FOX para dirt ??

Mox

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Olá pessoal , sabem se existe alguma suspensão da fox especifica para Dirt ??

Ou se se pode usar alguma delas em dirt ??
 

G_g

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A fox não tem nenhuma suspensão específica para dirt. Aí em 2007 justificar essa inexistência pois a Fox só faz componentes de alta gama, e como as suspensões para dirt se querem baratos, a Fox não iria ter vendas.

Já vi todos os modelos das séries 32 e 36 serem usados em dirt (excepção feita às f80, f100, etc. e os modelos terralogic). Basicamente, as Van vêem-se, têm a fiabilidade e peso da mola, e normalmente têm de ser rebaixadas para uns 80mm.

As float permitem manter um peso leve, e é relativamente fácil rebaixá-las, e o sistema é simples e robusto.

As Talas normalmente não necessitam de ser rebaixadas, embora já tenha ouvido falar de uma Talas 36 que ia dos 85 aos 145mm de curso. Infelizmente, o recurso a várias câmaras reduz a fiabilidade. Não sei como são as novas Talas (modelos 2009), nem como se comportam.

Dependendo do rider, as 32 usavam-se quase sempre com eixos de porcas, ou passantes de 9mm, agora o de 15mm é suficiente; as 36 usam eixo de 20mm e está bem assim.

Não considero as Fox como suspensões para Dirt, nesta modalidade um uso exemplar do curso não é necessário, considero que uma Dirt Jumper faz bem o serviço, ou a RST Space Jump, Society Xeno 4x.

Para riders mais exigentes a Argyle, Gold Label, ou para quem quer mais versatilidade a Pike. Uma fox escolheria sem grandes dúvidas uma 36 Talas. Raramente se usam as versões com mais regulações, pois não trazem grandes mais valias, o normal é usar os modelos R, neste tipo de uso não considero descabido o uso de forks...

Fica ao critério de cada um. (não experimentei todas as opções referidas acima, usei uma 32 talas de 80 a 120mm de curso, e nota-se a falta do eixo passante)
 

jonypaul

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Acho que o G_g já disse tudo.

Já vi 36s rebaixadas para 80mm e até 32, mas isto em profissionais. Pessoalmente, acho que estoirar mais de 500€ numa suspensão que é, no fundo, só para apanhar "secas" e ir muitas vezes ao chão, não se justifica.
 

Tchivalo

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Usa-se por ser uma suspensão estremamente fiável e leve!!!...As que tenho visto, são as 32 talas rebaixadas a 60mm e a 80mm e que são reforçadas por dentro, isto em Portugal.... :wink:
 

Mox

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Obrigado pessoal ....

E que um colega meu tem uma DMR e quer meter uma fox , e precisa de 80 mm no maximo ,pois a dmr dele n aguenta mais que 180 ... ele tem feito dirt com forqueta rigida e andou com uma suspensão emprestada ...

Ele e um puto leve , qual e a Fox que recomendavam ??? e que ele ja anda meio doido com a f80 .. mas eu ja lhe disse que essa pra dirt não dá . As DJ .... ja me disseram que dão alguns problemas ...

"""Para riders mais exigentes a Argyle, Gold Label, ou para quem quer mais versatilidade a Pike. Uma fox escolheria sem grandes dúvidas uma 36 Talas. Raramente se usam as versões com mais regulações, pois não trazem grandes mais valias, o normal é usar os modelos R, neste tipo de uso não considero descabido o uso de forks..."""


Então que Fox e que recomendavam ??? pois a alteração do tamanho de curso podia ser feita na " marca" certo ??
 

G_g

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A alteração de curso (redução) deve ser feita com conhecimento da marca, mas recomendaria fazê-la num técnico de suspensões. Dependendo do modelo poderá ter de levar interiores mais robustos, molas novas, etc. embora se aplique mais nas 32, as 36 em princípio é só "re"baixá-las.

Para mim seria uma pike a ar, sendo Fox uma 36 Talas R, caso seja para andar a regular o curso (aí de 60 a 120mm caso seja para um uso em dirt/ street, ou 85 a 145 para uso geral).

No caso de ser 80 no máximo... e não querer uma Marzocchi Dirt Jumper por causa do peso, escolheria uma 36 Float R a 80mm. Se o peso for importante, uma 32 Talas RLC, com eixo de 15mm (pois a 32 Talas R não tem versão com eixo de 15mm).

Um bom técnico deve pô-la de 50 a 90mm e tira-lhe o lockout... Eu estou a considerar mandar a minha Fox para a mojo ou tftuned (push). Creio que o Nuno Duarte é uma boa opção.

Sem ser Fox, para o teu colega, punha uma Gold Label, que é bem leve, fiável (manutenção regular, mas básica, faz-se em casa, pelo menos o modelo 2007) e bonita (relativo aos gostos de cada um). Com os €s da fox, além de todas as que referi pode sempre usar-se uma 55 rebaixada, ou até uma Marzocchi 4x (os prós patrocinados pela Marzo usam-na, mas isso vale o que vale)
 

Mox

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ok =)

Vou falar com ele , e depois ja coloco aqui mais questões .

Muito obrigado pelas respostas
 

Ricardo Portela

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Eu faço Dirt/Street, se ele quer basicamente skate's park e truques a melhor opçao é a DirtJump.
Se ele quer fazer um pouco de freeride, saltar umas escadas, truques etc ele que meta uma de enduro regulável.
Eu tenho uma Fox RLC 90-130mm, dirt/street 90/100mm, drop's e saltos mais abusados 130mm. Melhor que isto não encontrei.
 

Mox

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Ricardo Portela said:
Eu faço Dirt/Street, se ele quer basicamente skate's park e truques a melhor opçao é a DirtJump.
Se ele quer fazer um pouco de freeride, saltar umas escadas, truques etc ele que meta uma de enduro regulável.
Eu tenho uma Fox RLC 90-130mm, dirt/street 90/100mm, drop's e saltos mais abusados 130mm. Melhor que isto não encontrei.

Obrigado .

A minha questão será apenas ... sera que aguenta porrada uma RLC ? mas seo o dizes vou-lhe transmitr a informação .

devo estar hoje com ele .,

depois digo-vos coisas e mais questões
 

komondor

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quaquer uma das fox aguenta.
a diferença entre todos é mesmo as regulações.

aqui vés uma montagem de bicicletas que já me passaram pelas mãos.
na 1ª foto é com uma pike race, e na 2ª com uma fox float rl com 120mm de curso(era possivel reduzir o curso para 80 mm ou menos sem problemas no proprio importador com um custo de 30€ se não me engano).

para o que queres se poderes uma fox float ou uma RS argyle mas a topo de gama que também é a ar(caso dés interese ao peso).
se é só para usar em dirt, eu escolhia suspensões de mola, por ex. argyle de molas (versão mais baixa), golde label (pouco vista em portugal e existe quem adore ou quem odeie) ou uma 4X na marzo.

as minhas escolhas eram se for exclusivamente para dirt:

1º-Rock Shox argyle 302 ou 318 (consuante os € que poderes dispensar) ou Society 4XR Fork (09)devido ao preço(carrega no nome da suspensão que vais ver um review feito da bike radar)
2º-Manitou golde label
3º-Marzochi 4X

se quiseres mais polivalencia, e pso:

1º-Fox Float
2º-Rock Shox Pike 426(a versão de mola pois podes ajustar a mola ao teu peso)
3º-Rock Shox Argyle 409

pbpic714919.jpg


pbpic1335756.jpg



PS:a society é desenhada no UK mas feita pela RST
 

Amukinado

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Só assim por acaso... A bike dele tem roda 26"?

Uma suspensão de Dirt quer-se pouco sensível para gastar o curso apenas nas porradas mais duras e secas a fim de evitar que o rider vá ao tapete nessas alturas. As Fox são muito mais sensíveis que o desejado e não são tão reforçadas. Por isso gastar 500 € numa Fox para Dirt é algo absurdo. Para além de serem caras, nunca vão ter o funcionamento nem a robustez desejados. Quem usa Fox para Dirt são riders patrocinados. Mas se o teu colega estiver decidido a ir para Fox, eu iria para uma 32 Vanilla ou Float com QR 15 e punha a 100 ou 120 mm, conforme o tipo de pistas em que ele vai andar. No caso da Vanilla, tinha que pôr molas mais duras e no caso da Float, mais pressão para ficar mais "dura".

As melhores opções continuam a ser as Marzocchi Dirt Jumper e as Rock Shox Argyle. Talvez as Argyle sejam ligeiramente superiores, mas para mim nada é melhor que a bela MZ DJ de 2006. :mrgreen:
 

Tchivalo

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Essas Society Xeno 4X têm muito má reputação por causa do rebound.... :evil:
No dia em que puser uma suspenção na minha bike desse tipo de andamentos, estou mais tentado em pôr uma Magura Odur... :roll:
 
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