Garmin Edge Touring

MaHogeny

New Member
Olá malta!
Alguém já experimentou ou teve contacto com este modelo da garmin?
Este é "apenas" um gps automóvel para bicicletas, ou permite seguir tracks carregados em fora de estrada?
Também dá para carregar outros mapas?
Este chamou-me um pouco a atenção pelo facto de escolher um ponto de partida e distancia a percorrer e, ser o próprio gps a definir um percurso para percorrer. Isto porque ando muitas vezes sozinho e, sozinho, não me aventuro no monte. E, dando a escolher três percursos alternativos, penso que é porreiro para uma pessoa nao se cansar de fazer sempre os mesmos percursos!
É claro que preferia comprar algo que fosse mais polivalente que apenas isto, por isso perguntei sobre os tracks no monte ao inicio.

Fico à espera de dicas vossas!

Abraço
 

gcaetano

Member
Não conheço o modelo em questão. Mas creio que permite seguir tracks em qualquer condição e que também permite carregar outros mapas. Nos restantes pontos que mencionaste qualquer gps com capacidade de navegação também os consegue fazer.
 

GeoGama

Member
Heya
Eu tenho um, dá pra seguir tracks fora de estrada e carregar mapas, incluisivé ortofotomapas...
Essa hipotese do GPS definir um percurso é porreiro e já usei algumas vezes, mas atenção, ele apenas procura os trajectos no mapa carregado, ou seja, é bom para fazer em estrada, em BTT não serve porque muitos caminhos não estão identificados nos mapas que conhecemos, ou o mais certo é andares 80% do percurso em alcatrão...
 

MaHogeny

New Member
Olá!
Obrigado.
Sozinho tambem nao me quero aventurar no monte.
A ideia era mesmo mais essa. Ir a pedalar e seguir um percurso que o gps me desse! Assim, tinha um track para seguir e ir a pedalar!

Falaram-me do Mio 305 ou 505. É equivalente a este garmin?
 

brn85

New Member
Sim, este GPS dá para colocar vários mapas. Mas penso que se o mapa for routable , ao seguir um percurso de BTT (fora da estrada) o GPS sai fora do track e mantém-se na estrada que estiver presente no mapa, voltando a juntar ao track quando ele voltar a coincidir com estrada. Alguém confirma?
 

Jepas

Super Moderador
brn85

Vai aí alguma confusão, passo a explicar:

Os mapas "routable" permitem seguir uma rota, e as rotas mais não são que encadeamentos de instruções para se seguir um caminho ao longo de estradas/ruas/etc respeitando o trânsito dessas vias. É uma opção válida para quem faz estrada, mas nada de importante no BTT pois isso não existe em trilhos ou tracks.


GPS sai fora do track e mantém-se na estrada que estiver presente no mapa, voltando a juntar ao track quando ele voltar a coincidir com estrada.

Isso só acontece quando a função "lock on road" está activada, mais uma vez, é uma função que só se utiliza em estrada para compensar algum erro na recepção do sinal de satélite forçando o mapa a ficar em cima da estrada mesmo que a posição estimada seja outra. Esta é aliás uma função que deve sempre estar desligada quando se faz BTT sob pena de o GPS desenhar o track em cima de estradas alcatroadas (ou do mapa) quando na realidade seguimos por um track próximo dessa mesma estrada.
 

nunokas

Member
Boas.

Exactamente como o Jepas disse.
Se estiveres interessado a fazer um misto de estrada com trilhos e continuares com cálculo TBT no percurso vai a: Perfil de actividade =» navegação =» rotas =» bloquear na estrada (aqui selecionas não) e ainda podes configurar elementos a evitar. Neste campo podes bloquear e desbloquear desde portagens, autoestradas, estradas não pavimentadas, ferries e caminhos estreitos ;)


cumps
 

brn85

New Member
Jepas e nunokas,

Obrigado pelos vossos comentários.
De qualquer forma já tinha bem presente a diferença entre um mapa "routable" e outro que não o é.
Depois de ter colocado vários mapas, de um tipo e de outro, ao carregar um percurso para seguir vi que me era indicado (através de uma linha cor de rosa) para seguir um caminho não coincidente com o percurso numa zona onde não tinha estrada no mapa.
Mas isto só acontece se o mapa for "routable", caso contrário não.
Isto tendo as opções "Lock on Road: Off" mas com a "Course Turn Guidance" activa.

Pelo que pude perceber tem a ver com o facto de ter a opção "Course Turn Guidance" activa. Se não estiver isto já não acontece e também não tenho a linha cor de rosa, só a linha do percurso.

Inicialmente assumi que a opção "Lock on Road" seria a única a estar relacionada com isto.
Mas pensando melhor a "Turn Guidance" só é possível se o mapa for "routable", por isso já percebi que para eu ter indicações só podem estar associadas a estradas definidas no mapa e nunca numa linha de percurso ao acaso.

nunokas,

Relativamente a essas opções que indicas no meu caso não existem! Só tenho estradas não pavimentadas e estreitas, as restantes não.
Estou a falar do Garmin Edge Touring Plus.


Já agora aproveito para questionar se é possível mudar as cores do percurso que estamos a seguir e se é possível ter mais que um percurso carregado (coisa que fazia muito regularmente no Android e dava imenso jeito).
 
Last edited:

nunokas

Member
Boas.

Tens toda a razão, dei-te os menus de acesso do edge 810 esquecendo-me que o edge touring é mais simplificado :)
Agora, no edge é possível mudar a côr do percurso como até sobrepor percursos. No entanto, experimenta escolher um percurso; ir a definições do mesmo; ir a visualização do mapa; aqui tens a cor do mesmo e a possibilidade de o "apresentar sempre". Faz isto a todos os percursos que tens que eles vão-se sobrepondo no mapa escolhido.
Atenção que isto é num edge 810, no touring os menus de acesso são um pouco diferentes mas o conceito deve ser o mesmo ;)


cumps
 

nunokas

Member
Boas.

Não tenho a certeza mas já experimentaste aquilo que disse?

Em inglês: Where to? =» Saved =» Courses =» escolhes um percurso e vais a settings desse percurso. Nesse campo deves ter a opção.
 

joseruivo

Active Member
Boas,

2 perguntas que tenho sobre a matéria, agradeço se alguém me puder esclarecer:

1) Algum aparelho de GPS dedicado "fala", do género "virar à esquerda daqui a 200 metros"?
2) Algum software de GPS para smartphone sugere percursos, dentro de limites de kms especificados, como o Edge Touring faz?

Obrigado,
José B. Ruivo
 

gcaetano

Member
Joseruivo,
1) Não tenho conhecimento de tal...
2) os entendidos dos smartphones de certeza que já por ai aparecem para ajudar. De qualquer forma, tem-se considerado o orux maps o mais completo. ;)
 
Top