Garantia Scott

LuchoFlavio

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Boas Pessoal, o que se passa é o seguinte o quadro da minha Scale 80 lascou um pouco do verniz da tinta(o que dá brilho á tinta), o que gostaria de saber é se a garantia cobre isso visto que tenho a bicicleta á 2 meses.

Cumps e boas pedaladas.
 

Antonio73

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Boas a pintura de uma bicicleta tem pelo menos 2 anos de garantia, logo se tens a bicicleta há 2 meses a garantia abrange esse defeito. É necessário ver se essa lasca não tem a ver com alguma pedra que bateu ou com um defeito de fabrico.
 

LuchoFlavio

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no sitio que é, é mesmo defeito de fabrico. tenho de ir á loja onde comprei para ver se me resolvem o problema.
 

marciorssilva

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Bom dia a todos, visto que me apareceu um barulho estranho junto da pedaleira da minha Scott Spark 50, decidi desmontar tudo para ver o que era e quando me preparava para limpar o quadro vi que o mesmo estava rachado na escora traseira, mesmo por baixo do desviador da frente :s..

dsc02520e.jpg


dsc02522ax.jpg


Tenho a seguinte questão: Não sendo eu o primeiro dono da bicicleta mas estando na posse da factura de compra posso acionar a garantia? A bicicleta fez dois anos no dia 9 de Setembro..para acionar a garantia tenho que levar a bicicleta ao local onde foi comprada ou posso ir a outro revendedor Scott? Se me poderem ajudar agradecia, obrigado
 

cmmg04

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a garantia só funciona se for o primeiro dono(nome que está na factura) a accionar a garantia...muitos vendedores nem têm conhecimento disto, muito menos quem compra em 2ª mão. Este é um dos problemas de comprar bikes em 2ª mão. Os primeiros donos podem ñ ter culpa, mas quem compra pode cair no engodo por ter factura e a bike possuir um problema(por exemplo idêntico a esse, que praticamente só está visível ao desmontar a bike
 
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Jepas

Super Moderador
De qualquer forma a avaria/defeito teria de ter sido comunicada até ao fim dos 2 anos sobre a detecção do problema. Para todos os efeitos os 2 anos já passaram. Contudo, se o quadro/bicicleta tiver sido revisto periodicamente na marca, a garantia pode ser prolongada até aos 5 anos (mas só nesse caso).
 

JorgeSantos

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Posso estar enganado mas a garantia da marca apenas cobre para o 1º dono.

Is there a Warranty on used bikes?
We cannot offer any warranty for second hand bikes.


Vê aqui:

http://www.scott-sports.com/us_en/faq

O que se pode nestes casos ( e isto ninguém me ouviu dizer, lol - processem-me!) é pedir a quem te vendeu que se faça representar como principal e único dono!

É isso que tenho dito nas minhas vendas quando vendo algo!
 

M.E.G.M.

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è uma situação complicada a sua.

Não sendo o primeiro dono é suficiente para a marca não lhe dar a garantia, e se já passaram os dois anos pior.
 

abelha2

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O que os dois moderadores disseram, penso que já exclareceu, mas deixo aqui a minha opinião na mesma para reforçar a ideia.

Se não tivessem passado os dois anos, podias pedir ao dono original para ir accionar a garantia. Como já passou, podes tentar (na loja podem dizer que reclamaste antes do fim do prazo, mas acho dificil isso acontecer)

Ou então poderias accionala tu, fazendo-te passar pelo dono. Digo isto, porque ainda há tempos tive problemas com o telemovel do meu pai, que fui levalo à assistencia duas vezes. Apesar de na factura estar o nome do meu pai, nunca ninguem me pediu o BI nem me perguntou o nome. No entanto não sei, se nestes casos de quadros, como a substituição tem custos elevados, as marcas nao se tentam esquivar, como com a cena de nao ser o primeiro dono
 
Boas,

Durante o prazo legal de garantia obrigatória de uma bicicleta nova (2 anos após a data da compra) não só o dono original como qualquer terceiro adquirente poderá accionar a dita garantia, independentemente do que as marcas digam a respeito deste assunto. Como é lógico, esse terceiro adquirente terá, naturalmente, que fazer prova de que a bicicleta lhe pertence e da data de aquisição original da mesma.

Após o decurso desses dois anos, extingue-se a garantia legal obrigatória e, sendo caso disso, passa a vigorar o prazo de garantia oferecido pelas marcas nos termos e condições por elas previstos (+ 3 anos; + 5 anos; garantia vitalícia para o primeiro dono, etc.). Apenas e só nesta situação é que as marcas podem limitar os direitos conferidos pela garantia ao primitivo adquirente.

Resumindo e concluindo: durante os dois primeiros anos, manda a lei de defesa do consumidor e a garantia é extensível a qualquer pessoa que prove ser a legítima proprietária da bicicleta; decorrido esse prazo das duas uma: ou a marca oferece um prazo de garantia suplementar ou não oferece. E se oferece esse prazo suplementar é livre de escolher as condições em que o faz...
 
Uma bicicleta é um bem móvel não sujeito a registo e a lei portuguesa não exige qualquer documento escrito para a formalização da respectiva compra e venda entre particulares. Ou seja: jurídicamente, para haver transmissão de propriedade basta a entrega da bicicleta ao comprador (e, digo eu, o pagamento do respectivo preço ao vendedor...). E para efeitos de garantia basta que o terceiro adquirente apresente, por exemplo, a factura original. Isto é simples, nós é que complicamos...
 

nirvugo

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eu também penso como o stumpjumper.. pelo que sei a lei prevê que qualquer bem tem garantia contra defeito de fabrico durante 2 anos a contar da data de compra do mesmo independentemente do facto de ter sido vendido a um terceiro neste período. O problema é que ao comprarmos a bike estamos (ou dizem eles que estamos) a aceitar as condições de venda e é nessas condições que está a clausula que diz que a garantia só é válida para o primeiro proprietário. A meu ver está aqui uma espécie de conflito legal e não até que ponto é válida esta restrição das marcas. Talvez o stumpjumper nos saiba esclarecer melhor este pormenor.
 
Qualquer cláusula contratual que disponha em contrário do que preceitua a lei é, naturalmente, ilegal e, consequentemente, não tem qualquer valor. A lei confere garantia de 2 anos a todos os bens móveis vendidos em estado novo e estende os direitos conferidos por essa garantia a qualquer terceiro que os adquira ao primeiro dono durante esse prazo. Se as marcas impõem restrições ou limitações a este normativo legal temos muita pena mas estão a agir ilegalmente. Não existe aqui qualquer conflito, legal ou de outra natureza, apenas e só porque as regras impostas pelas marcas não podem afastar o que se encontra previsto na lei. A lei é geral e abstracta e são as marcas que têm que se lhe adequar e não o contrário...
 
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marciorssilva

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Obrigado a todos pelas informações prestadas, fui hoje levar a bicicleta à loja para accionar a garantia e correu tudo pelo melhor, o senhor da loja para já foi muito prestável e não complicou em nada. Ficou lá para resolverem o assunto, agora é só esperar..mas deve levar algum tempo..entretanto é tentar arranjar uma de substituição para os 5 cumes e para a 1ª Maratona do Gerês..mais uma vez muito obrigado a todos.
 

nirvugo

New Member
marciorssilva, espero que tenhas mais sorte do que eu... quando reclamei garantia da escora da minha Genius, estive 3 meses a ser enganado pelo "Senhor" da loja e só descobri quando me cansei de esperar e liguei directamente para os representantes da marca. Ele andou a enrolar-me 3 meses e só mandou para garantia na semana anterior a eu ter ligado. Conclusão tive de recorrer a outra loja porque ele n gostou q eu tivesse ligado e começou a enrolar e a dizer que eu n tinha o livro de garantia carimbado e tal. Felismente na outra loja eles foram impecaveis e resolveram o problema em menos de 2 semanas.
 

José Martins

Administrator
Mas o caso exposto no post anterior já tem um teor diferente, pois nesse caso e pelo que nos é dado a conhecer, a demora na resolução da situação ficou a dever-se ao responsável da loja e não à marca.

Numa revisão de rotina, descobriram que tinha a escora da minha Spark estalada e numa semana, tinha sido substituida ao abrigo da garantia, sem qualquer tipo de problemas.

Básicamente, é como diz o companheiro stumpjumper: as coisas são simples, mas há sempre quem as tente complicar e isto aplica-se a quem vende, mas também a quem compra.
 

nirvugo

New Member
Exato José Martins, a minha situação foi mesmo falta de profissionalismo e de honestidade do "senhor" da loja. Tenho um amigo com uma spark que também estalou a escora numa ponteira e em duas semanas (creio eu) ficou resolvido. Depende muito da pessoa com quem lidamos. Das vezes que falei com os funcionários da Jasma posso dizer que foram sempre impecáveis, muito prestáveis, 5* mesmo. Se não fosse pelas informações que me deram, neste momento estaria com uma escora soldada porque a garantia terminava na semana seguinte à minha 1ª chamada para eles e o processo estava pendente porcausa do "senhor" da loja.
 
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