Espigão e Avanço em Carbono

DarknightOM

New Member
Olá a todos.

depois de umas conversas e de ouvir algumas opiniões, acho que é desta que meto o espigão do banco em carbono e o avanço.

Para já vou optar por comprar primeiro o espigão do selim.
Tenho um BBB de alumínio , nada de mais , mas depois de umas conversas lá me deram a volta que o de carbono alem de nao ter a "fadiga" do alumínio , ajuda mais no conforte e na absorção e irregularidades dos caminhos.
( já agora a vossa opinião tambem é bem vinda)

ou seja, quero entao trocar por um espigão de carbono 31.6x400 ( poderá ser 350 , mas tenho preferência por 400 já que 350 vai ficar mesmo no limite de entrega dentro do quadro)
Algo que seja leve mas nao seja um absurdo de €uros

quanto ao avanço , pode dar também opinião, avanço de 80mm
 

xmeiro

Member
Saudações.

Essa de o carbono não ter a fadiga do alumínio tem que se lhe diga. As peças de fibra de carbono não se vão de facto comportar da mesma forma aos esforços, mas se numas características são melhores noutras são piores.

Eu já parti muitas peças de fibra de carbono (mas num outro desporto) e se há sítios numa bicicleta onde nunca hei-de o usar é em espigões de selim e guiadores.

Porquê? Simplesmente porque em peças desse tipo a capacidade de "avisar" das peças de alumínio é maior, enquanto o carbono tem, na minha experiência, mais tendência a falhar de forma súbita e catastrófica, quando comparado com a tendência do alumínio a perder rigidez, dobrar e começar a fazer barulhos.

Mas isto sou eu - cada um com suas manias. E como tal acaba por ser questão de preferência pessoal.


Quanto à absorção de vibrações e impactos no espigão de selim é preciso ter em conta que há espigões de carbono concebidos especificamente para isso mas também há deles concebidos para serem o mais rígidos possível, pelo que se torna importante teres cuidado na sua escolha. Sobretudo tendo em conta o grande diâmetro do espigão que a tua bicicleta usa ele vai ter tendência a ser bastante rígido.
 

DarknightOM

New Member
de facto a minha teoria sempre foi idêntica, que nunca iria usar espigões e guiadores de carbono.
pelos motivos que falas-te acima.
Sempre optei em todas as bikes por usar de alumínio, tentando ganhar algum peso com alguns mais leves.

mas agora surgiu essa opinião de mudar o espigão, o meu dado o diâmetro dele, vai ser mais rijo e com menos "flexão"

Ver se aparece mais alguém a dar a sua opinião.
 

xmeiro

Member
Algumas equipas profissionais de estrada quando preparam etapas com mau piso por vezes trocam os espigões aero por redondos com adaptador.
Se calhar puseres a hipotese de recorrer a um casquilho adaptador iria permitir-te aumentar muito o leque de opções. Pelo menos em medida 27,2 há muita coisa feita para ser mais confortável, como por exemplo o Cannondale SAVE, que tem mesmo formato especifico para permitir a flexão - pelo que me lembro acho é que o preço dele não é muito "convidativo".

Lembro-me de ver online um artigo (que já procurei mas não encontro) em que testaram varios desenhos de espigão e para além da influencia do material e diametro também referiam que os espigões com maior offset ao serem forçados de forma mais desviada acabavam por também ser mais fléxiveis e confortáveis (raios parta não conseguir encontrar a página web com o teste).
Dependendo da posição em que usas o selim também pode ser algo a ter em conta.
 

edununo

Well-Known Member
Já parti um guiador de carbono numa queda. O guiador bateu violentamente numa zona de empedrado e partiu uns 5 cms na ponta. De resto zero problemas.
Não tenho receio de usar espigões e guiadores de carbono. Não uso é replicas pois a sua proveniência é sempre duvidosa.
Avanço em carbono não se justifica. São caros e acabam por ser mais pesados que os de aluminio.
 

DarknightOM

New Member
indo para esses adaptadores de espigão..e para mim é facil fazer uma vez que sou torneiro ( se for barato nems e justifica fazer claro).

que espigão de 27.1 ou de outra medida aconselhavam ...
 

xmeiro

Member
Encontrei!

Para quem perceber inglês (ou se contentar com traduções online) é googlarem "From the pages of Velo: Getting the most of your post".


 

Jocas22

Active Member
eu acho que tanto se parte o aluminio como o carbono. O que nao faltam são casos de ambos a ceder, quadros ou componentes. O carbono é SEMPRE mais confortável.

Tambem acho que avanços de carbono é deitar dinheiro fora, muito caros, pesados.

Espigoes é só pelo conforto porque senao o aluminio/scandium arranja-se mais leve e barato.
 

DarknightOM

New Member
thanks xmeiro , vou dar uma vista de olhos nesses testes.

eu quero mudar o espigão pelo facto de conforto, claro que aproveito e tiro peso á bike, mas o objectivo principal é o conforto
 

synclever

Member
Uso espigão de carbono em todas as bicicletas. Na de estrada é onde se nota bem a diferença a nível de conforto.
Já vi espigões de alumínio a partir sem ter sido numa queda e sem avisarem. Não tenho medo nenhum em usar carbono.
 

edununo

Well-Known Member
Dos que tive, o que mais gostei foi o Easton EC90. Na medida 31.6 por 400mm pesa cerca de 200g mas com uns toques (ie troca do sistema de aperto por Yokes KCNC e berço SMUD) fica nas 160g.
Outra curiosidade é que se é para fazer o que fiz ao EC90, mais vale comprar o EC70 que é mais barato. O tubo de carbono é o mesmo mas o aperto do EC70 é mais pesado. Um EC70 com as mods indicadas fica igual ao EC90. Eu tive sorte e apanhei na antiga Kompressor uma super promoção no EC90.
 

Jocas22

Active Member
tambem tenho o espigao ec90 na de estrada é um conforto brutal... e adorava o meu ec90 guiador na de btt, o carbono da easton é muito bom.
 

DarknightOM

New Member
parecem porreiros , e não são muito caros.

estava a ver tambem este

WOODMAN Seatpost Carbo SL PLUS , custa á volta dos 75€ numa certa loja.. e pesa 178gr ( pelo fabricante)
 
Top