Emagrecer Pedalando

#62
John,

Estrada é mesmo o indicado para tí, pois pemite andamentos mais certos com intensidades mais certas, mais tranquilamente, que o BTT não deixa, por um topo pronunciado, uma descida abrupta, uma raiz que implico contigo, etc.

Sobre a frequencia cardiaca, é claro que acima de tudo e de todas as tabelas terá que imperar o bom senso. Não é igual eu ter 175cm e 80k, praticar btt ou estrada já algum tempo e adaptar este tópico a mim para perder 5 ou 6 kg, a uma situação de total sedentarismo e ex-tabagismo com um peso alto sem duvida. Terás que esquecer este tópico que está feito para pessoal que treina mais ou menos e comete erros de nutrição e até de forma de treinar com vista a emagrecer. Tu terás que começar do inicio, com aconselhamento especializado, médico ou outro, sobre a forma como começarás a practicar desporto, seja na progressividade, que terá que começar e manter-se muito lá por baixo em questões de intensidade e até volume, para criares hábito e adaptações básicas a que depois comeces então a forçar um pouquito mais, com vista a estares mais em forma, seja até no peso. Quando dizes, e isto que sirva para mais forunistas como tu, que estando com 110kg e não fazendo nada há muitos anos, e se correses 15mn a 100 pulsações por minuto dáva-te uma coisa má... poderia dar-te mesmo! Todos sabemos, e aqui é que tem que funcionar o bom senso e a inteligencia quando lemos ou queremos usar tópicos do genero deste à nossa pessoa, que se saímos de uma fase prolongada de sedentarismo, o nosso corpo não está adaptado a NADA, e temos que ir calmamente. Estes tópicos são para ser bem lidos, e temos que perceber para quem são... está aí outro que se chama "via simples" que determinadas partes nem para mim são que ando de bicicleta regularmente há anos...
Penso que no teu caso o especialista que procurares te dirá mais ou menos para começares com passeios a pé, e determinado ritmo, e uma boa alimentação tipo dieta para te adaptares lentamente a outro estilo de vida, e perderes algum peso tranquilamente, e só depois passares para outras guerras.

ESTE POST TAMBÉM SERVE COMO AVISO A TODOS OS INCAUTOS QUE NÃO ADAPTEM BEM A SÍ PRÓPRIOS QUER SEJA POR SENSAÇÃO, QUER SEJA PELO BAIXAR TEMPO E INTENSIDADE MESMO QUE NOS SINTAMOS BEM, PRINCIPALMENTE NO INICIO, COMO MEDIDA DE CAUTELA, ESTE E OUTROS TÓPICOS E TEXTOS E CONSELHOS NA NET OU REVISTAS, QUE O QUE NÃO FOI FEITO OU ADAPTADO A NÓS E À NOSSA CONDIÇÃO PRESENTE, PODE TRAZER MUITO MAIS DANOS QUE BENEFÍCIOS... PRINCIPLAMENTE A QUEM VEM DE UM TEMPO MUITO GRANDE DE NÃO PRATICAR DESPORTO OU ACTIVIDADE FISICA NENHUMA.

paulo marinheiro
 
#63
So aqui mais uma pergunta para nao abrir outro topico

Faz alguma diferenca se eu comer um jantar antes de treinar?
Fico a perder o mesmo numero de calorias ou nao?

Cumps
 
#68
acreditem numa coisa...perde-se mt peso a pedalar...ja la vao 10 kilos num amigo meu...é preciso treinar mt amar muito as bikes e ter muito quidado com a boca...ele é a prova viva disso...ja me disse hoje de manha que la vao 11 kilos...
 
#70
Boas.

Para o John, anda de bike que resulta, em janeiro eu tinha 99 Kg e tambem tenho 1.75,

5000Km depois tenho 77Kg :) obvio que li o que o Sr. Paulo Marinheiro aqui colocou e tentei respeitar algumas coisas, rolei muito e com muita calma no inicio, e só agora começo a notar os resultados (a nivel de andar de bicicleta)

Cuidados na boca tive poucos, como de tudo e so de ha um tempo para cá é que comecei a ter alguma moderação, treino diariamente menos ao Sabado e no Domingo é o dia do Mato, a nivel de horario é quando posso umas vezes das 13.30 as 15.00 outras ao fim do dia, é como calha infelizmente não consigo treinar de manhã mas enfim faz-se o que se pode.

Sei dizer que é necessário muita presistencia e força de vontade, mas se fui capaz de deixar de fumar (fumava 3 maços dia ha pelo menos 6 anos e fumava desde os 14 anos, maldito vicio)

Por isso não desanimes e treina muito, e com muita calma e nos primeiros tempos não olhes para a balança, senão desanimas mesmo, e acima de tudo sê teimoso e insiste.

Não desistas.

Cumpts. GAF
 
#71
o mais importante é nao comer muito á noite e ir para a cama...comam bem mas desgastem bem o que se come...
um bom baiker desgasta bem a comida e com facilidade...os kms contam-se ao fim das horas a pedalar,e se quiserm reparem que á pessoas que chegam a perder kilos num dia de treino muito intenco como na formula 1....é importante repor energias e nao repor gordura
 
S

swatchteam

Guest
#72
Boas, caros colegas do CASTROL versus COLESTROL :)
Estou a fazer algo de errado de certeza para alem de ter ido ao nutricionista, só vim a ficar mais cansado e deprimido....
Estou com os meus 95kg dos quais pretendo baixar mas não tem sido fácil, pois mato-me diariamente em fazer o meu próprio treino e sem resultados aparentes ou significativos para a minha vista!
Não sei o que fazer mais pois em suma faço btt desde novo deixei por quase dois anos quando tive um acidente e por aí foi.... de 78kg foi um estoiro. Faço spinning relativamente a 2 semanas e tal e sinto-me bem, mas quando chega a dieta do qual já desisti vou-me abaixo!!!
Amigo Paulo M. já havia falado consigo em tempos e volto novamente a solicitar mais umas dicas a ver se é desta e claro que vou apreciar as v/experiencias, pois serão todas bem vindas.
 
#73
Eu gostaria muito de ler o tópico elaborado pelo amigo paulo marinheiro, mas alguem o retirou. Se não fosse muito incomodo alguem que me o manda-se por PM.

Desde ja um grande abraço
 
#74
napster, estão recolocadas as minhas ideias do início deste tópico, na página 2, mais ou menos a meio... é só lá ires. O resto eram dúvidas que o pessoal colocava e que tu depois de veres esse post, podes se tiveres, também colocar as tuas próprias dúvidas...

paulo marinheiro
 
#76
Ok
Já imprimi o tópico pra ler, seis senão cansa-me a visão, pois o Sr Marinheiro escreve demais longo, e não sei se é só aqui, mas o visual do Forum é escuro e prejudica algo mais
 
#77
Boas

swatchteam said:
Boas, caros colegas do CASTROL versus COLESTROL :)
Estou a fazer algo de errado de certeza para alem de ter ido ao nutricionista, só vim a ficar mais cansado e deprimido....
Estou com os meus 95kg dos quais pretendo baixar mas não tem sido fácil, pois mato-me diariamente em fazer o meu próprio treino e sem resultados aparentes ou significativos para a minha vista!
Não sei o que fazer mais pois em suma faço btt desde novo deixei por quase dois anos quando tive um acidente e por aí foi.... de 78kg foi um estoiro. Faço spinning relativamente a 2 semanas e tal e sinto-me bem, mas quando chega a dieta do qual já desisti vou-me abaixo!!!
Amigo Paulo M. já havia falado consigo em tempos e volto novamente a solicitar mais umas dicas a ver se é desta e claro que vou apreciar as v/experiencias, pois serão todas bem vindas.
Em Janeiro deste ano estava como tu, 99Kg, colestrol alto (ja estava a tomar medicação para baixar os níveis) e decidi que era altura de mudar de vida, inscrevi-me na Maratona de Idanha-a-Nova, sabendo que EU NÃO TINHA ESTOFO para ela, e depois foi arranjar pernas para chegar ao fim.

Ouvi muitos concelhos, e li este tópico, comecei então a pedalar diariamente menos ao sábado, inicialmente escolhi uma zona plana com um circuito de aproximadamente 3Km com uma subida muito ligeira e uma descida igual, e comecei a pedalar uma média de 30Km a 50Km dia, sempre com muita calma e rotação, tentava manter a pulsação baixa (muito difícil ao inicio) e o resto é História :D

Depois das férias Junho comecei a ter mais algum tento na boca, comecei a comer muito mais fruta, (não era habitual) e comecei a tentar comer mais saudavel.

Hoje baixei de um 50 de cintura para o 42 e peso 72Kg, continuo a pedalar diariamente muitas vezes durante a minha hora de almoço durante pelo menos 1 hora muitas vezes é difícil, mas temos de ser exigentes connosco, e algo que ao inicio não fazia mas que agora acho imprescindível são os Alongamentos, não faço muitos, mas faço alguns, mas faço sempre, prefiro andar menos 10minutos de bike para ter tempo de os fazer.

É difícil, alias muito difícil, mas se consegui deixar de fumar, logo tinha de conseguir perder peso, sem dietas tontas, pois gosto mesmo muito de comer.

A todos os que pretendem usar a Bike para perder peso, acho que é um excelente meio para tal, basta ter regras e cumpri-las.

Este é um pequeno relato real que me dá imensa satisfação a contar.

Abraço a todos. GAF
 
#78
JordanBH said:
Boas
Sera que se eu treinar diariamente e utilizando mais vestuario no tronco e se suar mais um pouco sera que ajuda mais a perder peso?
Cumps
Tal como já foi dito, isso é um mito. Se suares mais perdes apenas mais liquido corporal. Imagina uma esponja. Quando enxuga perde algum volume mas se lhe deres água volta rapidamente ao mesmo. Contigo o principio é o mesmo.
 
#79
Excelente a informação do amigo Paulo.

Em traços gerais é super útil.

No entanto, aproveitando uma questão colocado pelo bruno_22, que perguntava:

"Boas,
Tenho uma dúvida...
O sr. Paulo diz que para emagrecer devemos fazer treinos de 1h a 160ppm. Mas eu tenho 17 anos, logo 203 de pulsaçao máxima. Devo fazer á mesma este treino?
17 anos - 203max
40 anos - 180max

Para emagrecer, tanto uma pessoa de 17 anos como de 40 deve realizar este treino?
Obrigado"

Não se pode colocar a questão desta forma. Cada treino terá de ser individual e adaptado às características pessoais de cada um. Se a pessoa de 40 anos não tiver hábitos desportivos ou tiver algum problema de saúde, não será assim tão linear. Mesmo com 17 anos terá de haver condicionantes caso seja o caso de um iniciante.

Tal como já foi referido, em traços gerais, para pessoas saudáveis e com prática desportiva regular, o plano apresentado está muito bom.



Aproveitando ainda a pergunta colocada pelo Cândido Morais que pergunta "como se pode calcular a percentagem de gordura? em que altura do dia se deve pesar?".

A melhor altura do dia para a medir será de manhã, em jejum, para ter uma leitura o mais exacta possível. Se se medir a meio do dia, esta leitura será influenciada pelos alimentos que se ingeriu.
A percentagem de massa gorda é medida através de um aparelho de bioimpedância, que funciona através de sinais eléctricos que são enviados através de eléctrodos e que percorrem o corpo, atravessando sem dificuldade pelo tecido muscular e outros tipos de tecido, mas que encontram resistência na massa gorda. É a esta resistência que se chama de impedância bioeléctrica.
As diferentes impedâncias registadas dão os valores da nossa composição corporal, não apenas da massa gorda. Através deste instrumento conseguimos saber não só a percentagem de massa gorda, mas também a % de água e % de massa muscular.


Espero ter contribuido de forma positiva para este tópico.
Parabéns ao paulo pelo excelente trabalho.
 
#80
Olá a todos.
Deixo aqui o meu conselho também:
Comam fruta de manhã, em jejum. Arranjem uma liquidificadora e façam o sumo de 2 ou 3 peças de fruta. Se quiserem, comam pão uma meia hora depois.
Ao almoço deve-se seguir uma alimentação saudável, como o Paulo Marinheiro já referiu, carnes magres, peixe, hidratos de carbono q.b.
Agora, onde eu notei grande diferença, depois de fazer BTT há já alguns anos e também não conseguir emagrecer por aí além, foi na redução da quantidade de comida à noite.
Normalmente, como apenas um ou dois pratos de sopa ao jantar durante a semana, comendo mais à sexta, sábado e domingo.
Comecei a fazer isto há umas semanas e já noto diferença, perdi 5 kg em 4 semanas.
Resta acrescentar que treino spinning em casa durante 1:30 h 2/3 vezes por semana e faço 1:00 h de corrida pelo menos uma vez por semana, mais uma saída para a serra ao fim de semana. Durante o horário de Verão, substituo o spinning por saídas curtas de 30/40 kms.
Obviamente, isto não é uma regra, há dias em que tenho mais fome e como mais alguma coisa, mas sempre que não sintam essa necessidade, experimentem comer só uma ou duas sopas de legumes à noite.
Comigo resultou.