Ferias em Bicicleta --> Caminho Santiago - Caminho do Norte

Bike105

New Member
Anualmente é tradição dedicar alguns dias das minhas férias a pedalar. O ano passado distribui o tempo pela Travessia do Algarve e pela Serra da Estrela (ambas em autonomia e solitário).

Sou português, já realizei centenas de milhares de km por Portugal (continental) mas, quanto mais ando de Btt, mais tenho a certeza que não conheço Portugal. Por isso, tenho privilegiado a “circulação” por território nacional.

No entanto este ano existem duas novidades:
- Vou realizar um percurso, fora de Portugal, de diversos dias e de aproximadamente 900 kms Irun-->Finisterra. E dizem vocês: Epá isso é o Caminho de Santiago na vertente Caminho do Norte. Pois… para mim muito mais que isso.
Para mim, são +-14 dias a desfrutar do prazer de conseguir pedalar, de conhecer novos locais; gentes e paisagens fabulosas (pelas fotos que tenho visto) e da companhia…!

- A outra novidade é que a minha esposa vai-me acompanhar :hehe:. De bicicleta? SIM, vai mesmo de bicicleta!

Acontece que o seu (dela) maior handicap é as partes técnicas e descidas acentuadas. Então tenho de programar todo o trajecto por estradas, de preferência asfaltadas embora de 2º (Autonómicas) e 3º nível (Locais) de tráfego.

Logística
Este trajecto é para realizar em autonomia e para que não restem duvidas:
1.Familiares vão-nos levar a Salamanca
2.Vou eu e a minha esposa numa viatura alugada de Salamanca até Aeroporto S. Sebastian
3.No aeroporto entrego a viatura e é só pedalar até Finisterra. :twisted:

Como vêm é simples, talvez não muito barato já que vai ser na última semana de Julho e primeira quinzena de Agosto.
As dormidas podem ser em Pensões; Residenciais; Hotéis ou mesmo tenda de campismo (já faz parte da bagagem).


Questões
- Existe alguém que já tenha realizado este trajecto de bike e que tenha algumas dicas para fornecer?

Boas pedaladas
Bike105
www.bike105.com
 

Ludos

Benevolent dictator for life
Staff member
Provavelmente a pessoa mais indicada para te dar informações é o peregrino (Ricardo Mendes) , entre outras aventuras, ele já fez o caminho francês de santiago, podes ler o relato aqui, e o mais importante, em autonomia!

Vale a pena ler os relatos, creio que é lá que se fala em calças e manguitos, dada a imprevisibilidade do tempo mesmo em "alturas de calor", li os relatos por inteiro há uns tempo mas nunca na perspectiva de planificação, mas julgo que estão lá pormenores importantes, nomeadamente pormenores que ele descurou e se arrependeu, não sei se o percurso é +/- o mesmo se não (pelo menos em termos de região uma vez que vais optar pelas estradas), mas julgo que as dicas são válidas na mesma :wink:
Portanto a minha sugestão é que leias os relatos e fales com o Ricardo :wink:

Parabéns po teres persuadido a tua esposa :)

Boas pedaladas em férias :yeah:
 

Bike105

New Member
Ludos, obrigado pela dica.

Já visitei o site e, nestas coisas, quanta mais informação melhor. Realmente o caminho que quero efectuar é o do Norte, portanto diferente do que o Ricardo Mendes percorreu (Caminho Francês). Para uma melhor ideia das diferenças, em termos de peregrinos registados em 2005 (números redondos):
Caminho Francês = 70.000 peregrinos
Caminho do Norte = 4000 peregrinos

Já naveguei na procura de mais informação sobre a vertente Caminho do Norte ou Caminho da Costa, e os dados não são muitos. Em termos de tempo, como é junto ao mar, este é muito instável mesmo em Agosto. Também contrariamente ao Ricardo, e por motivos que já expliquei, vou realizar o caminho recorrendo a estradas preferencialmente asfaltadas. Numa das muitas buscas encontrei uma verdadeira pérola: Track Gps do Caminho do Norte.
Este elemento veio acalmar mais a minha ânsia na procura de dados, até aí limitada a uma reduzida informação de peregrinos pedestres. Estão lá todas as informações:
- Distancias; Etapas; Desníveis; Tempos.

Já me estou a alongar, mas para mim esta parte da logística também me dá muito gozo preparar.

Boas pedaladas.

Bike105

www.bike105.com
 

golfinho2

New Member
Boas

Em relação às estadias sei que o caminho francês tem muitos albergues.
Como estamos a falar de Espanha penso que o caminho do Norte também estará bem servido de albergues.
Pelo tenho ouvido são BB, bons e baratos.

Informa-te bem sobre o percurso e suas dificuldades pois talvez não tenhas que perescindir de andar em terra, mesmo tendo em conta as limitações técnicas da tua esposa.

Bom planeamento e melhor viagem

Rui
 

ICH

New Member
Imbecilmente, já tinha lido este tópico e não me lembrei que tinha um livro sobre este caminho.
O livro está em Castelhano e a editora é a Desnível.

O livro está virado para peregrinos a pé mas no final tem o caminho para cicloturistas em 12 etapas.

Se quiseres digitalizo estas doze páginas e envio-te desde que me deixes o teu e-mail.
 

Bike105

New Member
Olá Rui
O caminho do Norte está menos apetrechado de Albergues que o Caminho Francês, o que até se entende. No entanto, eles existem.
Quanto a dificuldades e tomando como referencia os relatos de alguns indivíduos que realizaram em pedestre quer o Caminho Francês, quer o do Norte, o mais difícil é o do Norte. Esta dificuldade traduz-se no acumulado de subidas. Alguns apelidam o caminho de Rompe Pernas.

Adquiri dois guias deste caminho:

CAMINO DEL NORTE. CAMINO DE SANTIAGO
Autor:CARLOS MENCOS
Editorial: INICIATIVAS PAMPLONA ISBN: 84-932958-5-X Precio: 18,00 €

VISITA EL CAMINO DE SANTIAGO POR LA COSTA O CAMINO DEL NORTE
Autor:ANGEL GONZALEZ
Editorial: EDITORIAL EVEREST ISBN: 84-241-0479-X Precio: 16,5 € Ver más

Em ambos os guias as recomendações de utilização de estradas asfaltadas, no caso de se utilizar bikes, são muitíssimo frequentes. Por algumas das fotos que já vi, existem locais cuja beleza é fabulosa mas, são realizados em caminho estreitos ao lado de escarpas junto ao mar. O que quer dizer que é exigido muita segurança no controlo da bike, coisa que a minha esposa não tem...


Olá ICH
Bom, já tenho os guias mas, a informação nunca é demais por isso se puderes fazer scaner a essas folhas e me enviares para este email bike105@bike105.com fico agradecido. Acontece que nos guias é sempre recomendado realizar o caminho em 13 dias. Além disso o track gps que tenho também representa 13 dias de percurso. Assim se aparecer outra alternativa de 12 dias será util.

Obrigado a ambos.

Boas pedaladas
Bike105
www.bike105.com
 

MONHO

New Member
estimado antonio santos.
este ano vou fazer o caminho do norte visto em 2006 ter feito o da prata e o português .
estive e ler a vosssa conversas e por acaso não tens por ai as 12 paguinas digitalizadas das 12 etapas de bike?
se poderes enviar era fixe
LTACASCAIS@MAIL.TELEPAC.PT

CARLOS MONHO
 

1999

New Member
boas
carlos se estás a pensar fazer o caminho do norte vai treinando a andar a pé porque vais precisar,ou então vais andar muito por asfalto.eu andei a rondar em 2006 e a coisa nao correu como era de esperar.nao tem nada a ver com o caminho francês,ali é do tipo ou andas a pé ou andas na estrada de asfalto.para mim esse caminho é para fazer a pé e nao de bike,é demasiado duro para nao dizer impossivel a nao ser que gostes muito de andar com a bike às costas.para mim como paisagem e envolvência é muitos pontos acima do francês e como tal a beleza paga-se caro.
espero que a viagem te corra bem.depois dá noticias.
 

helio69

New Member
A propósito deste assunto aproveito este tópico para divulgar um projecto que está em fase de execução.

Neste momento está em marcha o plano para preparar o Caminho Português Interior, numa iniciativa que junta várias câmaras municipais.

Nesta primeira fase será preparado o caminho a partir de Viseu, passando pelos concelhos de Castro Daire, Lamego, Régua, Sta. Marta de Penaguião, Vila Real, Vila Pouca de Aguiar e Chaves (acho que me estou a esquecer de algum concelho, pelo que peço desculpa).

O caminho irá passar essencialmente por caminhos de terra com poucas passagens em alcatrão. Serão criados Albergues em quase todos os concelhos (ou adaptar certas instalações nesse sentido), será criada sinalização, etc.

Neste momento ainda não se sabe a data em que o mesmo estará pronto, mas espero que seja ainda em 2007 de modo a que para o ano, se já tiver perninhas, eu possa fazer esse mesmo percurso!

Já sabem, ponham na agenda.

Já agora, se alguém estiver interessado em participar nos trabalhos\planeamento, e visto estar previsto que esta iniciativa se alargue a outras instituições/pessoas individuais, podem entrar em contacto comigo. Ao referir isto, estou a pensar em escuteiros, associações ou simplesmente interessados pelos caminhos de Santiago, de preferência destas zonas que referi em cima!
 
:ideia: Deviam era fazer caminho desde aqui o Algarve, isso sim é que era bom!

É bom saber que vão ser criadas condições para quem queira realizar essa etapa, nomeadamente alberges e sinalização, como existe em Espanha.

Força nisso, pode ser que ai vá um dia.
 

A-tR-oF-iA-dO

New Member
Boas Helio

Em Chaves e Vinhais estou certo de que há já algum trabalho feito no que toca sobretudo à marcação do caminho, até porque há uma variante do caminho do sudeste, (aka via de la plata que vem de sevilha) que "corta caminho" por Portugal, é um facto historico e que remonta a vários séculos atrás.

Eu participei no tour da castanha em vinhais em outubro, e passei por vários sitios onde tinha a concha em azulejo (como vemos nos caminhos na galiza) a indicar o caminho.

Quanto a Chaves, eu fiz este ano juntamente com 15 amigos os caminhos de santiago que ligaram Chaves - Santiago - Finisterra e partindo de chaves já se começa a ver que o caminho está marcado.

Mas é optima a perspectiva de que ha camaras que tencionam aproveitar todo o potencial turistico que a instituiçao "caminhos de santiago" representa, apoiando a contruçao de albergues e re-qualificando edificios publicos abandonados para esse fim.

Mal tenhas mais noticias sobre isso, acho que era interessante manteres a malta informada, pois estou certo que nao faltarão utentes desse caminho

Saudações!

José Pedro Carvalho
 

helio69

New Member
Não tenhas dúvidas que informo.

E volto a repetir o repto (para ti também) que quem quiser juntar-se ao projecto é bem-vindo, visto estar projectado que ele se "afaste" um pouco da alçada directa das câmaras para tudo funcionar mais depressa e integrar outras pessoas.

Tudo isto através de uma associação que se irá criar!
 
Top