Fui multado por usar um suporte Thule EuroClassic G5

Gugull

New Member
Então se eu entendi:

- É preciso ter todas as luzes (ligação 13pinos)
- Nao pode ultrapassar a largura

E o comprimento?
A largura do carro inclui os retrovisores ou é sem retrovisores ?

De qualquer maneira foram 100 e picos euros pro lixo... já que o meu é de 7 pinos.

E os Opel Corsa novos que vêm com aquele extra para transportar bikes? Tem autorização especial?

ty
 
Last edited:

Navid Imani

New Member
Largura: Bem a lei diz que não pode ultrapassar o contorno envolvente ou seja desde que os espelhos sejam de origem estão incluídos na lateral. Em muitos veículos é dificil não ultrapassar a largura dos espelhos ( a minha bicicleta ultrapassa a largura dos espelhos dum Mitsubishi SpaceStar mas o da minha mulher
não).

Em relação ao comprimento, se a "Unidade Técnica" esta homologada para circular nos países da comunidade Europeia, parece que o mais lógico será que não se possa ultrapassar o comprimento para trás da unidade técnica homologada para circular na via publica, em mais do que 45 cm (no entanto nesta materia até um jurista do IMTT ficou bastante atrapalhado quando viu a lei nova pela primeira vez). Obvio que os suportes de bicicleta foram homologados para transportar bicicletas e não algo que extenda muito para trás (estilo pranchas).

Em relação ao novo Opel Corsa será melhor perguntar directamente na Opel. Se o acessório tiver homologação comunitária com as luzes todas, não parece haver impedimento para a sua utilização dentro das mesmas regras referentes a "Unidades Técnicas".

Abraço,

Navid "Fura-KungFu"
 

Gugull

New Member
Lá vou eu ter de desembolsar uns 200 e tal euros para comprar barras e suportes.

Alguém sabe onde vendam a bom preço? Ou mesmo usadas?

Eu o melhor sitio que conheço é a Norauto...
 

MadLuso

New Member
Boas vaitu63,

Permite-me a correcção, o suporte é somente um suporte, caso se tratasse de um reboque teria de ter um ou mais eixos.
A bola de reboque é unicamente o método de fixação do suporte, que poderia utilizar fitas ou cintas para se fixar na traseira do carro.

Como já foi dito, o desconhecimento da lei não serve de desculpa.

Bons trilhos,
 

MadLuso

New Member
Embora acredite no que é Nacional é bom.

Já vi alguns carros com tejadilhos com a pintura danificada, principalmente se as barras da Macos ficam montadas algum tempo.
Além de demoram uma eternidade a montar e desmontar. Perguntem a um meu vizinho que me via montar / desmontar as minhas barras da Thule num ápice e agora, já trocou as Macos ue tinha por umas Thule. Ainda por cima disse que trocando de kit, serve também no carro da esposa!

Bons trilhos,
 

rcracingpt

New Member
Disso não tenho dúvidas. Para mim só Thule ou Atera, é mais caro mas dura uma vida e não corremos o risco de deixar as bikes pelo caminho.
 

Navid Imani

New Member
Pois .... o tópico era mais sobre os suportes de bicicleta que engatam na bola de reboque (e se eram ou não considerados reboques e legislação em vigor ) do que propriamente barras de tejadilho :) Acho que há vários tópicos sobre barras de tejadilho e suportes de bicicleta de tejadilho neste forum :) Mais info sobre variedade de barras de tejadilho em: http://www.futuraline.pt/barra.htm .

Abraços,
Navid "Fura-Kung Fu"
 

pedroscott4

New Member
Realmente so neste pais. Porque e que em vez de andarem na caça a multa nao vao faxer a caça ao ladrao? ´´e mesmo so para lixar as pexoas serias:mad:
E o povo pah?
 

nneves

New Member
Depois que fui multado por ir a conduzir com o telemóvel na mão (mesmo encostado a manete das mudanças) e ia a parar num STOP e fui multado já acredito em tudo.
 

TheTraveler

Active Member
Depois que fui multado por ir a conduzir com o telemóvel na mão (mesmo encostado a manete das mudanças) e ia a parar num STOP e fui multado já acredito em tudo.

E explica la aqui a malta porque e que nao deverias ter sido multado por isso?
Estas a conduzir de telemovel na mao, tanto podias estar a fazer uma chamada como a mandar ou a receber sms.
E IAS parar num STOP, pelo que ainda estavas em andamento. E alem disso o parar num stop significa que ainda estas a conduzir, so deixas de conduzir quando estacionas...
Bem multado!
 

rkc

New Member
Citação desnecessária - Consultar Regras!

Mai'nada. A quantidade de malta que a cada volta anda com os telemóveis e que olha mais para ver se a Polícia está na zona do que quem vem lá é abismal.
 
Last edited by a moderator:

PeterH

New Member
Aqui tudo se multa.
Só os gajos que fumam, conduzem e mandam as beatas pela janela é que não.

Lá fora até motas pode-se levar:
http://www.youtube.com/watch?v=2LLDP1-1Nrs&feature=related
Olha Gugull, agora é que disseste uma verdade: a malta que fuma está sempre a dizer que vai fumar um para "destressar", ou seja, também fica distraídos. A justificação legal pelo uso do telemóvel é porque não vais com as duas mão no volante. A ética é porque te distrai. E um gajo que vai a fumar a conduzir vai com o cigarro preso onde? Que eu saiba ainda não há kits mãos-livres para cigarros. Ainda para mais uma situação de emergência se o cigarro cai no carro pode incendiar a alcatifa do carro enquanto que o telemóvel na pior das hipóteses fica a pessoa do outro lado a faltar para o boneco.
Não concordo com o uso do telefone sem kit de mãos-livres agora multem também os que fumam. Uma vez fui apanhado ao telefone porque tinha pouca bateria e não emparelhei o telefone com o bluetooth. Paguei a conta e calei-me mas o bófia ainda teve a lata de estar a fumar a falar comigo.
Em relação ao teu suporte: acho que não é à toa que o expositor é a traseira do de um BMW X6 :D Aquela porcaria é quase tão larga quanto um Hummer! LOL
 
Eu uso um suporte semelhante e consigo levar duas bikes sem ultrapassar os 45 cm na traseira. As bikes ficam inclinadas para a frente e o para choques tens uns 15 cm a mais que a zona onde "pega" o suporte. O grande problema são as luzes, mas se tirar a roda de traz o problema foca resolvido.

Não parece, mas medi com um "fio de prumo" e o suporte sem bike nem chega a ultrapassar os 40cm na traseira.
IMAG0029%20-%20C%C3%B3pia.jpg
 

Gugull

New Member
É o normal.
Quando o exemplo que os 2 partidos ganhadores dao é ladroagem de grande escala.
Os pequenos seguem o exemplo e roubam como podem!

Os mais pequeninos é pagar e calar.

Como pensei que se apanhar multa fico duplamente lixado, aproveitei o dinheiro da multa e paguei os suportes+barras do tejadilho e pago mais combustivel claro!
 

luisms

Member
Patitos, posso dizer-te que antes de comprar um suporte desse tipo, fui à PSP de Alverca para saber se era legal circular com o dito. O Agente disse:
1º que multavam porque tapava as luzes de sinalização traseira e a matricula, ao qual respondi que não devido ao modelo do carro.
2º Então excede as dimensões do veiculo! - deve ser tipo totoloto- ok, então e os mata-vacas e pneus que normalmente vemos em jipes?
3º Ah isso esta homolgado! - ??????????????????????????????????????????? a Thule fabricou uma coisa sem homolgação?
4º Então diga-me o artigo pelo qual me podem multar para fazer uma apreciação da mesma ...............................................................................
1h30m (claro que não quero que os agentes saibam os artigos de cor), respondeu que nao sabia, mas que multavam.
Depois deste episodio so posso dizer mal do codigo deste país (está com letra pequena de proposito) o qual multam o condutor que quer usufruir de um pouco de paz, mas que deixa carrinhas e carros podres, que deitam mais fumo num minuto do que o fumo que produzo com os cigaros numa semana, a circular com condutores sem carta, sem seguro, sem cinto, sem inspecção, etc....
 
Top