Emagrecer uma Marin Nail Trail

Fourmag

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Boas colegas do pedal,

Depois de pensar algum tempo decidi que preciso de emagrecer a minha bike. Em princípio irei fazer a taça de Portugal PORterra de Duatlo e preciso da bike mais leve. Há um contra, os aérios não abundam. A minha Marin Nail Trail de 2009 tem isto:
Quadro - Nail Trail Hidro Edge alumínio
Suspenção - Fox F100 R
Guiador - Ritchei Pro Alum. recto
Avanço - FSA alum.
Espigão Selim - FSA SL280 alum.
Selim - BBB Anatomic Design
Travões - XT
Discos travão - Avid
Manípulos mudança - SLX
Desviador FT - SLX
Desviador TR - XT
Pedaleira - Truvativ Firex
Pedais - Cranck Brothers Egg Better C
Cassete - Shimano ?
Corrente - Shimano ?
Rodas - Mavic 117 Disc
Cubos - Shimano FH-M525
Pneu FT - WTB Prowler MX 2.1 - câmara com gel
Pneu TR - Maxxis Larsen TT 1.9 - câmara com gel

A bike neste momento está com 11,9 kg e gostaria de baixar pelo menos 1kg com pouco mais de 100€, nem que seja com material usado. É possível? Onde é que posso tirar mais peso sem notar muito na carteira?

Um gajo aqui com poucos € a pensar como tirar 1kilito à bike para os 10/11kg e aqui malta com bikes de 7 e 8 kg... Fonix! Vou sonhando com uma dessas... ;)

Cumprimentos bttistas
Paulo Vides
 

Giantfreerider

New Member
Converter para tubeless as rodas e já tiras um belo peso por 15 a 20euros.
Depois, mas com pelo menos 160euros, seriam umas rodas novas.
Seria onde eu apostava, ganhas em peso, e onde ele realmente interessa!;)
 

Marin Eide

New Member
Boas, olha uma Marin aqui no cantinho, força no projecto.
Com pouco dinheiro podes comprar pneus para converter(mas isso requer rodas também), e mais algumas coisitas, mas quando se fala em 1kg acho que os 100€ não devem chegar, se quiseres tirar algumas ideias dá um pulo á minha Marin aqui no cantinho tb e posso te ajudar com algumas coisas tais como preços, pesos, etc.
Abraço
 

nogueira.nuno

Active Member
Só nas camaras tiras umas 600 a 800gr dependendo da marca e modelo e como o Giantfreerider disse é converter os pneus que é mais cerca de €20 por um frasco de liquido e se os Aros não forem Tubeless para esse efeito aí já tens que gastar mais um pouco em que o restante Kit de conversão para o Aro já não tenho a certeza de quanto puderá custar mas uns €40.

Os teus discos de travão Avid não sei as medidas mas como norma os Avid são sempre super pesados por isso com uns €35 podes comprar outros discos em 160 e 140mm por exemplo que te chega para as Provas.

No teu selim deves ter um peso enorme de certo por isso por uns €50 sei que podes comprar um outro em que muita gente se tem dado bem com ele, Essax.

Na pedaleira de certo tens uns pratos pesados mas aí o investimento já pode ser de uns €15 a €35 por cada prato.

Acerca do resto claro que podia continuar na minha opinião mas o ideal seria mesmo uma foto e fazeres as coisas aos poucos.
Acho que a primeira será mesmo a tua e a das rodas a Tubeless :) depois podes continuar pelo que disse, tudo o resto a partir daí já se fala acima de €50 no minimo ;)
 

Frei

New Member
Não sei que pneus tens, mas comprando uns kenda karma (15€ cada) e convertendo a tubeless, no meu caso usei fita tesa (1€ e tal) e duas válvulas recortadas de cameras de ar velhas, só tive de pagar o liquido no tubes... tens aqui uma boa perca de peso por pouco dinheiro
 

nogueira.nuno

Active Member
As valvulas dependendo do tipo que usaste ainda acredito e dou credito agora essa da fita Tesa...

Os pneus dele são de certo pneus normais pelos modelos e claro a razão de usar camaras de Ar com eles, portanto acho que não necessita de pneus novos ;)
 

Frei

New Member
As válvulas utilizadas foram presta, e a fita tesa bem esticada e pressionada junto aos buracos do raios está a funcionar na perfeição, pelo menos até agora..

Em relação aos pneus peço desculpa, mas nem sequer tinha olhado para cima, sorry ;)
 

nogueira.nuno

Active Member
Pois por isso é que falei acerca da fita, sabes que por exemplo a No Tubes não é aconselhada para uso com Latex, isto porque usa amoniaco o que com cola não funciona lá muito bem e por isso duvido que a fita se aguente a longo prazo, mas claro, nada como testar como fizeste e em parte muito bem(embora haja fitas colas melhores :) )mas o risco deste tipo de teste... nahh, melhor não, isto na minha opinião.

A unica coisa das valvulas especificas para as que usaste é que por exemplo uma das No Tubes preenche bem a cava do Aro bem como sela melhor o orificio de passagem da valvula.
 

Marin Eide

New Member
Boas, quanto á fita tesa PORQUE EU EXPERIMENTEI vai durar a correr muito bem, meio ano, e depois a pressão do ar nos buracos do aro vai começar a repuxar a dita cuja e num belo dia ouves um certo puuuuum e ficas apeado tal como eu(e ri-me como um doido na altura) não é á toa que as fitas da stan´s etc levam uma espécie de telas distribuídas no seu interior...Por isso e como eu já corri esse risco, não aconselho ninguém a correr o mesmo.
Segue a lista de instruções que o Nuno fez uns posts acima que vais ver a balança a mexer e a carteira a não ficar tão esganada!
 

Giantfreerider

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É de referir que primeiro também tinha só posto 2 voltas de fita, o que se revelou insuficiente, pois a pressão furava a fita no sitio dos furos dos raios.
Depois pus 4 voltas de fita, e até agora 5*!;)
Já a desmontei no outro dia para ver como estava a fita, e mantem-se intacta!;)
 

Fourmag

Member
Boas,

Obrigado pela ajuda caros colegas. Já tentei converter a roda de trás e não consegui. O pneu, Larsen TT revelou-se grande demais para o aro e simplesmente não encaixa no aro. Também não sei se estes aros dão para converter. Quanto ao selim, não é assim muito pesado, penso que cerca de 250 gr, mais coisa menos coisa, se não me engano. Estou a precisar, segundo o mecânico, de trocar o prato grande, que já é um XT, a cassete e a corrente. Acho que não é a altura indicada para trocas uma vez que no inverno há bastante mais desgaste e assim troco apenas na primavera. Aí certamente que colocando material tipo XT ou SLX já devo tirar algum peso. Penso eu de que... Aguardo mais opiniões. Na próxima quinta tiro fotos à bike e coloco aqui.

Cumprimentos,
Paulo Vides
 

Carnivore

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Fita cola para converter rodas????

Meus caros, eu respeito todas as ideias, mas colocar fita cola para conver rodas numa bicicleta não me pareçe assim uma grande teoria. Converter rodas já é, em minha opinião, algo arriscado se não for bem feito, quanto mais usar fita cola.

Mas é como digo, cada um tem direito às suas ideias mas depois não se queixem dos "azares".
 

Fourmag

Member
Boas,

Como já tinha dito, tentei o tubless e não consegui não consegui. O pneu, Larsen TT 1.9 é grande para aquela jante. Mas será que os aros Mavic 117 dão para converter mesmo usando pneus tubless? Já alguém converteu usando estes aros? Quanto é que poderei ganhar em termos de peso usando a combinação de pneus tubless?

Cumprimentos,
Paulo Vides
 

Silvas

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Fourmang, usaste algum kit de conversão? É que esses aros por si só não dão para tubless, precisas, tal como já foi referido mais atrás, de um kit de conversão, por exemplo da NoTubes.
Qual é a versão do teu Larsen TT?
Se for de arame esquece, não vais conseguir nada. Se for de kevlar deves conseguir.
Essa do pneu ser grande para a jante não acredito porque se esse não der mais nenhum dá. O Larsen TT 1.9 é na realidade um 1.70/1.75.
 

Giantfreerider

New Member
Fita cola para converter rodas???? Meus caros, eu respeito todas as ideias, mas colocar fita cola para conver rodas numa bicicleta não me pareçe assim uma grande teoria. Converter rodas já é, em minha opinião, algo arriscado se não for bem feito, quanto mais usar fita cola.

Mas é como digo, cada um tem direito às suas ideias mas depois não se queixem dos "azares".

A fita que usei não é fita cola normal...é aquela cinzenta de alta pressão!;)
É uma fita muito forte, tem uma especie de tecido no seu interior o que a torna muito resistente!
Há quem use fita cola para raios e depois utilize esta fita por cima, eu usei só esta fita, mas com 4 voltas e até agora 5*!;)
(Também só tem 2000kms de testes, mas já levou com muitos calhaus, lama e não se queixa, nem perde ar...e de referir que os pneus são non-tubeless)
 

FiCaçador

Elos Rápidos
A fita é a chamada duct tape, conhecida por servir para tudo! Eu uso fita dessa que comprei nos chineses e está a bombar à quase 2 anos.
E se querem conhecer este método é só ir às qustões técnicas e mecânicas e vêr o tópico da conversão de aros normais em tubeless, no primeiro post está lá tudo.

Eu já usei os aros 117 como tubeless, mas foi com o chamado ghetto tubeless, quem não conhecer é só pesquisar no youtube. Usei uma câmara de ar roda 16".
Com o método da fita e válvula não cheguei a experimentar, mas também deve dar, tens é que encontrar câmaras de ar com válvula schreder que tenham rosca até ao fim e anilha, assim:

220px-Schrader_valve_tall.jpg


para depois recortar as válvulas.
 

nogueira.nuno

Active Member
Agora fizeste-me tirar aqui uma foto a um rolo de Fita :)

A dos Chineses deve ser a Duct Tape ou á Português :) mas a original e o verdadeiro nome é Duck Tape ;)
As minha vêm de fora, nunca as vi á venda por aí por Portugal mas acho que a Tesa há sem Duvida, uso a preta também e é 5 estrelas como a outra.

 
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