Foi-se a Stumpjumper FSR 2007... veio a Epic Carbon 2008... e agora os upgrades.

byttor

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Foi-se a StumpjumperFSR 07...veio a Epic Carbon 08...e agora os upgrades(M. Durin SL)

A história começa assim....

Durante 2 anos e meio andei com uma Stumpjumper FSR, comprei o quadro e o resto da montagem foi 'a la carte' até ficar com este aspecto:
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Durante esses 2 anos e meio muitas foram as alterações de equipamento, mas recentemente houve uma necessidade de começar a mudar a geometria. Essa necessidade deve-se ao facto de eu ter começado a gostar mais de subir e de rodar rapido e agressivo, e para atender a essas minhas necessidades não bastou baixar o avanço da bike e metar um guiador recto, faltava algo....

Esse algo era trocar de quadro, que grande problema eu arranjei pensei eu.... Trocar de quadro???? As opçoes que tinha eram: um HT e pensei no Podium Pro em scandium ou um FS mais racing que o Stump, e no caso de ser um FS pensei em muitos modelos de 100mm mas o que menos me saida da cabeça era o Epic.

Se comprasse o Podium Pro ficava com um quadro leve e barato e assim podia com o resto do dinheiro comprar equipamento quase de topo em vez de aproveitar o que já tinha na Stump. Mas com a escolha do Podium perdia em comforto. Não me estava a imaginar fazer provas de 50 ou 60km sempre a levar pancada nas costas.

Então começei a ponderar mais a opção Epic e não era uma opção muito distante da stump, visto que na stump tinha um amortecedor FOX com Brain que realmente funcionava (não é só publicidade), e a epic tem o AFR com Brain Control. E como sempre ouvi dizer que o Brain da Epic é mais eficiente que o da Stump.....

Então optei pela epic para ter um quadro FS e não comprometer o conforto e ao mesmo tempo iria ficar com uma bike desenhada para XC\Maratona que era o que eu procurava e ficava tambem com um sistema de suspenção total o (FSR + Brain) eficaz. Vou ficar a perder no equipamento mas com o t€mpo vai lá....

Depois de tantos Epic's ver desde modelos de 2008, 2009, Aluminio, Carbono... lá apareceu o quadro Epic Marathon Carbon de 2008 lindo....lindo...lindo :mrgreen:

Alem da compra do quadro ainda fiz mais uma compritas: Pedaleira Race Face Deus XC branca e Travões Avid Elixir CR.

E quentinha acabadinha de chegar a casa aqui estão as primeiras fotos dela:
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Caracteristicas principais:

Quadro: Epic Marathon Carbon 2008
Suspenção: Fox 120 100 RL
Rodas: Mavic Crosstrail
Travões: Avid Elixir CR 160 + 160
Pedaleira: Race Face White Deus XC
Desviador Trás: Sram XO
Manipulos: Sram X9
Espigão: Thomson Elite Seatback
Avanço: Thomson 90mm
Guiador: Easton EA 70 Recto
Selim: Specialized Phenom 143
Pneu frente: Continental Mountain King 2.2 UST
Pneu Trás: Hutchinson Python tubeless 2.0

Amanha de manha vou fazer o verdadeiro teste drive a este meu novo bichinho e depois digo-vos coisas....

Cump. ByTTor
 
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byttor

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Re:Foi-se o quadro Stumpjumper FSR 2007 e veio o Epic Carbon 2008.... (Fotos)

ESPETACULAR... é o que tenho a dizer após os primeiros 40km com a Epic.

Fiz hoje de manha 40 km , 30 em mato e 10 em estrada.

Em estrada destaca-se a geometria do quadro, comparado com o Stump a Epic tem uma postura mais racing dá vontade de pedalar mais e mais e mais, só é pena as pernas não acompanharem :mrgreen:

No mato a Epic é uma devoradora de trilhos, rápida, ágil e eficaz. A subir o Brian tem o funcionamento esperadado ou seja, comporta-se como uma rigida o amortecedor nem parece lá estar, mas ao aparecer um buraco ou um saltito ele subitamente aparece para amortecer o impacto, mas de seguida esconde-se logo. A descer que era o meu maior medo visto que venho de uma Stump que supostamente é mais eficaz a descer, esse medo evaporou-se, o Epic é bastante mais ágil que o Stump bastante mais facil de controlar em descidas muito tecnicas e os 100mm foram bastante suficientes para as descidas que fiz hoje. O unico senão da Epic em relação á Stump é o conforto a descer, o AFR da epic é mais duro, embora seja rápido a ler as irregularidades do terreno é mais duro e bloqueia logo de seguida enquanto que O Fox Brain da Stump depois de um buraco ficava a bombear durante alguns instantes.

Resumindo, o Stump com FOX Brain era um bom quadro com uma boa relação conforto/eficácia. A Epic perde em conforto mas ganha em eficácia, agilidade e postura mais racing e agressiva.

Quem procura um quadro FS para XC aconselho o Epic, eu após estes poucos 40 km que fiz apaixonei-me pelo funcionamento da bike e estou desesojo pelo dia de amanha para andar mais uns km´s.


Aqui está ela com uma camadinha de pó a proteger o verniz....
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Cump. Byttor
 

Roubaix77

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Re:Foi-se o quadro Stumpjumper FSR 2007 e veio o Epic Carbon 2008.... (Fotos)

Boas,

A bike ficou muito porreira. Parabéns!

Já agora partilha a tua afinação do Brain, pois ainda não atinei com uma que gostasse mesmo e acabo por andar sempre com o Brain no full firm... :oops:

Boas pedaladas
 

vitormadeira

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Re:Foi-se o quadro Stumpjumper FSR 2007 e veio o Epic Carbon 2008.... (Fotos)

A bike ficou muito fixe.
Com esse quadro ficas-te com uma bike com outra alma!
Essa pedaleira fica a matar! É linda!

Os poucos betetistas de silgueiros são poucos mas bons!
Temos que combinar umas voltinhas com os BruTTus.

Boas pedaladas
Abraço.
 

byttor

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Re:Foi-se o quadro Stumpjumper FSR 2007 e veio o Epic Carbon 2008.... (Fotos)

Roubaix77 said:
Boas,

A bike ficou muito porreira. Parabéns!

Já agora partilha a tua afinação do Brain, pois ainda não atinei com uma que gostasse mesmo e acabo por andar sempre com o Brain no full firm... :oops:

Boas pedaladas

a afinação que uso é full firm menos 2 clicks, para não ficar completamente rigida e ter um pouco de conforto.
 

Teixeira biker

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Re:Foi-se o quadro Stumpjumper FSR 2007 e veio o Epic Carbon 2008.... (Fotos)

boas,

a pedaleira é linda...a bike ta muito fixe...agora só falta um selim branco :mrgreen:
 

byttor

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Re:Foi-se o quadro Stumpjumper FSR 2007 e veio o Epic Carbon 2008.... (Fotos)

Depois de quase um mês e meio de uso deixo aqui a lista de upgrad€s que fiz á bike, perdeu pouco mais de 500 gramas(teoricamente falando :mrgreen:).

(os pesos a vermelho são pesos reais os outros são pesos anunciados pela marca ou tirados da net)

Espigão: Thomson Elite 256gr -> KCNC Ti Pro Lite 153gr -> - 103gr
Avanço: Thomson Elite X4 90mm 165gr -> KCNC ScWing 90mm 92gr -> 73gr
Guiador: Easton EA70 178gr -> FSA K-Force carbon 123gr -> -55gr
Manipulos: Sram X9 240gr -> Sram XO Gripshift 195gr -> -45gr
Pedais: Shimano M520 376gr -> BBB 296gr -> -80gr
Apertos Rodas: Mavic crosstrail +- 150gr -> KCNC 47gr -> -103gr
Desviador frente: Shimano LX 172gr -> Shimano XTR 152gr -> -20gr
Cassete: Shimano LX 330gr -> Sram Pg990 270gr-> -60gr

Fazendo as contas teoricamente perdeu: 539gr

Outra alteração da qual não sei os pesos foi a do pneu traseiro, troquei o Hutchinson Python 2.0 por um Cont. RaceKing 2.0

O peso final da bike não sei penso que deva andar nos 11.300gr mas como brevemente pretendo trocar as rodas por umas SLR depois peso-a e digo-vos o peso final....

quanto ao funcionamento da bike, tudo 5*, uma bike bastante viciante perfeita para praticar XC de uma forma confortavel e eficaz graças ao sistema brain.

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cump. Byttor
 

Hugo_BTTejo

Utilizador Banido
Byttor, muito fixe a tua bike

Gostas de usar esse Continental Mountain King na frente, tem boa aderência ?? confirma me por favor..obrigado

Usar FS, há quem gosto, tu gostas, eu tb, cada um tem a sua opinião..

Boas voltas amigo

Essa zona onde tiraste a foto, deve ter muita descida, muita pedra :?: :?:
 

Hetfield

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Byttor,

Realmente a tua Epic está muito fixe. Parabéns. :wink:

Gostei dos teus últimos upgrades, até porque alguns foram iguais aos que fiz recentemente na minha S-Works Carbon HT (guiador e apertos de roda) :).

Em relação ao pneu, a semana passada pesei um Race King Tubeless 2.0 e deu 565g. Se o peso do Python for o declarado são 620g, por isso reduziste mais 55g. Também estou a pensar montar um Mountain King à frente ou em alternativa um Schwalbe Rocket Ron (+ leve). Para trás se optar pelo Race King será em 2.2, para ter um maior volume de ar e mais conforto. Numa FS isto não é significativo, mas numa HT...

Continua a disfrutar da máquina.
 

byttor

New Member
Hugo_BTTejo said:
Byttor, muito fixe a tua bike

Gostas de usar esse Continental Mountain King na frente, tem boa aderência ?? confirma me por favor..obrigado

Usar FS, há quem gosto, tu gostas, eu tb, cada um tem a sua opinião..

Boas voltas amigo

Essa zona onde tiraste a foto, deve ter muita descida, muita pedra :?: :?:

Estou bastante contente com o Moutain King na frente, embora ache que o Mountain King seja mais um pneu ideal para terrenos enlameados porque tem um grande espaçamento entre os tacos. Em terreno seco compacto ou solto tem uma boa aderência e tracção e transmite confiança a descer. Muito cuidado em lages principalmente molhadas, como tem um grande espaçamento entre os tacos a area de contacto com o chão é pequena e torna-se bastante escorregadio que foi o que me aconteçeu no passeio dos Bombeiros Voluntarios em Viseu esfolei braço a perna a bike... fiz metade da prova a sangrar....

O sitio onde tirei a foto tem muita descida e muita pedra uma zona espectacular muito perto de minha casa com muitos trilhos subidas e descidas acentuadas onde facilmente se arranjam trajectos de 30km sem ir muito longe, para quem é de Viseu isto é entre Vila Chã, Passos de Silgueiros...

cump. ByTTor
 

byttor

New Member
E mais uma loucura...

Agora como upgrade a minha Epic recebeu umas Mavic SLR, perdendo cerca de 300gr (esta dieta ficou bem cara) . O bicho pesa agora 11kg.

Nos primeiros 40km com as SLR é de salientar a aceleração e a baixa inércia que as rodas proporcionam. Parece que tem manteiga nos cubos :mrgreen:

Aqui está ela toda 'baidosa' e fazer 'passerele'...

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O proximo upgrade irá ser a suspenção, uma Sid ou uma Fox branca, embora ao optar pela fox não seria propriamente um upgrade era mais uma questão de estética ou até pode ser que arranje a nova Fox Fit e assim já seria um upgrade.

Cump. ByTTor
 

Fábio A.

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Grande máquina ! Esse quadro Epic é muita bonito :wink:
Congrat's pelo bixo.

E já que falas em estética, pessoalmente penso que a Fox preta assenta ai muito bem :)
Mas se tu preferes a branca, que seja :mrgreen: :mrgreen:

Podias-lhe também oferecer uns bling-blings vermelhinhos somente para combinar com os cubos das SLR :lol:

Cumpz
 

Hetfield

New Member
As SLR foram sem dúvida um bom upgrade. Não são propriamente leves, comparadas com outras montagens, mas em termos de robustez e fiabilidade são um valor seguro.

Quanto à suspensão, se estás contente com a Fox que tens e é só uma questão de gostares mais de uma branca, podes sempre fazer o que fiz à minha F90X (cinzenta, modelo de 2006). Mandas pintar de branco, compras os autocolantes da Fox e tens o problema resolvido por menos de 50€. :wink:

Vê aqui o resultado:

p6240054a.jpg
 

rui130

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Era uma coisa que tb gostava de fazer na minha, visto ser um EPIC e a Fox vem em preto. Onde posso mandar pintar a minha suspenção?
 

byttor

New Member
Hetfield said:
As SLR foram sem dúvida um bom upgrade. Não são propriamente leves, comparadas com outras montagens, mas em termos de robustez e fiabilidade são um valor seguro.

Quanto à suspensão, se estás contente com a Fox que tens e é só uma questão de gostares mais de uma branca, podes sempre fazer o que fiz à minha F90X (cinzenta, modelo de 2006). Mandas pintar de branco, compras os autocolantes da Fox e tens o problema resolvido por menos de 50€. :wink:

Vê aqui o resultado:

p6240054a.jpg


Sim, é uma opção mas gostava de fazer upgrade na frente da bike visto ter atrás um amorecedor 'inteligente' gostava de ter algo melhor ou seja no caso da FOX uma RLC ou Terralogic e se for uma Sid que seja uma Team ou WC.

Por acaso tenho visto algumas Fox Terralogic á venda embora sejam de 2007 ou 2008 mas é sempre uma opção a ter em conta.
 

Fábio A.

New Member
byttor, os bling-blings são as chamadas panel*irices :mrgreen: :mrgreen:
Aperto de espigão, aperto das rodas, tampa da caixa de direcção, parafusos, ... :wink:

Cumpz
 

vitormadeira

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Parabéns byttor pela máquina que ai tens!
As SLR ficaram a matar! Grandes alterações.

A fox branquinha ficava mesmo no ponto!

Qualquer dia temos k combinar um giro!

Abraço
 
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