Espigao de selim escorrega

brejero

New Member
Boas pessoal, ao andar está me a acontecer uma cena marada, o meu espigao de selim (Pro XCR) esta a escorregar para dentro do quadro, de referir que tenho la um redutor de 29.8 > 27.2 e é tudo apertado com um aperto de espigao KCNC. A duvida é mesmo o que fazer para o espigão não mexer do sitio é que por mais que aperte ao levar porrada da boa a bike ele acaba por mexer 0,5 - 1 cm
cumpz
 

SURFAS

New Member
Limpa o tubo do espigão, do quadro e o redutor com um desengordurante. Volta a colocar tudo sem massa consistente, aperta convenientemente o aperto e experimenta. Se continuar a mexer experimenta passar areia pelo espigão de selim.

Se o espigão for de carbono tens de aplicar uma pasta própria para componentes de carbono.
 

JMCM

New Member
Bom dia,

O que eu faria era o seguinte:

Limpar o espigão e o redutor com um desengordurante.

Em seguida aplicar massa Shimano Anti-Seize (ou equivalente para carbono).

Espero que isto resolva. :)

Boas pedaladas!

PS: na verdade é o que eu uso ;)
 
Last edited:

jmdcfigueiredo

New Member
E montares um espigão 29.8 e esqueceres o redutor?
Quanto mais coisas tiveres maior a probabilidade de problemas mas limpando tudo bem limpo és capaz de resolver isso.

Um abraço
 

brejero

New Member
Obrigado desde ja pelas respostas, quanto ao aperto está bem apertado, vou mesmo limpar de novo bem o espigao e o redutor e aplicar o tal Shimano Anti-Seize, ja agora JMCM isso da para carbono?
 

SURFAS

New Member
Se o espigão é de carbono tens de aplicar algo como isto, o anti-seize é apenas para metal contra metal.

PaceRC005Grease.jpg


Por vezes a culpa é do aperto!!
 

SURFAS

New Member
O anti-seize evita o "colar" do metal com outro metal!! A maioria coloca massa lubrificante, mas o anti-seize é melhor para espigões de selim, eixos pedaleiros, pivôs das suspensões, caixas de direcção.
 

oliana

Active Member
Um espigão com a medida adequada e um aperto rápido ou outro como deve ser (não daqueles lights que só enfeitam) e fica resolvido de vez.
Coisinhas levezinhas tipo braçadeiras de plástico para poupar 5 g ? Não me parece boa opção. Então malta com bom peso ainda menos.
Eu coloco massa igual á das caixas ( com teflon) , na ponta do espigão, para evitar estalos, e ele não desce 1 mm. Nem cola.
Claro que é uma opção pessoal.
 
Last edited:

JMCM

New Member
Boas,

Desculpem a confusão, achei que o espigão era de metal, como o SURFAS disse:

Se o espigão é de carbono tens de aplicar algo como isto, o anti-seize é apenas para metal contra metal.

PaceRC005Grease.jpg


Por vezes a culpa é do aperto!!
 

brejero

New Member
ja limpei tudo com desengordurante,realmente andava la algum tipo de gordura, agora a ver se arranjo pasta dessa pa carbono

Ja agora o dito espigão, o aperto e o redutor
25052010077.jpg
 
Last edited:

brejero

New Member
optei por fazer algo caseiro, uma volta de fitacola grossa a volta do espigao, custou a entrar dentro do adaptador, axo que assim ja nao mexe do sitio . loool
 
Boas,pessoal, gostava de ajudar mas tenho um problema quase igual,o meu espigao estala, vai sempre a dar estalos quando ao no monte,esta bem apertado, alguem tem soluçao.
Cumprimentos
 

brejero

New Member
é pa isso a mim parece-me o espigão para la do limite mínimo de inserção.. ou tens isso com tubo com fartura la pa dentro?
 
Nem esta muito dentro, nem esta no limite, vou trocar a abracadeira de aperto por uma mais larga a ver se resolvo, ja tenho o quadro a estalar.
cump
 

shadowplay

New Member
Bom dia!

Tenho uma bicicleta com quadro em carbono e um espigão de alumínio. Qual é a massa que aconselham para colocar, para proteger o material e não permitir que o espigão escorregue?

Nas últimas vezes que utilizei a minha bicicleta o espigão desceu sempre, e estava bem apertado :(
 
Eu tenho quadro de aluminio e espigão de aluminio, mas na Scott Genius devido à inclinação do espigão o mesmo estava constantemente a descer.

Mas com a colocação da massa de carbono da Finishline - Carbon Fiber o problema ficou resolvido. Há de várias marcas, é uma questão de ires a uma loja de artigos de btt e perguntares.

Abraço,

BM_Pereira.
 

essence_s

New Member
Exacto , essa é uma solução, a outra é reparar se o aperto do espigão é dos finos e colocar um mais largo, logo mais superficie de aperto.
 
Top