Evolução no Btt - Como foi a vossa?

Mach 4

New Member
Olá a todos os Membros, Administração e repectivos Moderadores,

Todos nós que gostámos, adorámos e gozámos com esta modalidade sabemos que há/houve uma determinada altura que nos deu a certeza que subimos de nivél, que fomos para outro patamar. (Apesar de saber que a evolução é um processo contínuo e que proválvelmente não terá fim - "Aprender até morrer").
O que importa é que a isto chama-se de processo de EVOLUÇÃO, palavra tão proferida e ouvida neste nosso mundo, mas que se calhar muitos ainda não se conseguem orientar neste contexto.
Assim deixo aqui o desafio, para todos os que quiserem colaborar neste tópico, de contarem as suas experiências pessoais, e dos momentos que concrectamente contribuiram para a vossa evolução.

Vou dar o meu exemplo.

Os factores que mais influenciaram na minha evolução foram :

- Troca de pneus - Kenda 1.95 para Maxxis 2.10 + 2.0
- Troca de travões mecânicos/v-brakes Tektro para uns Shimano M575 hidrâulicos
- Troca de uns pedais de plataforma para uns de encaixe SPD 520 da Shimano
- Aprendi a inspirar/expirar melhor
- Aperfeiçoamento da condução da bike com o tempo/prática

Mas o mais importante de tudo continua a ser a busca do gozo, do limite, da adrenalina extra...da superação.
O maior retorno para mim foi a confiança, a segurança e a técnica que consegui extrair de todo este processo, e da forma como hoje ando de bike.
No inicio era um desajeitado...hoje a coordenação e sincronização em cima da bike já são tão simples e automáticas como a coreografia de um bailado.

Que diferença :) !!
Que espectáculo :p !!
Que emoção :D !!
Que...mais ha-de vir ;) .

E vocês?
Quais foram os factores que mais contribuiram para a vossa evolução até á data de hoje?
 
Last edited:

luis biclas

Elos Rápidos
Em 2 anos de prática de BTT, a minha evolução pouco teve a ver com a troca de material na bike, basicamente teve mais a ver com questões físicas:
- Aprendi a respirar melhor;
- Aprendi a gerênciar o meu esforço;
- Aprendi a "pedalar ";
- Aprendi a conhecer as dores.
Tambem ouve factores na troca de componentes que tiveram (têm) alguma influencia, como por ex:
- Troca de pedais de plataforma por pedais de encaixe;
- Troca da suspensão.
Não tendo sido estes factores dominantes na minha evolução.
Relativamente á condução, não posso dizer que evolui, uma vez que como ex praticante de BMX (incluindo BMX cross) me deu algum á vontade na BTT., conseguindo executar algumas manobras, com bastante facilidade, que nada têm a ver com o tipo de BTT que pratico (XC - Maratona), como por ex. Bunny-hops e drops, conseguindo facilmente transpor alguns obstáculos que me vão aparecendo, a única coisa que poderei acrescentar é que em relação aos trilhos técnicos fui aprendendo alguma coisa.
Á outros factores tambem importantes para a evolução, como por ex. o conhecimento das capacidades do meu corpo, ou ainda a capacidade de eliminar as dores que ia tendo, quer mudando componentes na bike quer alterando comportamentos, tipo de pedalagem, esforço, etc...
 

Kamoes

Active Member
Momentos marcantes:

Troca de travões: de shimano mecânicos para uns XT hidráulicos. Segurança a triplicar.
Troca de Suspensão: Duma XCM a molas para uma SID Race. Muito mais segura a descer, melhor comportamento a subir e bem mais suave. Retirou-me muitas das dores que tinha no fim da volta.

Destaco estas como as boas trocas que fiz na bike. Apesar de ser o mesmo quadro, o equipamento é bem diferente e nota-se na bike que tenho agora.

Em relação á perfomance, fui evoluindo, estagnei, e regredi. Agora, estou a voltar aos eixos, com treinos mais coordenados e uma alimentação melhor.

A nível técnico, é sempre a melhorar claro. Nesta parte tenho muito que melhorar ainda, mas reconheço que estou bem melhor do que estava quando comecei.


Abraço ;)

PS: comecei a fazer BTT em 2007.
 

tonyV

New Member
A evolução do "meu BTT" deve muito aos meus colegas do pedal. Puxaram e puxam por mim de forma saudável, dão me dicas, apoiam o pessoal mais cepo, etc.

Em termos de material passei de um SUVzinho para um verdadeiro 4x4...e com isso a técnica em alguns aspectos diminuiu, porque se tornou mais fácil fazer aquilo que fazia antes. Ganhei conforto, segurança e confiança.
 

nneves

New Member
Ora bem relativamente à minha evolução a nível mecânico tenho que realçar:
-Mudança das rodas para umas Mavic CrossRide
-Pedaleira Deore

A nível físico:
-reduzi muito o consumo de Agua consumida( Aprendi a bebe :))
-Ganhei mais técnica
-Aumentei a resistência
-Deixei de ser um menino (antes quando via uma subida a pique desistia logo agora tento subir o máximo)

Pronto acho que estes foram os factores mais importantes.
 

telmo gomes 23

New Member
Boas

Em relaçao a bike melhorei ou melhor comprei uma muito melhor ( Scott Aspect 45 )

Em relaçao a mim melhorei muito, aumentei a resistencia, diminui o consumo da agua ( as vezes nem lhe toco, mem para molhar o bico ), nas partes tecnicas é que tenho mais receio por causa dos "pezinhos presos" e nas subidas tenho de dar o meu melhor e tentar subir tudo ate a ultima. Posso agradecer muito as meus companheiros que me dao muito apoio, dao dicas, etc.

Boas pedaladas
 

andrextr

Active Member
Eu começei a fazer BTT há uns 15 anos com voltas de 10/20 km com bike de supermercado.

Sempre tive tendencia para aventuras e poucas ou nenhumas foram as bikes baratas que não rachei.

6anos mais tarde adquiri uma maquina de XC (Giant XtC) que uns anos depois voltou a rachar :D

Entretanto fiz 2 anos de estrada (curiosamente esta não rachou!!). Fiquei ganda animal raivoso a subir! Lembro-me de subir da Covilhã à Torre com média de 14,2 kmh. Felizmente isso passou-me e vendi a de estrada.

Ao desfazer-me da de estrada, comprei uma suspensao total (Trek FUEL) pensando que ao amortecer os impactos o quadro já não rachava.... A teoria era boa, mas na pratica os estrondosos 63mm de curso traseiro real em nada evitaram que as escoras fossem com o caraças duas vezes (pelo menos não foi preciso trocar o quadro todo).

Já com medo que a bike se desfizesse em peças durante uma volta, adquiri uma Specialized Pitch com 150mm de curso e entrei no fantastico e maravilhoso mundo do desconhecido, que é o Enduro/AM (eu acho que sempre tive nele, mas com as bikes erradas).

Agora que tenho uma bike de Enduro e que desço com mais à vontade, começei a entrar no fantabulastico e também maravilhoso mundo, que é o mundo do Freeride-muito-ligeiro-para-nao-me-aleijar :D

Será que a Pitch aguenta? Vamos aguardar..... Entretanto voltei a subir que nem um animal (dentro das carrinhas) :D
 

Jota 21

Member
Desculpem a pergunta: vi aqui 2 ou 3 colegas a dizer que diminuíram o consumo de água e mesmo que quase não lhe tocam. Não percebo. É um factor que mostra evolução no BTT? Os líquidos perdidos em esforço não devem ser repostos com o consumo de água e bebidas isotónicas? Eu saio de casa com 83Kg, bebo 1,5 ou 2 litros em 3 horas, e chego a casa com 82Kg. Ou seja o que perco pela transpiração é mais do que o que é reposto pela ingestão de líquidos...
E então? Devemos ou não beber água? Eu diria que sim mas se tiverem explicação para o contrário, agradeço.
 
Vivas!
Desculpem o off-topic... mas a ler alguns posts fiquei "assustado" e como tal...
existe um lema utilizado por grandes ciclistas/bttistas e que é uma lição que diz tudo:
"Beber antes de ter sede, comer antes de ter fome":);)

Boas pedaladas!
Cumps,
Pedro
 
Last edited:
Entrei no mundo do BTT em 2006/07 através dos desafios de um amigo, comprei uma Gary Fisher Wahoo que acompanhou-me até este ano em várias aventuras! A minha evolução centrou-se em grande parte em conhecer o meu corpo, o que suporta e o que é capaz de dar. Devo-o em muito ao ginásio, mais concretamente ao spinning que me ensinou a pedalar conforme a exigência e a gestão do meu esforço.

Ainda sou um pouco trapalhão quando a força nas canetas não é muita :D mas em termos de controlo da bicicleta nos vários obstáculos que me aparecem, evoluí com a experiência, sustos, sangue frio e muita vontade!

A melhor aquisição que fiz até hoje, os pedais de encaixe! Consigo ter uma maior eficiência a pedalar, pode-se usar os 360º para puxar/empurrar ;)

A bicicleta é importante na evolução, mas penso que 80% dessa evolução depende de nós
 

Jota 21

Member
"Beber antes de ter sede, comer antes de ter fome":);)
Pedro

Tudo bem. Deixar de beber não parece enquadrar-se nessa máxima... e quando percorremos distâncias de 40 ou 50 Kms concerteza teremos que ir bebendo não só antes de ter sede mas ao longo do caminho.
Só falei aqui nisso porque como disse antes vi aqui posts em que diziam que bebiam muito menos água ou quase não lhe tocavam;)
 

Jota 21

Member
Falando agora no assunto do tópico posso dizer que a minha evolução é semelhante a muito (quase tudo) do que por aqui li. Espero evoluir muito mais com uma bike nova que está para breve.
Um aspecto que gostaria de salientar em relação à evolução com o BTT é o da confiança. Não noto só em cima da bicicleta mas em muitos outros aspectos da minha vida. Não sei se já aconteceu o mesmo a alguém...
 

nneves

New Member
Não atenção eu não deixei de beber lol só que ainda me lembro na primeira meia maratona de 30km cheguei a beber 3l de agua porque não sabia beber, agora o que acontece é o seguinte bebo de forma regular de maneira a nunca ficar com sede.
 

tozas

New Member
Penso que a evolução no btt relativamente a troca de componentes é uma situação normal, quase necessária. A troca de componentes esta ligada à evolução do bttista, quanto mais este evolui mais alterações faz na bike para "acompanhar" a sua progressao.
A minha evolução reflete-se não na troca de componentes mas sim na troca de bikes, ou melhor no meu andamento.
Comecei à 6 anos com uma rigida, uma gt avalanche 3, logo me apercebi que precisava de algo mais. Troquei por uma mondraker foxy, o que me encheu as medidas na altura. Tempos depois voltei a trocar de bike por uma santa cruz heckler, " não volto a torcar de bike " disse eu na altura... Estou a tratar de a trocar agora por uma de curso mais reduzido. :)
Acho que isto não se deveria chamar de evolução mas sim de fases. Fase de aprendizagem, conhecimento, fase da maluqueira e agora a fase dos kms quantos mais melhores.
A evolução deve ser medida quanto a performance do bttista, quando sempre pratica a mesma modalidade. Agora todos evoluimos no mesmo sentido, mais resistencia, mais experiencia.

Abraços e boas pedaladas
 

luis biclas

Elos Rápidos
Boas

Em relaçao a bike melhorei ou melhor comprei uma muito melhor ( Scott Aspect 45 )

Em relaçao a mim melhorei muito, aumentei a resistencia, diminui o consumo da agua ( as vezes nem lhe toco, mem para molhar o bico ) (...)

Boas pedaladas

Diminuir o consumo de água é evoluir?!?!?!
Amigo, desculpa mas diminuir o consumo de água na pratica de desporto não é considerado evolução muito pelo contrario, é regredir e nem sequer é saudável, alias o consumo de água ajuda a evitar muitas dores.
 

Mach 4

New Member
Pessoal, para esta questão do consumo de água e demais alimentos o melhor será consultarem a secção de "Saúde e Treino" onde muitas dúvidas serão fácilmente esclarecidas.
Um amigo meu das pedaladas também começou a racionar o consumo de água e eu percebi logo o porquê - foi somente por uma questão de peso.
Como trocou de pneus (para tubless) deixou de precisar das câmaras de ar e por isso começou por deixar o camelback em casa e a re-utilizar o bidon da água (que já tinha posto de lado). Resumindo, quer levar consigo menos coisas/peso e como sabemos um bidon de água leva pouco mais de 1/3 da quantidade de água de uma mochila de hidratação. Será isto correcto? -Acho que não, pois assim o diz 70% do nosso corpo.
Só espero que nenhum de vocês passem pela infeliz e traumática experiência de ficarem desidratados...é bem pior que uma insolação e bem mais perigosa também.
Já se esqueceram da razão porque os Comandos Portugueses foram extintos?
Bebam sempre, com calor ou frio e em quantidades minimamente aceitáveis.

De resto estou a gostar bastante de ler as vossas experiências.
Continuem.
 

renatosilva

New Member
Viva, a minha evoluçao partiu de:
1º aprendi a andar de bike numa BMX laranja brutal (nunca se eskece a 1ªbike)
2º quando tive altura suficiente começei a pedalar numa pasteleira que era da minha mae quando era nova. Já sonhava andar na de ciclismo do meu tio mas a altura nao permitia.
3º passados uns aninhos lá consegui chegar aos pedais da Orbita de ciclismo e começei a dar umas voltinhas maiores.
4º a orbita foi considerada velhinha e foi para a reforma e adquiri a BH Sierra Nevada em 2004, até agora foi a evoluir pernas e componentes ;)
Proxima fase talvez a troca de quadro :D

Abraços
 

Marco Nunes

Active Member
Boas.
A minha entrada e evolução no BTT começou já há alguns anos, mas nem sempre estive activo. Aos 14 ou 15 anos os meus pais compraram-me uma bike de btt sem suspensão (naquela altura era raro), mas toda bonitinha e com 18 velocidades. Depois com a evolução das coisas e influência dos amigos começei a resolver problemas na minha bike desde mudar camaras de ar, remendá-las, cabos, desmontar para pintar o quadro, comprar um ou outro componente, etc, etc, etc e eu e a malta davamos boas passeatas pelos campos. Comprei a minha primeira bike com o meu orçamento há aprox. 7 ou 8 anos e desde aí nunca mais parei, pois fui comprando um ou outro componente (suspensão, quadro, etc) para melhorá-la. Ainda andei assim mais 3 ou 4 anos até que comprei a minha Berg Dirt Pro 000 em promoção. Há cerca de 2 anos virei-me também para a Suspensão total e neste monento tenho 2 meninas a meu gosto e levam-me por aí todos os fins-de-semana com o grupo de amigos. É um desporto que gosto bastante e divirto-me a sério com o excelente grupo de amigos que tenho. Espero poder continuar a praticá-lo durante muitos anos.

Fiquem bem e boas pedaladas.
 

Mach 4

New Member
Marco,

Revejo-me em muito do que dizes.
Para além do mais também tenho 2 bikes, tendo sido a 1ª a Berg X-Pro 2 e sendo a 2ª também uma de suspensão total.
Ou seja 2 meninas ao meu gosto que, como tu, também me levam a divertir imenso por esses trilhos fora.
Continua assim amigo.

P.s - Vou muitas vezes passar férias mesmo aí ao lado.
 
Top