Garmin edge 820

klaser

Well-Known Member
O 520 apagando o mapa base original e mais uns ficheiros de idioma que não nos interessam, ficas com cerca de 105 Mb livres... No site do openstreet depois constrói o mapa escolhendo as áreas que interessa,com jeito até dá para meter Portugal todo com 100Mb, mas eu prefiro deixar o mapa com máximo 80Mb porque também é necessário deixar algum espaço livre (não precisa ser 25Mb como eu,mas algum ). Quem é do norte talvez interesse mais o sul da Galiza até a região centro de Portugal , é normal.
Quanto as experiências que tenho feito, se se "simplificar" um bocado os tracks mais pesados (com muitos milhares de pontos para alguns milhares só),por exemplo no conversor do Gpsies, estes passam a correr de maneira mais fluida no aparelho sem qualquer problema de maior em termos de lag, como já me aconteceu umas vezes com o 520. Nas últimas saídas os tracks têm se portado muito bem, isso comparando com o dakota 20 que usava há muitos anos...
 

costanm

Member
Obrigado companheiros.

Conheço o openstreetmaps, mas sempre vi para usar apenas 50 mb. Daí não caber Lisboa inteira, para ter o cabo da roca tenho de incluir Açores e Madeira...são cerca de 60mb, segundo me lembro.

Não sabia que podia ter mais espaço. Agora já é tarde, senão tinha mesmo ido o 520.

1abraço e obrigado
 

Comedian

Member
Bom dia
Estava para comprar um garmin 820 este natal ... mas depois de ler ... sinto-me inclinado para o 520 .
Obrigado por me baralharem :p

Qual aconselham?
 

icenep

Member
Boas pessoal.
Comprei este fim de semana numa loja online um Garmin Edge 820.
Vinha de um 520, até estava satisfeito, mas sempre me fez confusao nao conseguir la colocar o mapa de Portugal inteiro, e se fosse pedalar para outra zona do país ter de andar a colocar outro mapa com essa zona do país. Decidi então vender o 520 e adquirir o 820...que devo receber durante esta semana.
Agora estou com uma duvida.
Aquilo de origem tras algum mapa ja instalado? Ou recomendam sacar algum? O uso que dou é mais para btt, apesar de as vezes andar no alcatrao, 75% das vezes é mais no mato.
Que mapa/mapas recomendam usar? Ou onde os sacar?

Obrigado desde ja pela atenção.
 

Pedro Barradas

Super Moderador
Se compraste na ciclonatur... virá:

  • Pré-carregado com mapas topográficos detalhados de Portugal e Espanha (oferta Loja do GPS).
  • Pré-carregado com mapas de estradas detalhado de Portugal e Espanha (oferta Loja do GPS)
Se não ... não ;)
 

jppina

Member
Se compraste na ciclonatur... virá:

  • Pré-carregado com mapas topográficos detalhados de Portugal e Espanha (oferta Loja do GPS).
  • Pré-carregado com mapas de estradas detalhado de Portugal e Espanha (oferta Loja do GPS)
Se não ... não ;)

Pedro Barradas, não vale a pena estar a enganar o pessoal!!! Quando não se sabe é melhor não dizer nada...

O 820 vem carregado de origem com mapas da europa toda!! Mapas roteáveis e com altimetria!

Podes pedir para fazer uma volta de 50km e ele vai apresentar-te 3 opções de percurso cada uma com uma altimetria diferente. Mas só nas estradas...

Vem também com os pontos de interesse da europa toda...

Isto qualquer que seja o sítio ou seja comprado.

O que a Ciclonatur "dá" não faz falta nenhuma. O mapa topográfico deles é algo parecido com o topolusitânia. Faz falta? não. Pode carregar-se além dos outros? Sim. Há quem gosto mais, há quem não goste..

Já em relação ao mapas de estradas detalhado de Portugal e Espanha que a Ciclonatur oferece não especifica qual é, se o city navigator ou se é o mesmo que já vem de origem no GPS... de qualquer forma não vem acrescentar nada ao que vem de origem...
 

dedicatep

Member
@icenep
Depois ao entrar no link que disponibilizei podes ver que os mapas são roteaveis (tem a opção com e sem). O meu edge 810 não veio precarregado e de momento é o mapa que uso. Agora se o edge 820 já vem com mapa melhor!
 

Pedro Barradas

Super Moderador
Pedro Barradas, não vale a pena estar a enganar o pessoal!!! Quando não se sabe é melhor não dizer nada...

Como é obvio não foi com intenção de enganar ninguém...
Tal como dedicatep explicou... alguns modelos não vem ( vinham!!?) com qq mapa pré-carregado.. Esta era a informação que tinha como actualizada.
ainda bem que agora já não se passa assim.
 

icenep

Member
Bem...obrigado desde ja.
Primeiro vou esperar até receber o aparelho e ver se realmente trazem mapas ou nao.
Depois testo e vejo como se comporta em trilhos (isto...pq tenho ideia que este tipo de mapas é mais para estrada...e eu é raro pedalar na estrada, quero é um "bom" mapa para o mato para andar nos trilhos).
Se vir que o mapa de origem for muito incompleto...devo testar o openstreetmap.

jppina ou alguem que saiba com mais certeza. Para o que pretendo (mato e trilhos), qual será mais completo?? O mapa que vem de origem no 820, ou será melhor usar o openstreetmap??


Cumprimentos e boas pedaladas pessoal.
 

jppina

Member
O mapa que vem de origem é baseado no openstreet...

Podes instalar também o topolusitânia. Agora o mais completo é difícil dizer, vai depender da zona. Há zonas com muito detalhe a nível de trilhos e outras não...

De qualquer forma como podes ter vários mapas em simultâneo podes carregar com o que quiseres para além do que vem.
 
Eu, por experiência própria, não confio muito nos mapas para usar em trilhos, porque muitas vezes, estão no gps e já não existem no terreno, carradas de caminhos fechados por vedações, etc!!!
 

icenep

Member
boas pessoal...
ja recebi o aparelho, e tem mapas instalados...so nao sei qual será melhor para o que pretendo, mas enfim.

Tenho 2 duvidas para ja:
- Tem la 20 notificacoes (sms´s da "maria"). Como é que consigo apaga-las?? Alem de nao querer ter la as mensagens, nao me agrada tambem ver o simbolo de mensagem quando estou no ecran principal do aparelho.
- No 520, que ja nao me recordo bem, e queria enviar o track de um amigo qualquer do trava... Sacava o track em .gpx depois ia ao site gpsies e convertia para .tcx e depois enviava para o 520 para uma pasta (qual é a pasta??). Neste 820...tenho de fazer o mesmo, ou ja posso enviar o ficheiro só em .gpx??? Para que pasta envio os tracks?? (ja a alguns meses que nao enviava tracks para o 520)

Obrigado mais uma vez pelas dicas.
Cumprimentos
 

klaser

Well-Known Member
A pasta é "New Files" mas não precisavas fazer isso no 520, é só largar em gpx mesmo nesta pasta que o aparelho convertia, o mesmo no 820....
 
Top