Garmin Dakota 10 / 20

Jocas22

Active Member
o dakota se for o 20 tem altimetro barometrico pelo que é mais exacto que quaisquer estimativas do strava com base em cartas que nao apanham as pequenas elevacoes.
 

Jocas22

Active Member
do que vi um exemplo o strava dava menos 400 metros e esse metodo mais 300 metros. Era sempre mais ou menos o mesmo com todas as minhas experiencias. Eu queria era o valor certo, gastamos o dinheiro e mereciamos isso por parte da garmin que acho que é a culpada e nao o strava.
 

fabio viana

Well-Known Member
@klaser, esses acumulados "estupidos" que o strava por vezes dá é por culpa do gps do telemóvel.. porque já me aconteceu muitas vezes o gps não estar "totalmente" a gravar o "trilho" que eu estava a fazer, mas sim os montes que estavam ao lado da estrada.. depois no final da volta tinha acumulados de 1000m até 1400m numa volta de estrada..
 

klaser

Well-Known Member
Isso com disse depende de local para local,depende da base de dados dele...aqui na minha zona se formos para o litoral,as diferenças entre um Garmin e um telemóvel não são gritantes, se formos pros lados do gerês dá entre 80% e até o dobro a mais nos telemóveis...Não é culpa da Garmin,neste caso é sim do strava pq quando temos um aparelho suportado,ele vai buscar o acumulado exato que o aparelho registou, no caso do dakota como eu disse ele ignora estes dados e vai buscar na sua base de dados.
É só fazer a experiência também, se no meu edge 520 depois de uma volta eu quiser usar a base de dados do strava, clico em "corrigir" a elevação e pumba,aumenta logo tipo os telemóveis... Claro q admito que em outras regiões até pode acontecer o contrário, não duvido...
Este método que falei acima sempre foi muito mais preciso (podia não bater a 100% ) do que usar a base do strava,mas enfim, resultados para todos os gostos também acredito...
 

fabio viana

Well-Known Member
Eu um dia destes fiz um percurso na ferramenta de fazer tracks no strava e no final quando vi o gráfico até me assustei... aquilo tanto dava um bocado de percurso plano, como de repente aparecia uma subida de 20% ou mais, num sitio que na realidade é plano.. por isso muitas das vezes a culpa nem esta no gps, mas sim na base de dados deles como dizes @klaser.
 

klaser

Well-Known Member
Dá para ver também em alguns segmentos, lembro de um aqui perto que é um sprint de usn 500m, plano,totalmente plano...já não lembro se o strava o calculou com 19% de inclinação,só seu que neste segmento àquela inclinação eu tenho uns impressionantes 12.500 de VAM :D :D
 

fabio viana

Well-Known Member
Pois porque muitas vezes o strava não reconhece o "trilho" que estamos a fazer, mas sim aquilo que esta para ai a 1 metro de nós xD

Digo isto porque em frente a minha casa tenho uns trilhos porreiros e na parte plana, o strava grava "micro-subidas" com 9%, depois mais a frente 30% e por ai adiante..

Por isso enquanto usar o strava no telemóvel não vou ligar muito ao acumulado, apesar de como aqui o terreno é um pouco irregular os acumulados do strava(telemovel) em comparação com os gps's têm pouca diferença.
 

miguelcarromeu

Active Member
O Strava vai buscar os dados de elevação do GPS do dispositivo móvel? Não acho.
Acho que o Strava vai buscar os dados cartográficos dos mapas que tem no sistema. Ou seja, o track passa por determinados locais e o Strava analisa esses dados confrontando-os com os topográficos. Mais, pelo que pude ler em tempos, o Strava também tinha algoritmos que confrontavam as elevações de tracks já inseridos em sistema por outros usuários. Não sei até que ponto isto é verdade, mas o que é certo é que quando fazemos upload de uma atividade exclusivamente pelo aparelho móvel, a altimetria da mesma, muitas vezes, altera-se passado algumas horas.
 

Jocas22

Active Member
[h=2]How Elevation is calculated[/h] It is important to remember that elevation data from all sources (barometric altimeters, GPS signals, and databases) is subject to error and that the elevation gain for an activity is an estimate. We are always working on improving our elevation data sets and algorithms.

Elevation on a segment
Segments are always created from a Strava activity and as a result, they inherit some of that activity's characteristics.

  • If the original activity was recorded by a GPS device with a barometric altimeter, the segment will use the barometric data recorded by that device.
  • If the original activity was not recorded by a barometric device, or if a Strava admin has rebuilt the elevation for that segment, then we will cross-reference the GPS data to an elevation database in order to find the elevation.

Elevation on an activity
Elevation on activity pages will be calculated in one of two ways: cross-referencing the GPS data to a database or by using the barometric data in the original file.

  • Device with barometric altimeter: If the GPS device used to record your activity has a barometric altimeter, Strava will use the elevation data in the original file. We do some smoothing to the data, which includes discarding outliers to reduce noise. The amount of smoothing is less on activities with barometric data than it is for activities without barometric data. If your device has a barometric altimeter, but your elevation is being recalculated, please refer to this FAQ.
  • Device without a barometric altimeter and the Strava mobile app: If your activity was recorded with the mobile app or with a GPS device that does not have a barometric altimeter, Strava will recalculate the elevation by comparing the GPS data to an elevation database. We do some smoothing to the data, which includes discarding outliers to reduce noise. The amount of smoothing is more on activities without barometric data than it is for activities with barometric data. The accuracy of this calculation is dependent on your GPS data as well as the accuracy and resolution of the database for that region.

Elevation on a route
Our Strava Route Builder uses our own personal database to calculate elevation data. The GPS data of the route gets cross-referenced to this database when Route elevation is calculated. This is not the same database that we use for activity elevation.

https://support.strava.com/hc/en-us/articles/216919447-Elevation-for-Your-Activity
 

klaser

Well-Known Member
O Strava vai buscar os dados dos dispositivos que ele "suporta" e ignora e vai buscar da sua base de dados os que não suporta, como até explica no artigo...Isto aliado a telemóveis e afins que ainda gravam o track de maneira errônea, mais erro poderá surgir...
O "problema " é que há alguns aparelhos com altímetro barométrico, que ao meu ver não são perfeitos mas são o "menos mal" para registar altimetrias que está disponível ,os quais o strava "não suporta" e ignora,indo novamente à sua base de dados, que é o que acontece com o dispositivo deste tópico, o dakota 20.
Embora nos últimos tempos eu tenha visto algumas melhorias com o dakota, nunca dá valores como os dos telemóveis, o problema é que nun ca bate com o número registado pelo mesmo, no meu 520 o que dá no aparelho aparece depois igual ná página do strava...
 
Last edited:

Jocas22

Active Member
@klaser. O problema nem é o strava, é a Garmin que nao suporta upload do Dakota. O que ainda é mais vergonhoso sendo eles o fabricante e cobrando um extra pelo 20 com altimetro barometrico face ao 10.
Os edge ele mete o que está no gps, o que é mais inteligente. Custa a perceber a Garmin sinceramente.
 

miguelcarromeu

Active Member
Eles deixaram (Garmin) de se preocupar com a integração do Dakota há muito tempo.
Mas, aliás, como já tinham dito, acho que também não são o melhor exemplo de usabilidade e intuição no que concerne ao uso dos menus e integração das atividades. Agora que troquei o Dakota pelo Edge 810, voltei a lembrar-me como é preciso demorar algum tempo até "empinar" tudo sobre o aparelho, menus e upload das atividades.

@Harskin

Esse artigo está super completo. Impressionante como alguém se deu ao trabalho de fazer esse (fantástico) trabalho estatístico.
 
Last edited:

klaser

Well-Known Member
Jocas,se estás falar da garmin e posteriro upload via connect ou coisa que valha, sim,tb não dá...mas o strava também não suporta,senão quando fizessemos o upload manual ele reconhecia.... O strava nunca suportou,quando havia dakotas 20 à venda, a loja do strava não vendia, preferia a linha edge, talvez desde aí o desinteresse..
 

nepper

Member
Viva
Estou com um problema com o meu dakota 20

Estive a testar uns mapas e agora o GPS não passa da mensagem "loading waypoints, traks and routes"
GJWnBuxFpHboSKoR7


Já tentei ligar ao PC via USB mas acontece a mesma coisa

Isto tem solução???
Deixo ficar a ver se passa daqui ou existe alguma solução???

Obrigado
 

jmcafonso

Member
então mas agora no site do garmin connect não existe a opção sincronização manual para poder fazer a passagem da volta para o PC? como se faz agora então?
 

Jocas22

Active Member
nao sei se percebi a duvida. Se é te-los pra seguir basta meter como favoritos. Se é copiar da memoria do edge pro cartao, é ligar edge ao pc e transferi-los entre pastas
 

nepper

Member
"O dakota claro que é indicado para ciclismo...eu agora comprei um 520,aquilo é do melhor,para treinos,etc e até dá para navegar....Mas quando for de BTT para uma prova guiada por GPS pretendo levar o Dakota,sua fiabilidade,resistência,captação e navegação são muito boas....
Quem está chateado com o strava,faz o seguinte (se tiver paciência):
1-Abra o GPX que o dakota 20 criou da sua volta com o bloco de notas
2-Procure por "creator" onde diz "dakota 20" e somente apague isso,não mexa nas tags,escreva "Garmin Edge 500 with Barometer"..e voilá...vão ter o acumulado exato que o dakota 20 marcou via barómetro..."

Viva Klaser

No meu caso acontece que quando faço a alteração de "dakota 20" para "Garmin Edge 500 with Barometer" o acumulado no strava sobe relativamente ao marcado no Dakota20 :)
 
Top