Gerês - Lindoso

Boa tarde!
Durante o mês de Março estarei na zona do Gerês, mais propriamente no Lindoso.
Quero levar a bike mas não quero ir às "escuras". Alguém tem algum track daquela zona, próprio para fazer sózinho (isto é, a dificuldade técnica não deverá ser muito alta)?
Existem algumas coisas no GPSies mas como não conheço tenho receio de me meter em trilhos complicados que podem dar origem ou a acidentes ou a andar muito a pé.
Obrigado a todos!
 
eu tenho varias... ainda este domingo estive lá no parque... ps: lindoso não é Gerês fica exactamente nas bases da serra amarela, mas de facto dentro do parque nacional da Peneda Gerês.
Deixo te aqui algumas fotos da minha volta deste ultimo domingo :)
http://www.forumbtt.net/showthread....-Parque-Nacional-Peneda-Ger%EAs-)-1460-metros

Posso te aconselhar duas rotas perto do lindoso! eu vou praticamente todos os fins de semana para lá, se quiseres pode se marcar algo, se não conheceres bem a zona não aconselho a andar sozinho por ali! :)
 
Last edited:

AFP70

Active Member
@moreirabtt,

Visite p.f. o site Bravos do Pelotão em www.bravosdopelotao.com e verá que temos várias voltas catalogadas no Gerês.

Embora a grande maioria sejam efetuadas no zona do Gerês pertencente ao concelho de Braga, temos uma volta realizada na zona pertencente ao concelho de Viana do Castelo, neste caso no Lindoso.

Clique p.f.no seguinte link: https://sites.google.com/site/bravosdopelotaobtt/Tracks-VoltasBDP e faça o download da volta N°41 com +/- 37 kms. Pode também visualizar as fotos dessa volta na secção fotos. Ao efetuar a abertura do track no Google Earth consegue logo ver a altimetria. O ponto de partida desta volta é o Castelo do Lindoso.

Espero que se divirta aquando da sua visita, mas lembre-se sempre que andar no Gerês não é para todos, isto porque aqui, quando sobe, sobe e quando desce, desce ;).

Cumprimentos,
Alexandre Pereira
 
É isso mesmo AFP70, o meu problema nem é tanto subir, são mesmo as descidas ainda para mais sózinho... Vou ver essa volta!

Dopedagain se andar será durante a semana pois a estadia vai começar a uma segunda feira e terminar no sábado, se der e tiver vontade de esperar podemos combinar! O tempo também me parece ser uma adversidade normal!
 
A volta que o AFP70 aconselhou está em bom estado, posso garantir. com as chuvas aparece sempre um ou outro carreiro formado pelas aguas mas nada de mais, é sim uma zona bastante erma e isolada. convém é ter muita atenção as condições meteorológicas porque o nevoeiro desce bastante rápido na zona devido aos diversos vales e cursos de agua, e pode nevar mesmo em Março. vou deixar uma volta que é parecida com a que o AFP70 recomendou mas tem passagem pela fantástica aldeia de ermida são mais 14 kms mas valem a pena 70% do percurso é parecido com o que ele aconselhou. Deixo tambem outra rota mas esta com um pouco mais de asfalto mas passa por sitios conhecidos que merecem uma visita na zona. Passa no santuário da senhora da peneda, na aldeia do soajo, na porta do mezio. Não há muito por onde fugir das descidas e subidas nesta zona, é uma zona de montanha. a cerca de um mês fiz uma volta que deu 3000 mil metros de acumulado que tareia... Posso acompanhar até o final deste mês durante dias da semana, em março só posso mesmo ao fim de semana!

download em http://1drv.ms/1T7Xu6K
 
Como vou estar na zona com a familia, prefiro mesmo a parte do trilho pois por estrada conto fazer bastantes km dentro do "parque". Obrigado por todas as dicas e espero que o tempo ajude!
 

xico46

Member
Olá boa noite, já lá fui 2 vezes com amigos (passar fins de semana) e aquilo tem muito por onde se explorar, tens uns trilhos que são adjacentes ao famoso poço da gola, este trilho começa junto à estrada nacional e tem umas tabuletas a indicar o caminho...
Podes sempre subir ao monte ( parte portuguesa) que tem as antenas da RTP no topo, o troco de subida está selado apenas a guarda florestal e habitantes da área, mas sempre podes galgar o "portão" :))
Tem cuidado ao andares pelos trilhos, é uma zona rural e pelo facto de ser parque nacional, estás exposto a tudo, desde a animais selvagens (vacas,cavalos,etc), a zonas de caça e não existem indicações nos montes !! Tem cuidado!
Podes sempre perguntar ao pessoal das aldeias das proximidades a cerca de trilhos a explorar ;)
Boa aventura :)
 
nerostar, do lado português onde tem as antenas da rtp é a serra amarela ou Louriça um dos percursos que já foi recomendado, do lado espanhol sim é a Stª Eufêmia mas são as antenas da TVE televisao espanhola ;)
 
Obrigado a todos pela participação, para além dos km que farei com certeza com a familia de carro, não queria deixar passar a oportunidade de conhecer os trilhos da zona!

Agora é descobrir onde e o melhor que se pode comer na zona :cool:
 
Top