Estalos e ranger no pedaleiro

dand25

Active Member
A minha esta no mesmo e limpei-a toda e coloquei fita teflon nas roscas dos pedais, que sao novos, uns m520 que estranhamente nao rodam muito, parecendo estar algo presos, e desapareceram durante prai 30/40 km´s, no entanto ja estao a querer voltar outra vez.
 

Skyforger

New Member
Ora viva!

Após ler parte deste tópico, venho ver se alguém consegue ajudar-me. Andava a notar um estalido vindo do eixo pedaleiro, principalmente quando aplicava mais esforço. Levei a bicicleta à loja, não deram muita importância ao assunto e apenas lubrificaram pedais e a pedaleira, mas sem a desmontar. Como nessa altura o barulho ainda era algo insignificante e intermitente, acabei por aceitar a explicação e a coisa foi andando. No entanto, hoje ao dar uma volta pela serra com bastante lama, água e humidade à mistura, o estalido transformou-se num ranger assustador. A cada pedalada com mais força, era um ranger bem audível vindo da pedaleira/eixo pedaleiro, ao ponto de me deixar assustado pois parecia que o quadro se ia partir a qualquer momento. Não é um ranger "metálico", mas sim algo mais "plástico", como que se estivesse algo a moer no interior do eixo pedaleiro. Trata-se de um quadro em carbono e fiquei com receio de ser alguma rachadela no quadro, mas não encontrei nada. O que acham que pode ser isto? Como o posso resolver?
 

caretos

New Member
Antes demais e hollowtech ? O som que ouves de vier de dentro do movimento pedaleiro pode ser algo como rolamentos gripados , ou então pode ter sido agua que tenha entrado dentro dos rolamentos e os tenhas deixado a trabalhar mal , o que te aconselho e tirar o pedaleiro , e o movimento pedaleiro e lubrificar tudo , se o ranger não passar levares a uma loja e pedires para te fazer uma revisão a isso .
cumps
 

Skyforger

New Member
Sim, é hollowtech. Pois, também levo para que sejam rolamentos gripados. Já que falas em água, deduzo que não seja normal ficar com água dentro do quadro sempre que lavo a bicicleta ou quando ando à chuva? Inicialmente pensei que a água entrasse pelos parafusos do suporte de bidon, algo que já corrigi. Mas o problema persistiu. Ainda há pouca lá tive de virar a bicicleta ao contrário para deixar sair água pelo tubo de selim. Já dei voltas e voltas ao quadro e não vejo qualquer ponto por onde o qual a água possa entrar, a não ser pelo pedaleiro. Poderá ser também daí que resultou o tal ranger, que hoje foi mesmo muito intenso.
 

caretos

New Member
Sim se calhar os orings que isolam os rolamentos do eixo pedaleiro foram a vida e agora deixam entrar agua , o que faz com que os rolamentos percam a lubrificação e aparece o ranger , e fiques com agua depositada dentro do quadro , acho que devias ir ao mecânico para ele ver isso , ou então tu mesmo verificares isso tirando o movimento pedaleiro e verificando os orings
 
Top