Estetica ou propósito?

Loki

New Member
Uma das coisas que me despertou curiosidade na minha bicicleta foi o facto dos dois cabos que passam por debaixo do quadro se cruzarem. O do desviador da frente e o de trás.
Na altura depois esqueci-me de perguntar, mas existem algum proposito para tal cruzamento ou é estético?


um abraço ;)
 

NetWarrior

New Member
Não percebi bem a tua questão... mas normalmente esse cruzamento de cabos por debaixo do quadro e vai cruzar a ca frente na testa da bike .... tem um proposito que é fazer com que desta forma as bichas não toquem no quadro.... ficam desviadas mais para fora do que se fossem paralelas.... percebes?
 

Fireblade

New Member
NetWarrior, o que o Loki quis dizer foi:

A Hardrock por baixo do quadro tem dois cabos (dos desviadores, tras e frente) que vão desde a zona da testa do quadro até ao fim do mesmo...
E eles no tubo central do quadro (por baixo) cruzam-se...

A pergunta é se este cruzamento é só pelo facto estético ou tem alguma finalidade?

Para mim, que conheço este facto (tenho uma Hardrock), isto não tem qualquer tipo de factor estético/visual, pois estao numa parte do quadro em que só virando a bike ao contrario sao visiveis...
:roll:

:wink:
 
cá prar mim foi engano mesmo a qd da montagem! Pq nao faz sentido, 2 cabos cruzarem-se (qto mais nao seja, q um a raspar no outro, causa desgaste)! Além de q, é possivel monta-los sem se cruzarem!
 

frezite

New Member
houve uma altura em que ouvi isto e é capaz de ter razão...

antigamente os cabos passavm todos por baixo do quadro... ora esse tubo tem mais contacto com elemntos da natureza... mais concretamente a lama... e isso fazia com que as mudanças não funcionassem tão bem... o cruzar os cabos fazia com que eles roçassem entre si... não dizando acumular tanta lama... se funciona... não sei mas lembro das alturas em que diziam que sim... actualmente e por causa desse motivo passaram os cabos na maior parte das marcas para o tubo superior... ah esquecim de dizer... que cruzados ficavam tb com menos atrito a objectos como ramos etc que pudesse entalar entre os cabos e o quadro...

espero ter esclarecido a dúvida ( a 1ºvez que vi isso foi numa kona vindo da ciclonatur...)prá aí em 97

um abraço

Rui
 

Loki

New Member
Essa do limpar a lama parece bem esgalhada :D.

De qq forma, hoje tive a olhar bem e vi que se os cabos não se cruzassem ficavam quase a sair do quadro. Isto porque entram ao lado:
hr1.jpg
hr2.jpg

(como se pode ver)

Mas tb não percebo é porque continuam a meter o cabos por baixo.. :roll:


Tks pessoal! ;)
 

frezite

New Member
a minha já não mete os cabos por vbaixo... é uma bh... sei que a scott tb não... actualmente já há muitas marcas que não metem...


um abraço

Rui
 

Ludos

Benevolent dictator for life
Staff member
frezite said:
a minha já não mete os cabos por vbaixo... é uma bh... sei que a scott tb não... actualmente já há muitas marcas que não metem...


um abraço

Rui

Curiosamente a Specialized insiste em faze-lo, sempre foi uma cena que nunca curti muito, é uma zona sujeita a muitas adversidades e consequentemente deve originar mais desafinações.

No outro dia recebi a Newsletter da Trek e reparei que na Fuel EX9 também adoptaram essa situação de passar o cabo por baixo do quadro, a Trek anda-me a falhar :twisted:

Enfim, os homens lá sabem, pelo menos percebem mais disto que eu :wink:
 

Peso-Pluma

New Member
O facto de os cabos cruzarem entre si tem uma certa finalidade!
Eu por exemplo na minha Giant cruzo os cabos(debaixo do tubo horizontal).
As Specialized também veêm assim, isso porque?

Voçês nunca repararam porque é que as bichas roçam tanto no quadro?
Normalmente cruza-se os cabos que é para se puder por a bixa do lado oposto de onde veio a bicha(ex: bicha que vem do manipulos esquerdo e vai entrar no terminal direito do quadro), isto é para evitar o tanto 'comer' o quadro.

Não sei se perceberam, amanha se puder posto aqui uma foto para verem.

abraços

Pluma
 
Percebi o q keres dizer!
Por isso é q tenho fita isoladora na zona do quadro perto da caixa de direcçao.. para o contante "roçar" e bater da bicha nao causar desgaste na pintura!
 

Fireblade

New Member
Para todos perceberem a "essencia" da questão, aqui ficam umas fotos que tirei na limpeza geral do mês à bike...
Vejam e já percebem melhor o que é posto aqui em questão.

Testa do quadro, onde começa o "cruzamento"
Hr%20cabos_02.JPG


Meio, onde o "cruzamento" já está feito.
Hr%20cabos.JPG


E...Final do "cruzamento".
Hr%20cabos_01.JPG


Cumps. :wink:
 
Top