Foi-se a Stump...Veio a Spark 35.

CoolAlex

Member
Foi-se a Stump...Veio a Spark 35 (Fotos c/ Actualizações)

Viva,

Foi-se esta:
img0385qo9.jpg

E veio a "Faísca" 35 :D
img0473rt1.jpg

Agora de "corpo inteiro" :)
img0462jk0.jpg


DESCRIÇÃO:

QUADRO - Quadro principal Scott Spark em carbono, tecnologia IMP/ HMF NET, braço osc. Alum. 6061 Custom butted c/ drop out substituível/ rolamentos aeronáuticos substituíveis/ 110 mm curso/ cinemática SLS optimizada

SUSPENSÃO DIANTEIRA - Rock Shox Reba SL / Air spring Motion control / Lockout /reb. A. Alloy steer / 120mm travel

SUSPENSÃO TRASEIRA - Rock Shox Ario 2.R Air / reb. Reb. with left Pop Loc remote Lockout

HEADSET - FSA Nr.9 / 1 1/8" / alloy cups semi integrated 44/50mm

DESVIADOR TRASEIRO - SRAM X-9 long cage 27 Speed

DESVIADOR DIANTEIRO - Shimano SLX FC-M661 / 34.9mm clamp

MANIPULOS - SRAM X-9 Trigger adjustable clamp with matchmaker clamp

MANETES DE TRAVÃO - Avid Juicy 3.5

TRAVÃO - Avid Juicy 3.5 185/F and 160/R mm Rotor

CRANKSET - Truvativ Firex 3.3 Giga X Pipe 44Ax32Ax22A T

EIXO PEDALEIRO - Truvativ GXP / shell 73mm

GUIADOR - Scott Pilot 18 Comp D.B. 18mm rise / OS / 640mm

AVANÇO - Scott Pro OS oversize 31.8mm 1-1/8" / 6° angle

PEDAIS - Shimano PD-M505 Clipless pedal

ESPIGÃO - Scott RC 03-60 / 34.9mm

SELIM - Scott Racing / CROM rails

CUBO DIANTEIRO - Scott Comp Disc

CUBO TRASEIRO - Shimano FH-M525 Disc

CORRENTE - SRAM PC 951

CASSETE - SRAM PG 950 11-32 T

RAIOS - DT Swiss Champion Black 1.8mm

AROS - Mavic XM-317 32H / Black

PNEUS - Schwalbe Rocket Ron 26 x 2.25 / 50EPI Kevlar Bead Performance Serie


Mais umas fotos:
img0463rn0.jpg

Detalhe da transmissão:
img0464qy8.jpg

O Ario 2.R:
img0465qe5.jpg

Os Avid branquinhos (lindos :shock:)
img0467bf6.jpg

A Reba SL:
img0468cv2.jpg


img0471bl3.jpg


img0476ml8.jpg


Ainda só dei uma voltinha nela aqui no pinhal perto de casa (estrada de terra batida cheia de buracos e lombas :wink:)...mas já deu para notar que esta menina não é para brincadeiras.
A Reba faz muito bem o trabalho dela...acompanha muito bem as variações do terreno e é suave.
O mesmo já não posso dizer do Ario...um pouco "seco"...talvez precise de umas afinações na pressão e no rebound.
Os Avid 3.5 travam muito bem...muito parecidos com os Avid 5 da Stump, com a vantagem de não fazerem o barulhão que os 5 faziam a travar :shock:
O desviador X-9 funciona que nem um relógio...juntamente com os triggers X-9, são de uma precisão e suavidade impressionante...

Pelo pouco que andei, é incontestável e sua alma felina...ágil, rápida...precisa...e extremamente irrequieta e nervosa. Parece que nos está a pedir constantemente: "Aperta comigo...dá-lhe gás"...e eu dou-lhe :mrgreen:

Esta foi uma pequenina review da minha nova "gaija" :D

No próximo fim de semana, vou apertar com ela nas subidas e nas descidas...e aí sim tiro a prova dos 9´s

A todos...boas pedaladas.
 
Last edited:

cmlapierre

New Member
Parabens grande maquina mudas-te da noite para o dia...essa bike esta 5 estrelas...-;) como sempre a scott no seu melhor linhas perfeitas com um quadro conservador...simplesmente linda para bicicleta de suspensão total...embora eu ainda goste mais das rigidas...já tive oportunidade de experimentar uma spark 20 e é uma maquina muito leve mesmo, adaptei-me bastante bem a bicicleta, não gosto é da geometria das suspensões totais e esta scott não foge a regra há ali qualquer coisa que falha quando se pedala, pode ser impressão minha mas...ainda esta para nascer uma suspensão total que me convença...principalmente a subir...
Atenciosamente
cm
 

CoolAlex

Member
Ainda não tive o prazer de a testar a subir...mas será melhor de certeza que a Stump, que era uma desgraça a subir (sempre com a roda da frente no ar :s) Vamos ver como se porta o Ario nas subidas (tenho as minhas dúvidas). Mas sempre se pode recorrer ao bloqueio, e este já o testei intensivamente e bloqueia mesmo.
Quando a "estrear" no monte deixo aqui o testemunho de como ela se portou...estou também muito curioso em testar estes novos Schwalbe...tenho lido muito sobre eles...mas só "vendo" para crer :twisted:
Até lá, obrigado pelos elogios :D

Boas pedaladas.
 

cmlapierre

New Member
Oi Coolalex já vi que tens uma posição neutra em relação a certas coisas e ainda bem és sincero...já experimentei uma bike dessas e sem duvida que neste momento as scott suspensão total são as melhores até porque se nota que os ditos "engenheiros" de outras marcas andam constantemente a seguir o que a scott faz e aqui a este nivel de suspensões totais isso torna-se ainda mais obvio mas isto dos engenheiros é tudo marketing e a conversa é sempre a mesma...-;)...voltando ao teu topico...quando experimentei a scott suspensão total fiquei desiludido principalmente aquilo a subir mesmo bloquedo deixa-me duvidas...digamos que nesta altura do campeonato quase existe um empate com as rigidas...poderá haver igualdade se for um sitio com grande percentagem de inclinação, em que a rigida perca obrigatoriamente contacto traseiro com o chão nesse caso a suspensão total ganha porque transmite melhor a tracção ao chão havendo inclusive menos desgaste do ciclista...
Atenciosamente
cm
 

GeoGama

Member
Heya!
Entao essa review do comportamento após o fim de semana? :D

Também ando com esta menina debaixo de olho, mas queria saber opiniões! Especialmente dos travões e posição de condução ( a subir e a descer).
Assim que puderes agradeço que partilhes aqui os teus veredictos.. e com imagens ainda melhor era! :mrgreen:
1 abraço e feliz natal! :wink:
 

ruialexis

Elos Rápidos
Também ando a pensar neste "brinquedo", juntamente com a Specialized Epic Comp, Merida 96 3000D e KTM Score 2.0...grande indecisão :roll:
Por isso aguardo a tua review, confesso que tenho algumas duvidas em relação ao amortecedor Ario e também penso que o equipamento geral não é brilhante em relação ás outras opções!

abraço,
rui
 

Yorgan

Member
Boas CoolAlex ,
antes de mais parabéns pela montada! :)
Ando à procura de opinioes aqui no forum.
Acho que estou na mesma situação que tu estavas, tenho uma Scott Genius mc 40 2008 (filosofia equivalente à tua Stumpy) e tenho mt vontade de ir buscar esta Spark, principalmente pelas subidas e pq parece que a descer ela nao se corta, claro que com o curso + reduzido...
Mas seja como for estpu com fé e mt, mt vontade.
Diz ai qq coisa sobre a burra que anime. Sabes que existe um controlo de bloqueio da RockShox que permite bloquear as 2 susp ao mesmo tempo, é que eu na minha Genius que tem 3 modos, qd a coisa se complica a subir, nem penso bloqueio e pronto.
Pra acabar o quadrodesta 35 é de carbono, que tal a rigidez do conjunto, uma vez que o triângulo traseiro é alum?
Um abraço.
Yorgan
 
A bike está 5*****, mas se queres ver essa máquina a subir como uma flecha, monta um guiador recto e uns bar-ends.

Eu andei algum tempo até fazer essa alteração, mas depois de a fazer fiquei impressionado. Apesar de ser uma suspensão total é uma autentica trepadora.

Fico a aguardar os comentários acerca dos pneus.
 

CoolAlex

Member
Começo por pedir desculpa a todos os interessados neste meu tópico pela demora na resposta, mas é desta que venho iniciar a continuação da análise à Spark 35 (com fotos mais adiante :mrgreen:)

jo@o cabral said:
boas coolalex, qual é o tamanho do teu quadro :?: :?:
O meu quadro é um tamanho L

c_s_amaral said:
A bike está 5*****, mas se queres ver essa máquina a subir como uma flecha, monta um guiador recto e uns bar-ends.

Eu andei algum tempo até fazer essa alteração, mas depois de a fazer fiquei impressionado. Apesar de ser uma suspensão total é uma autentica trepadora.

Fico a aguardar os comentários acerca dos pneus.

Relativamente ao guiador recto e bar-ends...é um upgrade que estou a equacionar, mas tudo a seu tempo, pois o investimento vai-se fazendo, isto porque, já veio um selim novo (Selle Italia SLR XC Gel Flow), uns pedais (Crank Brothers EB SL), e vêm a caminho os cubos Hope Pro II vermelhinhos :mrgreen:
Os pneus, já comentei o seu comportamento no tópico de análise aos mesmos...são muitos bons. A frente agarra que é uma maravilha, atrás a tracção é fantástica em qq tipo de piso, mostrando a sua garra em pisos lamacentos (escoa a lama muito bem), e pedra solta...o unico contra que aponto, é como em todos os pneus da Schwalbe, a fragilidade das paredes laterais (que já me fizeram rebentar literalmente uma camara de ar :evil:)...ah...e outra coisa...podiam ter vindo na medida 2.1 em vez de 2.25. Neste momento tenho um Maxxis Crossmark 2.1 atrás para o tempo mais seco, e guardei o Rocket Ron para a época da lama :twisted:

Yorgan said:
Pra acabar o quadro desta 35 é de carbono, que tal a rigidez do conjunto, uma vez que o triângulo traseiro é alum?
Um abraço.
Yorgan

Amigo Yorgan...a rigidez do conjunto é fantástica (e eu não sou assim tão pequenino - 1,90m e 94 kilinhos de peso :mrgreen:). Já levou bastante "porrada" nos seus quase 900Kms, e continua um brinco...em situações mais apertadas, sente-se o quadro a fazer o jogo de torção necessário para a bike continuar "colada" ao chão e fazer as "curvas à abrir" :twisted:

A todos os seguidores deste tópico, prometo para depois deste fim de semana, uma review mais detalhada com fotos e um diário de bordo de alguns dos componentes...

Cumprimentos a todos
 

CoolAlex

Member
jo@o cabral said:
boas, tens o bloqueio do guiador a funcionar :?:

Tenho...e uso e abuso dele :mrgreen: É uma mais valia podermos bloquear/desbloquear a suspensão traseira a partir do guiador, tornando a condução muito mais eficiente.

Cumps
 

ARKANHI

New Member
Oi CoolAlex.
Ainda não fez um ano que comprei a minha Scott Aspect 45 e em Maio tive a oportunidade de fazer um test drive com uma Spark igual á tua na Maratona de Idanha,104 km de sonho a ritmo de passeio, e só posso dizer que foi fabulástico!! E agora voltar a habituar-me á minha Aspect??? Tá a ser cá um sarilho...Já sonho em ir buscar uma Spark mas terá que ser a 50 ou 60 porque o meu orçamento não dá pra mais :cry:
Boas pedaladas
 
Top