nenhum campo e ficas com o ecrã todo para o mapa.

Os perfis podem ser criados para diferentes usos (Btt, Geocahing, Caminhada, Bicicleta de Estrada, o que quiseres) e podes adicionar diferentes tipo de mapas a cada um deles. Por exemplo para Btt um mapa topográfico, e para estrada um mapa de estradas dos que se usam para navegação automóvel. E podes usá-lo mesmo para navegação automóvel com a opção de ver o mapa de cima ou estilo GPS Auto, mas aí convém ir alguém a olhar para ele pois não tem indicações verbais e o ecrã é pequeno e à vezes pode ser um pouco lento a passar o mapa (na visão GPS Auto). Mas sempre se pode usar, que é melhor que nada.

Os próprio menus de cada perfil são personalizáveis. Por exemplo, para o perfil automóvel podes não ter interesse em saber a que horas o sol vai nascer ou pôr e remove isso do menu para não estar lá a complicar. Mas no perfil de Btt se calhar já é útil.

A captação parece-me ser muito boa (tenho um Garmin automóvel e fica muito atrás deste) e para além do GPS+Glonass ainda podes activar o WAAS+EGNOS para uma grande precisão na tua localização e registo do percurso com pouco desvio de onde estás e passaste. Estes últimos duplicam o consumo da bateria... Em vez de teres +20 horas de bateria ficas com cerca de 10 horas. Se tiveres a iluminação do ecrã pode reduzir, mas sem iluminação nenhuma mesmo durante o dia o ecrã lê-se bem mesmo com o sol a bater nele (até se vê melhor na verdade)

Como já foi referido o Etrex 20 leva duas pilhas AA o que é excelente pois encontram-se em qualquer lugar.

Tem actualizações regulares e também me bloqueou uma ou duas vezes mas não foi nada de mais. Desligas e voltas a ligar e em principio fica resolvido.

Também uso os Teajectos (Tracks) pois as Rotas (Routes) apenas permitem marcar 50 pontos de passagem e no Btt usas dezenas de desvios e queres passar precisamente por cada um deles. Na estrada uma Rota pode ser fácil pois dizes que queres passar por determinados locais e o GPS calcula automáticamente o melhor percurso entre cada.

Em andamento na bicicleta esquece manuseares o GPS. Luvas e botões pequenos, em particular o da face é para esquecer.

Havia muito mais para dizer mas já ficas com uma ideia.
 
Top