GPS com SOS

skipt

New Member
Olá a todos, não sabia bem onde colocar este post, por isso aqui vai (ao menos tem alguma coisa a ver com GPS :D)
Aconteceu um acidente pequeno este fim de semana a andar de bicicleta que me fez pensar na minha segurança e vida.
Costumo usar sempre um programa que vou andar, um programa com monitorização live (Endomondo). O problema é que caí por cima do telemóvel que acabou por ficar inutilizável. Caso tivesse partido uma perna e tivesse a sangrar até morrer, não tinha forma de chamar ninguém nem porra nenhuma...
Após uma conversa com um colega meu que faz parapente ele disse que usa isto quando vai voar em caso de emergencias https://www.flymaster.net/tracker , alguém usa algo deste género que seja mais orientado para cicling ou btt etc?

Esqueci-me de dizer que sou um artista que geralmente costuma ir sozinho.
 

FMCurto

Active Member
Mas onde ia o telemóvel para caires em cima dele?No bolso?

Tb gosto de me aventurar sozinho, e tb já pensei nisso, a minha solução é usar a opção de SOS do Oruxmaps (App GPS para Android). Não é perfeito pq não tem Live Tracking e muitos dos sitios onde ando têm fraca cobertura mas dá-me alguma paz de espirito.
Basicamente funciona desta maneira: indicas os números de telefone de contacto para emergencia e depois defines no programa o número de minutos máximo que tens de percorrer 100m, eu uso 10min.Se ao fim de 10min não percorrer pelo menos 100m "ele" entra em mode de alrame e durante 30seg toca um alarme e dá um aviso que vai enviar um SMS de SOS para os números indicados, podes cancelar nessa fase de alarme.

O SMS enviado contém uma mensagem que predefeniste e as coordenadas de GPS e um link automatico para o GoogleMaps com a última posição que o GPS gravou.

Não é perfeito, e nunca investiguei mto essa possibilidade, mas se uma pessoa pude-se enviar SMSs para o 112 (rede de emergência) aumentava bastante as zonas de cobertura.
 

camponubla

Well-Known Member
No garmin 820 e penso que no 1000 também, tens uma opção de "detecção de acidentes". Se o gps detectar que tiveste um acidente (imagino que o faz usando o acelerómetro) e tiveres emparelhado com bluetooth o tlm, envia uma sms a um contacto que tenhas escolhido uma mensagem com as tuas coordenadas.

Nunca experimentei, mas salvo erro, quando detecta o acidente tens 30 segundos para cancelar o envio da sms, se não o fizeres envia a mensagem...isto é para evitar falsos "acidentes".
 

klaser

Well-Known Member
Se tiver o telemóvel (e houver rede é claro) tem inúmeras soluções...Agora o que o colega parece pretender, é um sistema sem o uso do telemóvel... Como os GPS que usamos são apenas receptores , sem o telemóvel , só mesmo com soluções tipo a apresentada no segundo post...
 
Top