Fuga de Óleo nos travões (com fotos)

NetWarrior

New Member
Ora viva!
Precisava de saber a vossa opinião acerca de uma fuga de óleo que tenho nos travões shimano LX.
shimano_tecnical.PNG

A fuga aprece-me que é junto a “bomba” no tubo de entrada.
Eu ao rodar essa porca negra para apertar um pouco notei que a porca rodava e ia entrando para dentro da bomba mas o tubo que deveria estar fixo na porca não ia rodando também, secalhar isso explica a fuga, os efeitos da fuga é ir a pedalar e não conseguir travar com o de trás e quando fui ver tinha o travão todo sujo de óleo tal como as pastilhas que mais tarde limpei tudo em casa com anti-desengordurantes, antes de limpar reparei que tinha pó agarrado nessa zona que falei.
Já alguém passou por uma desta? O que acham que poderá ser.
Já tive aqui a consultar o fórum na parte que falam do sangramento de travões. (esta muito bem explicadinho pelo Jepas)
Óleo mineral para os travões existe em qualquer loja de peças auto?
Estes travões não tem purga cá em cima na maneta pelo menos que eu tenha percebido.. ou seja para sangrar para escorrer o óleo velho ou tiramos a purga ca em baixo ou então tiramos o óleo pelo reservatório de cima… tenho ideia que um travão fica melhor sangrado se injectarmos o óleo de baixo para cima e depois fechamos a purga de cima e assim fica sem ar. Ou será que nos shimano se tira o óleo todo do sistema e depois se enche depositando o óleo pelo recipiente na manete?

P2010114%20%28Medium%29.JPG

P2010115%20%28Medium%29.JPG

P2010118%20%28Medium%29.JPG

P2010119%20%28Medium%29.JPG

De certeza me vão recomendar comprar um tubo novo hidráulico o que são mais de duas dezenas de euros, mas será que não da para reparar aquilo de outra forma? tipo cortando o tubo e voltando a inserir a "olive" e a outra peçinha (peça 5 e 6).

Obrigado pelo vosso tempo.

Boas pedaladas
 

Jepas

Super Moderador
Boas,

antes de mais, fizeste alguma alteração que pudesse provocar a fuga? Montaste/desmontaste alguma coisa?

A maneira mais económica que estou a ver de fazeres isto é retirares a mangueira da pinça e colocares as peças 5 e 6 novamente (tens de apertar muito bem a peça 5). Podes inclusive cortar o tubo 1 ou 2 cm e colocar peças novas (5 e 6) na ponta. Em princípio o problema estará aí. Creio que seja preciso sangrar depois disso.

Acho que as pastilhas depois dessa "molha" não vão travar tão bem.

Nem todos os travões têm purga, eu já sangrei os meus por baixo e o óleo sai pela tampa (basta ter um alguidar por baixo para receber o óleo). Não tires o óleo totalmente, "empurra" o velho com óleo novo e se possível fá-lo por baixo usando uma seringa grande e tubo PVC (+/- 50 ml).

Jepas

Jepas
 

NetWarrior

New Member
Obrigado pela rápida resposta Jepas.

Não fiz absolutamente nada aos travões... ele é que quase iam fazendo algo, tipo uma grande queda.

Sim as pastilhas com o oleo ficaram Pretas... mas com a limpeza que fiz voltaram a brilhar... Sim provavelmente a solução que falas será a melhor.

Um travão +- leva quanto de oleo?
tive a ver no chainreactioncycles os preços e o oleo mineral é bem mais caro que o usual dot ...
O mais em conta são 100ml da motorex por 5.7 €

Provavelmente vou a uma loja pois aquilo perdeu oleo tem de ser sangrado.

O processo de sangrar com uma Seringa Grande e um tubinho de borracha que encaixe na purga cá em baixo e dá para fazer a operação.
Ou seja numa farmacia deve-se arranjar o kit de sangramento.

O óleo mineral encontra-se em SationMarche´s ou coisa que o valha ou é esclusivo de uso em bikes?
 

Jepas

Super Moderador
Os travões usam pouco óleo, 100ml são suficientes. Infelizmente desconheço as especificações do óleo mineral (densidade, viscosidade, ponto de ebulição). Também não sei preços (uso DOT nos meus travões Hope).

Na farmácia compras a seringa +/- 1€
Na drogaria uma amostra de tubo PVC com 15 cm (também conhecido por tubo de cristal) é praticamente de graça.

Jepas
 
Top