Energia Vs Calorias

Vrum

New Member
Boas Pessoal .

tenho andado 2 x por semana de BTT o meu objectivo é perder peso o que não tem acontecido.
pois tenho usado umas barras de energia geralmente no meio e fim da volta já sinto-me sem energia e realmente elas ajudam bastante .
como devo de alimentar antes e durante o Passeio de modo não engerir muitas calorias e queimar a minha gordura.

Abraços e boas pedaladas.
 

goatrider

New Member
Se queres perder peso ou seja massa adiposa, tens que deixar o teu corpo consumir essa massa que é reserva de energia! Nunca deves consumir bebidas ou barras de energia! Bebe agua apenas e depois do esforço físico tenta alimentar-te com proteínas (carnes brancas) e vegetais. Evita nesta fase consumir hidratos de carbono (massas e pão) e come vegetais!

esquece as barras de energia que foram feitas para atletas e não para pessoas normais!
 

tekzz

New Member
Vou contar a minha história: á 1 ano tive uma lesão da qual ainda não recuperei totalmente nas pernas, simplesmente perco as forças nas pernas e não consigo andar de bicicleta. Estive parado quase um ano, sempre a engordar principalmente no verão, estava farto dessa vida o problema é que não gosto de praticar mais nada além de ciclismo. Como em minha casa tenho escadas comecei a subir e a descer e a comer menos e mais controladamente, sem doces nem nada do género ( não é uma dieta que faço como de tudo na mesma :p )

Sendo assim amanha vai fazer 3 semanas desde que comecei a subir e a descer escadas e já emagreci quase 4 quilos (3.70kg). Mas pratico 5 a 6 dias por semana apenas esta semana só fiz 2 dias por causa da minha lesão que as minhas pernas necessitam de descanso :(

O que te digo: tenta praticar o máximo de vezes possível exercicio por semana sem comer nada de "coisas calóricas" o menos de fritos possível sem refrigerantes etc....

As melhores e boa sorte com a perda de peso :D


Cumprimentos tekzz
 

TiagoMAIAC

New Member
O máximo que se deve fazer é comer uma banana ou assim. Todo o resto de concentrados energéticos servem apenas para atletas que conseguem manter níveis de ritmo cardíaco absurdos para os comuns mortais.

Eu andei de bicicleta toda a minha vida, e em 2008 tive um grande azar, um acidente que me deixou mazelas que ainda hoje me afetam. Só no inicio deste ano é que consegui realizar uma sessão completa de exercício físico sem me doer nada no fim. (dor muscular não conta, alias, estava feliz por a ter sentido).
.
Desde então, (8 meses) perdi cerca de 15kg sem mudar grandes hábitos alimentares, alias, tenho comido mais derivado ao esforço extra. Sinto-me mil vezes mais forte nas pernas, e vejo semanalmente o meu progresso em tempo, cadencia, kilometros etc a melhorar.

Pratico dia sim dia não, ou então 3 vezes por semana. Marco uma volta que faço mais ou menos sempre igual, e depois é só ver o tempo final a melhorar assim como a disposição em fazer até mais após esta ter terminado.

Eu tenho a vantagem de andar de bicicleta desde que me lembro de ser eu, quando era miúdo fazíamos kilometros e kilometros lá na aldeia, e eu acho que é exatamente por isso que eu estou sempre disposto a enfrentar só mais uma subida, ou só mais 10km. Porque me dá aquela sensação de nostalgia de quando era chavalo e não me preocupava com nada.

Como em tudo, o BTT precisa de um pouco de esforço e dedicação para conseguirmos ultrapassar os primeiros obstáculos sérios.

Boas pedaladas

Cumpz
 
P

pedroarmartins

Guest
Não conseguir perder peso é algo bastante difícil, visto que basta gastar calorias do que as que se consomem. Ou comer menos do que as que gasta. :cool:

1º, calcular a taxa metabólica basal:
TMB (kcal) = (13,75 x peso_em_kg) + (5 x altura_em_cm) – (6,76 x idade_em_anos) + 66

2º, ao TMB multiplicar o factor "exercício físico", que no caso é de 1.375 (exercício 1-3 vezes por semana) e obtém assim as necessidades calóricas para manutenção.

3º, ao valor anterior é subtrair calorias. Ou então ondular o intake calórico. Nos dias off diminuir entre 10 a 20% e nos dias de treino manter, tendo o cuidado de comer o suficiente na refeição pré e pos-treino (e durante, se a intensidade e duração do treino assim o justificar. Não será muito benéfico e principalmente não será agradável estar a treinar em jejum. Não vão ser as barras energéticas por si só, que vão fazer engordar. Tem é que se ter presente um défice calórico e como tal optar por consumir as calorias, e principalmente as provenientes dos hidratos de carbono, a volta do treino)

4º, tendo calculadas os valores do ponto anterior, falta fazer a distribuição das calorias pelos vários nutrientes. Um bom ponto de partida será 30% de proteinas, 40% hidratos e 30% gorduras (*Os hidratos e proteinas têm 4kcal por g e as gorduras têm 9. É só fazer as contas.)
 
Por x a questão de não perder peso é relativa, pois podes não perder peso na balança, mas estas a perder massa gorda e a ganhar massa magra/musculo, o que deves é reparar se o teu desempenho em cima da bicicleta não evolui.

No meu caso, estive parado quase 3 anos até Março deste ano, e pesava nessa altura cerca da 62kg, neste momento peso 66kg, ou seja ganhei cerca de 4 kg de massa magra, e o meu desempenho está muito melhor.
 

emsfc

New Member
Mais uma ajuda... treinar no intervalo entre 60-70% da nossa frequência cardíaca máxima também contribui para uma maior queima de gordura.
Nesse intervalo cerca de 50% das calorias gastas são da gordura.
Se tiveres um cardiofrequencímetro podes facilmente ajustar os teus treinos para este intervalo.

Abraço,
 

plx

New Member
Esses treinos são muito bons para perder peso e ganhar alguma condição base para o treino mais duro.
O unico problema é que é dificil manter a fc nesse intervalo no monte. É muito mais facil com bicicleta de estrada como fazem quase todos os pros.(mais de 80% do treino deles é estrada)
 
Top