eTrex VISTA Hcx

shido

New Member
acabei de comprar o HCx, agora estou com dificuldades para me orientar a por mapas e a funcionar com ele.

alguem me pode dar uma ajuda?

abraço
 

jlalmeida

New Member
Ajuda vais sempre encontrando por cá. Tens é q ir colocando dúvidas específicas.
Mas por estes tópicos vai-se encontrando muita informação intererssante e útil.


Abraço


Já percebi que ninguém tem resposta para a minha dúvida acima... :cry:
 

Maddox

New Member
Boas,

jlalmeida, tens um vista hcx, certo? Ou será um legend?

NRibeiro, vai colocando dúvidas mais especificas

Apesar de não ser nenhum especialista vou dar algumas dicas. Espero que sejam úteis.

Para carregar mapas, tens de os arranjar. Ou na net (citynavigator 2009 para a europa) ou então podes comprar um cartão na "loja do GPS" carregado com o mapa de portugal, curvas de nível e mais uns POI (pontos de interesse). Dá uma vista de olhos no site dessa loja

Quanto a carregares percursos, podes usar o sw trackmaker que é gratuito ou podes tb usar o mapsource da garmin para o mesmo efeito.

Cump
AA

O Trackmaker permite visualizar o percurso no google earth.
 

jlalmeida

New Member
Isso mesmo MADDOX , Tenho o vista HCx e acho estranho quando faço uma pausa "adormece" e por vezes nem forçando a actualização dos mapas ele lá vai.
cumps
 

fitibomba

New Member
Boas!

Adquiri um etrex vista hcx e isto tudo ainda me mete um pouco de confusao.

Se bem percebi é necessário carregar mapas para o gps para que este nos sirva de algo, estarei correcto?

Aproveitei e já tenho alguns tracks de percursos que gostaria de fazer mas mesmo tendo um track é necessário ter por base um mapa desses tipo city navigator?

Ultima questão alguns desses tracks q obtive dizem que estão trancados. Já li aqui que é devido a terem mais de 500 pontos. Haverá maneira de contornar isso para aproveitar esse mesmo track?

Cumps
 

ARTILHEIRO

New Member
Viva.

Os mapas dão jeito para saberes por andas e por onde passa o track. Deves ter um mapa por defeito.

A limitação dos 500 pontos é contornável retirando do track inicial pontos que 'não interessam' e criar um novo track com 500 pontos. É esse track que depois carrgas no GPS e usas. Pode usar o SW da Garmin para o fazer.

Abraço.
 

fitibomba

New Member
Realmente já reparei que tem algum mapa já pré-instalado.

Agora fiquei foi um pouco confuso quanto a apagar pontos só para reduzir o número total. Como sei quais apagar sem perder informação "valiosa"?
 

ARTILHEIRO

New Member
Viva.

O Sofware faz isso por ti em função de alguns critérios como sendo a distância entre pontos garantindo que não se perde informação importante. Naturalmente o algum detalhe perde-se mas não é relevante. Se o track original for muito longo então aconselho-te a dividi-lo em vários, cada um com 500 pontos.

Abraço.
Artilheiro
 

diogomota

Member
Boas :p Acho que neste tópico há algures uma referencia a um software que consegue dividir os tracks com mais de 500 pontos.
Pode ser uma opção para tracks muito grandes onde se reduzires o numero de pontos podes perder a qualidade do mesmo. Acho que se chama gpx track spliter
 

fitibomba

New Member
diogomota said:
Boas :p Acho que neste tópico há algures uma referencia a um software que consegue dividir os tracks com mais de 500 pontos.
Pode ser uma opção para tracks muito grandes onde se reduzires o numero de pontos podes perder a qualidade do mesmo. Acho que se chama gpx track spliter

Ah no site gpsies de onde tirei alguns tracks tem la uma opção que reduz os pontos para os 500...se calhar já deverá dar. Esse software que referiste desconhecia portanto para não ficar no meio do monte acho que vou também utilizá-lo "just in case"... :twisted:


Outra dúvida poe-se no seguinte: O mapa que vem de origem com o gps julgo q tem algumas falhas do genero dizer-me que naquele momento estou na rua X quando na verdade me encontro um pouco longe dessa rua. Isto deve-se ao facto de não ser um mapa muito detalhado pra cidade??

Para mapas detalhados para uso automovel aconselham o city navigator nt ou outro?

Só para finalizar mais outra questão de noob...Quando pretendem seguir um track de outra pessoa basta usar a opção "trackback" e "seguir estrada" certo?

Fico a aguardar as respostas :mrgreen:

Cumps
 

ARTILHEIRO

New Member
Viva.

Quanto aos 500 pontos, o próprio SW da Garmin (download gratuito) faz isso.

Pode ser por trackback mas segundo o track ou simplesmento colocando o track no écran e tentar :) que o indicador de posição não saia muito lá de cima. Neste caso convém ter em atenção o sentido que se quer ir.

Abraços.
Artilheiro
 

diogomota

Member
Eu no meu nunca usei o trackback, simplesmente passo o track , faço zoom e ando sempre com o indicador de posição em cima da linha do trajecto :mrgreen:
 

fitibomba

New Member
Ah bom isto é mesmo novidade.

Então se calhar não estou a usar bem a opçao.

Mas de resto é follow road e não off road senão aquilo faz-me uma recta até ao ponto de destino certo?
 
Boas, também eu tenho este excelente GPS...

Quanto à limitação de pontos, pode ser ultrapassada, colocando o track como active log que permite ate 10.000pontos, é claro que só da para um track de cada vez, portanto isto torna-se especialmente util para tracks de longa duração 100/200/300km!!! O programa que utilizo para fazer isto é o Compe GPS Land, tem uma opção, enviar para o gps como active log é bastante trivial de utilizar (pelo menos para este fim).

A questão do suporte, existe e é até bastante barato!!!

http://www.lojadogps.com/index.php?...ufacturer_id=0&option=com_virtuemart&Itemid=1 !!!!
Atenção que este suporte, pressupõe que tenham o clip que vinha com o gps que permite encaixar no suporte!!! Tenho um e posso dizer que já fiz trilhos bastante violentos (em termos de vibração no guiador) e até hoje ZERO problemas, muito menos o gps saltar ou algo do género!

Já agora informo que felizmente já alguém criou cartas topográficas para GPS garmin e que ainda por cima disponibiliza de forma gratuita! também já testei e posso dizer que estão um show! Muito mais completos (em termos de ruas e estradas) que o próprio citynavigator 2010, para além de ter curvas de nivel e outras coisas de topografia. A unica desvantagem(?) é que não é roteavel (por opção do criador), mas podem sempre andar com ambos os mapas ao mesmo tempo no GPS. A pedido do criador não posso divulgar o site onde podem fazer o download e acompanhar o projecto, mas é uma questão de me solicitarem por PM.

Cumprimentos, Pedro
 

carlos pias

New Member
Boas
Eu também tenho um e Trex VISTA Hcx e nunca tive problemas com o suporte de guiador, sendo que é muito boa opção o suporte para o avanço.
Já agora como é que entro em contacto com o PM, os mapas davam-me jeito. (carlos.puff@sapo.pt)
boas pedaladas.
 

carlos pias

New Member
Boas
Obrigadão Pedro Pinto pelo mail.
aproveito para corrigir que o suporte de que falas, e que está á venda no site sugerido, é para os guiadores de maior diâmetro, pois com o clip que é fornecido no gps o mesmo fica de lado(paralelo ao guiador) o que torna a visibilidade complicada.
boas pedaladas
 
Top