Enduro

#1
Boas pessoal.
Estou a pensar no proximo ano fazer umas provas de enduro.

Ando por isso a ver bicicletas de curso maior.
Contudo gostava que o pessoal mais entendido me disse-se se 150mm de curso é pouco tendo em conta os percursos ca em portugal. Queria que a bicicleta nao fosse muito lenta em subida para nao ficar muito limitado caso decida dar uma volta com umas subidas e claro que com menos curso mais leve fica a bicicleta.
Em relação as bicicletas a YT Jeffsy e a Canyon Strive sao as que tem chamado mais a atençao pelo seu preço/qualidade.
Alguem pode dar o seu feedback em relaçao a estas marcas?
 

Daemon

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#2
Pela minha experiência (3 ou 4 anos a fazer a Taça de Portugal de Enduro), 150mm chegam. Claro que deverás sempre ajustar um pouco a suspensão/amortecedor caso apanhes saltos mais "agressivos", mas para inicio, 150mm chegam perfeitamente.

Tanto a YT Jeffsy como a Canyon Strive devem sofrer alterações a nível de quadro quando sair (julgo que brevemente) os novos modelos.
Atualmente iria para uma Jeffsy, mas nunca experimentei nenhuma das duas.
 
#3
Pois os novos modelos podem trazer melhorias
Ja contactei a YT e os novos modelos devem sair entre janeiro e fevereiro, as canyon nao sei.
Como ainda nao ha calendario para 2021 nao devo comprar tao cedo entretanto pode ser que saiam as novas canyon e YT


Esteticamente a Jeffsy atrai-me mais mas o shapeshifter da canyon penso que podera valer a pena. Tenho uma spark rc e o twinlock, que se "assemelha" ao shapeshifter da imenso jeito
 
#4
O shapeshifter não tem nada a ver com o twinloc... o twinloc abre e fecha as suspensões enquanto o shapeshifter muda a geometria do quadro.
Dentro dessas marcas e, para enduro/allmountain, tens a canyon spectral (160) e a yt capra (180).
 
#5
o twinlock na posiçao intermedia (modo tração) reduz o curso do amortecedor e fica com o rebound mais lento para maior tração e o comportamento da bicicleta muda. Disse que se assemelhava porque consegue-se ter 2 bicicletas numa so, nao disse que era a mesma coisa
 

Daemon

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#7
Se Canyon e YT são as tuas preferências, então eu aguardava pelos novos modelos.

Quanto ao calendário 2021, vai ser uma incógnita... pois a FPC não está a facilitar nada o Enduro (e mesmo o Downhill) em Portugal, infelizmente!
 
#8
Sao as minhas preferencias em termos de €€€€€€. Nao ponho de lado uma stumpjumper ou uma Genius por exemplo. Se por acaso arranjar um negocio bom, quem sabe..

Mesmo que quisesse comprar agora nao conseguia porque esta praticamente tudo esgotado.
Nao tenho pressa, e vou esperar pelos novos modelos. Mas, tanto na YT Jeffsy como na Canyon Strive não estou a contar com mudanças significativas, se por acaso estiver errado que venham ainda melhores

Pois ja reparei nisso, têm sido adiadas ou canceladas constantemente as provas.
 
#9
A Strive talvez seja possivel que seja renovada, agora na yt acho que a jeffsy mk2 não tem assim tanto tempo mas a capra deve estar em vias de ser renovada. Assim marcas custos benefício a radon tem alguns modelos interessantes e a cube tbm. Os stocks são o maior problema e muitos modelos apenas ficam disponíveis nos primeiros meses de 2021.
 
#11
Julgo que precisa sim, mas se calhar de 2 em 2 anos ou por aí, porque aquilo é usado algumas vezes por volta, não é como uma suspensão ou amortecedor que estão sempre a trabalhar.
 
#13
Tens mais algumas opções qualidade/preço interessantes... o problema são os stocks. Tens a vitus escarpe e a sommet, a rose root miller, radon slide e swoop... os stocks é que são um problema nesta altura :(
 
#14
Se assim for menos mal.
Dei uma vista de olhos nas cube stereo e gostei

Ja agora uma duvida em relaçao as provas de enduro.
Que equipamentos de proteçao sao obrigatorios usar?
Obrigatório deve ser só o capacete, e acho que podes escolher entre um fechado ou aberto ou algo como o Bell super que podes tirar a queixeira. Dps escolhes se queres levar joelheiras coteveleiras colete ou mesmo mochila mas penso que seja a critério do atleta.
 
#15
Se assim for menos mal.
Dei uma vista de olhos nas cube stereo e gostei
As Cube Stereo também são engraçadas sim, e bons preços.
Uma marca que adoro, mas não é de venda via net, mas até considero ter preços bons é a Orbea. As bikes são lindas!

Ja agora uma duvida em relaçao as provas de enduro.
Que equipamentos de proteçao sao obrigatorios usar?
No dia de prova, é obrigatório o uso de capacete (aberto ou fechado), sendo que em algumas provas pode ser mesmo obrigatório o fechado.
Eu geralmente uso o aberto nos treinos (dia anterior) e o fechado (por segurança) nos dias de prova.

É também obrigatório o uso de joelheiras e cotoveleiras. As joelheiras é dificil fugir pois 99% usa calções, logo é fácil o comissário ver se tens ou não. As cotoveleiras o pessoal facilita bastante, e há muita gente que não leva, mas já vi atletas desclassificados (nem arrancam na PEC) porque os comissários fazem um check ás cotoveleiras.

Como vou para a "guerra" :D
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#18
... esse pessoal do Enduro.. tem o vírus do "suicídio" e da falta de Auto preservação incutido ;)
:D
Depois de estares habituado, passa a ser normal... e a adrenalina faz esquecer um pouco o perigo! Mas e devido á velocidade vais (eu pelo menos vou) sempre super concentrado ;)

Daemon como é o calendário a nível das manutenções? Imagino que as vossas bikes precisem de uma atenção muito mais cuidada.
Como deves imaginar são bicicletas muito mais capazes que as de XC, e aguentam muito mais abuso (rolamentos maiores, etc). Eu sou super cuidadoso com as minhas bicicletas, e procuro estar sempre atento a ruídos, folgas, etc.
A manutenção de suspensão, amortecedor, etc, tento cumprir mais ou menos o estipulado pela marca (não cumpro á regra porque acho que eles têm um calendário de manutenção "abusador" (tinha de fazer umas 3 revisões por ano :rolleyes:).
 
#19
Não fiz provas so costumo curtir uns trilhos na zona de Valongo ao fim de semana com uma orbea rallon que já tem uns anitos e é 5✨..
Acho que a orbea rallon é uma bike a considerares