Formula R1 vs Avid Ultimate

Tiago Preto

New Member
Boa tarde pessoal,

Estou indeciso entre estes dois travões de disco.
O que me aconselham?

A fiabilidade comprovada dos Avid Ultimate ou a leveza e estética dos Formula R1?
Se alguem já utilizou aos dois, que diga sua justiça...
Já agora, se souberem a diferença de peso entre os dois set's, agradecia.

Cumprimentos e boas pedaladas leves,
Tiago Preto
 

maracaipe

New Member
Olá Tiago, olha resentemente troquei os hope mono mini pelos R1, por questão de peso, te tigo que são bons, o que senti em diferença foi a progressão nas travagens, nos hope eram mais progressivas, já nos R1, são muito imediatas; é questão te se acostumar.


Boas pedaladas.
 

ALNM

New Member
Interessa também saber com que discos os utilizam.
Quanto aos R1 com discos Hope flutuantes - nada a dizer comparados com os Marta SL. Apenas o travar esponjoso em travagens muito longas ("heat induced brake fade") mas nada de mais.
Mas Avid nunca experimentei

Tiago Preto said:
Já agora, se souberem a diferença de peso entre os dois set's, agradecia.

Colocado pelo Marreiros na Lista de Pesos de Componentes:
Avid Ultimate da frente e o de trás com adaptador
avidultimaterear.jpg
avidultimaterearadap1.jpg

Colocado pelo Batas no tópico da Bianchi Oetzi 9000 Carbon
Formula R1 da frente e de trás
(mas o de trás necessita de adaptador para PM - não incluído na foto)
r1frente.jpg
r1trash.jpg
 

Yankee-3

Member
Boas,

Neste momento tenho os Formula R1 com discos de 180mm e posso dizer que têm um excelente poder de travagem. Fiquei bastante surpreendido com a sua potência, no entanto tenho sentido muita perda de potência quando apanham água. Chiam bastante e sente-se muito perda de potência. Os R1 trazem de origem pastilhas orgânicas e julgo que os problemas que tenho sentido se devem a isso.
No geral estou satisfeito com os R1 mas já ouvi relatos de pessoal que tem tido alguns problemas com o recuo da manete.

Os meus anteriores travões eram uns Avid Juicy Carbon e pessoalmente gostava mais do toque da manete, em relação a potência de travagem parecem-me semelhantes aos R1.

Boas pedaladas
 

zerui

New Member
Boas,

Equivalentes em potência, o peso já está visto... diferença substancial de peso!
Preço equivalente.
Por enquanto não existem à venda os de carbono em separado. Apenas disponíveis para a Scott.
São algo chatos de centrar nas pinças e complicadinhos de sangrar. Gastam pastilhas iguais aos formula de DH e Enduro (Mega, The One, etc...).

Mais de 80Kg em cima da bike, com discos Hope em 160mm à frente e trás. A potência é suficiente para XC. Se for para bikes de 120mm ou mais, é preferível 180/160 ou até mesmo 180/180.

Muito pedal,
ZRM
 

SURFAS

New Member
Formula R1 !!!! embora se possa apanhar uns Ultimate com promoções visto que irão ser descontinuados. Estes apesar de serem muito vistos, não são dos melhores travões.

Formula ou Hope é o meu conselho.
 

Tiago Preto

New Member
Agradeço as vossas opiniões.

Em termos de fiabilidade, o meu medo é o eterno problema dos formula, tal como referi-o o Yankee-3, o recuperar da manete, enquanto que os Avid têm provas dadas neste campo.

Pelo que vejo, a diferença é de cerca de 150 gramas, o que provavelmente não justifica o preço dos Formula R1 em comparação aos Avid Ultimate, que se consegue por cerca de metade do valor.

Será que o problema de recuperação da manete e respectivos bombitos visto pelo Yankee-3 foi apenas um caso pontual ou já se verificou em diversos casos?

Obrigado por tudo...

Cumprimentos,
Tiago Santos
 

Yankee-3

Member
Boas,

Quem me fez referência a este problema foi um amigo meu que faz o campeonato nacional de XC0 e XCM e que me disse que havia algum pessoal que tinha os R1 e que estava com esse problema.
Sinceramente espero que sejam problemas pontuais e não uma pandemia.


Boas pedaladas
 

ALNM

New Member
Quanto ao chiar que o Yankee3 refere quando os travões apanham água, acontece com outros travões e terá a ver com o conjunto discos-pastilhas.
Quanto aos "problemas com o recuo da manete", que problemas são esses exatamente?
Como já referi, eu apenas notei que a travagem fica mais esponjosa quando é muito prolongada. Penso que estará associado ao aquecimento (heat induced brake fade e, pelo que me responderam noutro tópico, acontece com outros modelos Formula. Por enquanto não vejo que isso seja um problema, antes uma questão de habituação.
 

Tiago Preto

New Member
O problema que aqui estamos a falar é o problema de os bombitos e a manete recuperarem para a posição inicial, que demora um tempo muito exagerado, por vezes cerca de 2 ou 3 segundos, ou seja, quando deixamos de travar a manete demora muito tempo para a chegar à sua posição inicial.
Quanto a chiar, também penso que terá relacionado com o conjunto pastilha/disco

Cumprimentos,
Tiago Santos
 

zerui

New Member
Boas,

Chiadeiras é com os Avid. Seja em molhado ou em seco.

Os R1 chiam quando molhados mas só até aquecerem (uma ou duas travagens).
Fadiga nunca notei.
Manetes lentas, tenho uma que está a meio gás mas ainda nem me apeteceu ver o que é. Pode ser lixo ou problema interno.
Pistons até agora é sempre a 98% porque não há nenhum travão que funcione a 100% depois de apanhar agua e lama.

Muito pedal,
ZRM
 

Yankee-3

Member
Tal como já foi dito a questão da chiadeira não tem a ver propriamente com o travão mas sim com o conjunto disco/pastilhas. Eu por acaso usei Avid durante 3 anos e nunca chiaram.
Nos meus R1 noto a manete do travão de trás a recuar um bocado mais lentamente mas nada que seja preocupante.

Resumindo, se queres uns travões leves, bonitos, actuais, potentes quanto baste, então avança para os R1. Certamente que não te vais arrepender. E em relação a possiveis problemas é como em tudo, é preciso é sorte.

Boas pedaladas
 

bruno Duque

New Member
Malta, ando para meter uns muito brevemente, são os mostrados na balança na 1ª página, os pretos, parafusos veremlhos e manetes de aluminio. Será que devo meter, visto que muitos teem problemas, incluindo muitos dos melhores a nivel nacional e já me avisaram de eventuais problemas que possam apresentar. Será que os meto ou dou mais algum dinheiro e compro algo mais pesado e que dê menos problemas ?

Abraços colegas
 
Last edited:

Marin Eide

New Member
Boas, confesso que li apenas verticalmente os posts e como tenho uns avid ultimate deixo aqui o meu testemunho.
Venho de uns Hayes Stroker Carbon e sinceramente, não tem nada que ver uma coisa com a outra, em termos de travagem os avid são umas meninas em poder de travagem perto dos hayes, mas como a leveza e a idade dos mesmos(além do preço irrisório) mudei para os Avid.
Back to topic:
Eu ía par os Fórmula que além do peso, são bem mais agressivos(como os Hayes) e não têm aquilo que a meu ver é o ponto fraco dos Avid, que é o tacto lento na recuperação dos bombitos após a travagem....Além de estarem já descontinuados, daí se verem os preços nos sites que se vêm, se bem que por pouco mais já compras uns Rx ou até msm R1.
Se fosse hoje eu nem olhava para trás, fórmula com eles ;) Nem pensem 2 vezes.....
Espero ter ajudado, Abraços
 

Conguito

New Member
Boas antes tinhas os ultimate agora tenho os r1, as diferenças entre eles são significativas, quer em termos de preço, peso e mesmo travagem.

Os Ultimate são excelentes e muito baratos nesta altura, tive os meus cerca de 2 anos e nunca tive problemas eram doseáveis e potentes o suficiente, o peso até que não era mau. Depois com a evolução apareceram os r1 que são estupidamente leves, e também estupidamente potentes, no entanto a fiabilidade ainda não posso dizer pois tenho-os desde julho e até ver 0 problemas.

Se não querem gastar guito comprem os avid se têm guito para gastar r1.

Abraço
 

jginja

New Member
Viva pessoal.

Tenho uns Ultimate na Rush e uns Magura Marta SL na rigída. Na Rush venho de uns Avid Juicy 5.

Os Ultimate têm umas pastilhas A2Z montadas na frente, são umas com a base azul, atrás tenho umas sintéticas da Avid.
Eu acho que são bastante potente, pelo menos comparados com os dois acima referidos. Com as A2Z não há vibrações esquisitas, chiadeiras e outros barulhos estranhos tão característicos dos Avid.

Sofrem do problema de recuperação da manete/bombito, contudo, a travagem e a sua eficácia não sai prejudicada.

Comprei os Ultimate já usados.

Boas pedaladas
 
Top