GNR ao serviço dos "cidadãos"

Aztec

New Member
Tenho uma história um bocado infeliz para contar,é assim...
Tudo começou hoje ao fim da tarde por volta das 18 e 30 quando eu e o meu amigo josephi estávamos a andar de bike...apenas uma voltinha por serpa.
Chegámos à praça da república onde agora apenas circulam pessoas e veículos sem motor (só passa ali uma rua adjacente por onde passam os carros)...estivémos ali à conversa e tal quando aparece o jipe da GNR. Nós até estávamos parados mas eles pararam o jipe e sai de lá um guarda com o papel das multas e uma caneta na mão e outro com a mão atrás das costas assim meio a rir. O primeiro vira-se para nós em modos agressivos e disse-nos que não podíamos andar ali de bicicleta e que nos ia multar...nós ainda meio parvos com a situação fornecemos-lhes os nossos dados até que eu abri os olhos e lhes disse que não havia nenhum sinal a proibir a circulação de velocípedes (tudo na maior das calmas). Foi nesta altura que o agente da autoridade começou a atrofiar e a dizer que não podiam andar ali carros e tal e que nós também não. Dissemos-lhes que sabíamos que os veículos a motor não podiam circular ali mas que os velocípedes não são o mesmo e que não havia ali nada que proibisse...
O senhor agente começou aos berros conosco a dizer que nós devíamos saber mais que ele....que nós não sabemos mais que um guarda...
Bom, eles abalaram e nós fomos para minha casa arranjar as provas para validar os nossos argumentos. Já as arranjámos (está tudo no livro de código) e amanha vamos lá ao posto, na maior das calmas para ver se sempre vamos ter que pagar os 30 euros!!!!
É aqui que se vê a boa educação do povo português, "que o agente da autoridade cumpre sempre o seu serviço e que está sempre onde deve estar"... dá-me pena ver a falta de civismo de alguns, custa-me ver que pessoas destas representam uma autoridade :cry: :?


Um abraço!
 

rmvenancio

New Member
Infelizmente ou felizmente ainda não consegui perceber, a autoridade de um policia é minima e na minha opinião eles vigam-se onde realmente têm autoridade .... no "trânsito".

Todavia se vocês estavam parados é sinal que não estavam a circular, e mesmo que fosse proibido circular de bicicleta não o é se ela for levada à mão.

Se tens fundamento tenta falar com o inspector (não sei se este grau existe na GNR) e apresenta queixa contra o policia ... usa o pretexto que vais para para a SIC para o programa "Nós por cá" (em última instância) para mostrar o ridiculo da situação e mostrar o excesso de autoridade por parte deles .... sinceramente e na minha opinião eles pensaram duas vezes .... Mas tu é que és morador e tu é que sabes até onde queres ir.
 

Minirider

New Member
fdx pouca sorte eles a gozarem com voces!!! se voces teem provas k nao tava nada la assinalado e k podem andar la eles k se fodam teem a mania k podem gozar com kem kerem enganam-se so aparecem quando nao sao precisos quando sao precisos nao se ve os gnr's a fazerem a ronda

desgraçados :evil:
 

Josephi

New Member
Bem então é assim!!Na verdade eu fiquei um bocado revoltado com a situação e principalmente com a falta de educação do Sr. Agente (e axo q n de nd de mais ficar). Só a maneira de ele sair do jipe me fez pensar q ia ter problemas. Então lá sai ele e diz-nos "ÓÓÓ tu anda cá..." (só por aqui dá pa ver :evil: :evil: ).

Bem eu fiquei logo enervado mas tentei manter a calma,até q foi possível,pq qd ele me começa a levantar a voz e a dizer autênticos disparates eu tb tive q impôr o meu respeito (e penso q fiz bem em o fazer). Bem entre tantos disparates ditos lá nos informou que tínhamos sidos altoados em 30€ (6 contos!!!).

Cehgado a casa já dp de ter ido pesquisar por informação para ver confirmados os pensamentos lá fui eu dizer ao meu pai.
Eram por volta das 8 horas da noite qd eu fui com o meu pai ao posto. Logo q chegams atendeu-nos um otro agente q n tinha nd a ver com o caso mas q foi chamar o seu respectivo companheiro. Assim q chega virasse para o meu pai e diz-lhe num tom agressivo "você n tem horas para jantar?" :shock: :shock: .O meu pai com tdas as calmas disse-lhe q mas vezes tinha e otras n :D :lol: .

Entre tantas conversas cruzadas entre mim, o meu pai e o Sr. Agente chegou-se à conclusão que na praça vai ser proibido andar de bike (mas inda n o é) devido a queixas dos comerciantes q os moços q lá andavam e jogavam à bola (q n éramos nós) só o q faziam era mal; O Sr. Agente acabou por dizer q nnc tinha chegado a dizer q nós tínhams sido multados,q é mentira pois disse-nos o valor da multa e se quiséssemos pa passar pê-lo posto a reclamar; pelo q consegui entender o Sr. Agente foi agressivo connosco para mostrar às pessoas q fizeram a queixa q eles n faziam nd e q tomavam medidas; entre muitas otras coisas q n consigo descrever aqui pelo quão ridículo o são, consegui perceber q os passeios são apenas para os peões andarem.

Concluindo, gostava de saber se todas as otras cidades do mundo estão equívocadas ou se seremos apenas nós q o estamos e onde é proibido andar de bicicleta nos passeios??!?!Será q é esta a formação q nós queremos para o nosso país???E será assim q nos conseguiremos pôr ao lado do grande civismo de otros países mais desenvolvidos.

Queria só dizer q fiquei bastante xateado com a situação e q me fez reflectir mt sobre as condutas q possa vir a ter com certas pessoas (mas é certo q me vou controlar e n me vou pôr ao nível baixo deles).

COmprimentos (e desculpem o testamento),

Josephi,

P.S.-Qd fui ao posto olhei lá para dentro e os Sr.'s Agentes tavam a beber a bela da vinhaça (até faz rir) :lol:
 

fire4me

New Member
tiveram azar os gnr

para ja acho que deves a ir ao posto e apresentares queixa contra o guarda em questao pois ele nao se aproximou com a devida cortesia a que o codigo de conduta dos gnr obriga.

quando a legalidade da multa que te foi passada isso podes recolher algumas provas o que nao deve ser nada dificil.

tens que ver quais foram os artigos em que o agente se baseia para te passar a multa pk ele nao pode passar uma multa sem ter por base alguns artigos que supostamente infringiste.

se acheres que não foste bem recebido no posto da gnr local manda todos os dados por email para guardarepublicana@gnr.pt
 

UrbanRider

New Member
........
Eu queria ver se para alem de voces 2 estivessem aí o Ludos, o Bolacha e eu!!!!! Era logo balho armado!!!! Gostava de ter estádo presente!
Agr sempre que um Sr.GNR se dirigem a mim, pego na minha rica N-Gage e começo a gravar a conversa!!! e depois circula na net :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

E a multa foi esquecida? Chegaram a ter msm o papelito a dizer k tinham sido mulrados?
 

Aztec

New Member
Pelos vistos a multa foi esquecida...urbanrider o senhor agente da autoridade não nos deu nenhum papel a confirmar a multa, mas preencheu um papel com os nossos dados e disse que nós tínhamos sido altoados num valor de 30 erois...
eheheh depois vê-se quem é que tem razão!!!! :p

Um abraço! :D
 
Aposto q se ao lado tivesse um velhota a ser roubada eles nao faziam nada!

Assim como eles vos pediram para identificar, vcs tb o deviam ter feito! Pedir a identificaçao deles! Acho e q se uma força policial quer ser respeitada, tem q respeitar... essa do "óh, óh.. tu anda ca"... merecia uma resposta do tipo "ké keres pah?"
 

fatjonh

New Member
Boas

Antigamente iam para gnr com a 4 classe e era comandantes de posto.
Então no interior a situação é pior, julgam-se os donos do mundo, por isso é q alguns estão "engavetados".

Eu tenho alguns amigos da gnr e alguns são os maiores. Nunca tive nada com eles, pelo contrário até m perduaram uma multa.

Onde eu moro é uma cidade relativamente desenvolvida, no Entroncamento, e quando existia gnr o comandante era uma cabo sem instrução e educação nenhuma.

Mas é o pais q nós temos.

Hardpro, perdoa-lhes metade q eles perdoam a outra.

Comprimentos e Larguras

BoasPedaladas
 

doc

Member
A multa foi esquecida, porque se vocês resolvessem não pagar ou quisessem ir para frente com isso, onde é que eles iriam apresentar uma prova lógica da multa que passaram?
Já agora qual era a ídade dos srs. agentes da autoridade? Eram daqueles do antigo regime ou pós 25 de Abril?
 

Joypoli

New Member
Tal como respondi noutro tópico, o que se passa é que nessas zonas não há trabalho suficiente para ocupar o tempo, e por isso dedicam-se a coisas que são de importancia menor.
Por outro lado, os perconceitos pessoais ultrapassam, por vezes, a ética profissional e dá origem a situações que se complicam bastante.

O serviço público em geral sofre de uma doença que é a "Tou aki a ganhar o meu mas não te explico como deves fazer isso", e uma pessoa que se dirija a um local público com um problema, sai de lá com 2 ou 3.

Isto tem a ver com a arrogância e a falta de um pequeno sorriso, para que as coisas se resolvam sem problemas, e que mesmo que uma pessoa seja autoada, pelo menos não sai a dizer que o Agente autoante foi mal educado ou prepotente.

Bem vou ficar por aqui para não falar demais.

Já agora: Deixem os senhores fazerem o trabalho deles. Depois, de cabeça fria vão à Lei e verifiquem se é mesmo assim. Se não for, escrevam ao Governador Civil do Distrito a explicar a situação, com provas se possível e tudo se resolve.

Um abraço
 

Ludos

Benevolent dictator for life
Staff member
Hein, aqui está a diferença entre PSP e GNR.
(O Joypoli é PSP, e eu sou chibo :lol:)

Já agora, a titulo de curiosidade, já alguém foi abordado por um PSP por mesquinhices do tipo andar com a bike no passeio, ou a roda da frente no ar ?

Tenho ideia que a malta da PSP tem mais que fazer que a malta da GNR, ou então não tem a ver com a "organização" mas sim com o tamanho do meio (cá é bem pequeno).

Há bocado tive com o Josephi, e já me ri á brava á conta desta história :)

Só para que não digam que os GNR's são muito maus há umas semanas atrás, e eu a sacar a bela da cavalada, e ouvi alguém atrás de mim a dizer "Olha a Bófia" passaram por mim e a rir disseram "Se não precisares da roda da frente nós levamos" ao que eu respondi "Não obrigado, deixe estar" e lá se foram embora :)

Já agora, alguém sabe onde é possível consultar a legislação na net ?
Ás vezes, em algumas situações gostava de saber se infrinjo alguma lei.
 

Aztec

New Member
Já agora qual era a ídade dos srs. agentes da autoridade? Eram daqueles do antigo regime ou pós 25 de Abril?

Epá deviam ter +/- 50 e poucos anos...estilo à espera da reforma e tal.
Epá não sei se eram do antigo regime se pós 25 de Abril...mas cheira-me que era pós bubedeira. E quando o Josephi foi ao posto...o tal senhor que nos tinha altoado estava jantando e pelos vistos a bebida que acompanhava a sua refeição era o famoso néctar que eles tanto apreciam. Penso que beber durante o serviço é pior do que as infracções que se cometem de bicicleta (que eu ainda não percebi quais são mas pronto), e como agentes da autoridade ainda por cima, deveriam dar o exemplo.
Tenho dito e não quero acrescentar mais nada pois não vale a pena, deixem lá os homens fazer o serviço... :?

Um abraço!
 

doc

Member
Ora aí está: 50 anitos, generes com formação do tempo da ditadura, esses senhores são os tais que :posso,mando e faço, desses aí só te dásbem com eles, se fores prós copos com eles. Felizmente os GNR mais novos (alguns...) têm já alguma formação e são mais acessiveis. Eu até os vejo a sacar cavalos nas sua VAG GNR quando passam na rua onde trabalho.
 

Danko

New Member
No vosso caso pegava na bike e punha-me a andar. Eles que voltassem para o tasco onde emborcanharam uns valentes copos.
 

BrandOn

New Member
Danko said:
No vosso caso pegava na bike e punha-me a andar. Eles que voltassem para o tasco onde emborcanharam uns valentes copos.

Mai nada :!:
Já fiz o mesmo, mas no caso era culpado pois vinha sem luzes, no regresso a casa, pelo que nem parei..

Inda para mais sabendo que eles bebem vinho ao jantar ou ás refeições e depois sao eles que fazem a dita ronda de jipe, deviam era ter vergonha e um pouco de bom senso em vestir a farda de GNR e andarem com alcool no sangue..

essa de eles beberem em serviço entalava muita gente.
 

simba

New Member
Vendo todos este comentários, não posso deixar de comentar aqueles que apelam ao "deixar estar e vamos esquecer", essa é a atitude mais comuda de tomar, por isso é que nos estamos no tal pais de "brandos costumes", é claro que não podemos ficar indiferentes a tais acontecimentos . Esses senhores que recebem um ordenado para cumprir as suas funções, não podem querer que os desculpem só porque estão à espera da reforma, pois quando lhe pagam o seu ordenado é para que continuem a cumprir a sua função, agora cabenos a nós cidadãos fazer pressão e continuar a denunciar tais coisas.
 

13

New Member
rmvenancio said:
Se tens fundamento tenta falar com o inspector (não sei se este grau existe na GNR) e apresenta queixa contra o policia ... usa o pretexto que vais para para a SIC para o programa "Nós por cá" (em última instância) para mostrar o ridiculo da situação e mostrar o excesso de autoridade por parte deles ....

Era isto que eu fazia.

Na volta o policia ainda ficava bem fdd. Com um pouco de sorte, um processo disciplinar. (e houver na polícia) :twisted:
 

JVXBIKE

New Member
Não vou comentar a actuações das forças policiais, venho só responder ao ludos, que quanto á legislação, pode consultar o código da estrada no site da dgv em www.dgv.pt.
 
Top