Emagrecer Pedalando

paulo marinheiro

Utilizador Banido
Básicamente o que estava postado tinha a vêr com simplicidade, baseada em conceitos cientificos, mas apresentada para nós, os que queremos perder peso usando a bicicleta, mas que cometemos muitos erros básicos por não saber coisas básicas. Digo para nós, os que têem peso mais alto do que seria desejável, mas não sendo atletas, também não somos os considerados obesos. Para atletas, obesos a sério, pessoas com problemas de saúde, e... quem não quiser seguir estas ideias, há um mundo de possibilidades mais, a net, o médico ou nutricionista, etc. Na altura o que postei aqui, e o motivo pelo qual criei este tópico, foram algumas perguntas, muitas mesmo, em privado, sobre o tema. Eu achei que se muitos perguntavam, muitos mais gostavam de saber também, o que foi o caso pelas respostas e interesse nele. Inclusive pedi a mais colegas de forum que também postassem a sua visão em um tópico que sendo eu a criar, não é meu... é como todo o fórum de todos, para partilharmos ideias e melhorar-mos conhecimentos.
Quanto às "asneiras", estou diplomado, licenciado, e ensinado pela UVP-FPC em nível II com 17 valores, para as dizêr, e então vou novamente dar a minha versão do que é básico quanto a emagrecer, para pessoal normal que, repito, quer usar a bike para pesar menos, mas comete erros básicos.

A zona de trabalho, para a grande maioria das pessoas, com pouca margem de erro, da queima de gorduras (via metabólica de oxidação de gorduras) está entre os 70 e os 80% da sua frequencia cardiaca máxima, esta última que pode pefeita e seguramente ser determinada pela simples fórmula dos 220-idade. Esta via metabólica, usa como principal fonte de energia, as gorduras, as tais que nos queremos ver livres. Mas é uma via que apesar de consumir quase só gorduras, por ser uma via económica (pouco consumo energético efectivo) precisa de muito tempo de trabalho efectivo por treino. Imagina que és um diesel económico a andar a 70km/h, e o gasoleo é a gordura : só gastas gasoleo, mas como gastas pouco, o depósito não baixa quase nada. No meio disto coloca-se o problema inerente a todos que é a falta de 4 horas por dia para realizar um treino capaz de efectivamente, destruir gorduras a passear feliz a ver a paisagem, pois o que este treino tem de melhor é que a passear, queimamos gordura. Então vamos e conforme a nossa disponibilidade, subir a intensidade do treino, aumentando assim o consumo calórico, na proporção do tempo que dispomos. Ideal seria fazer 3/4 horas a 70% da FCmáxima. Se só dispomos de 1H30mn, subimos para 75% da FCM. Tendo apenas uma hora, o que normalmente é o que podemos dar, e sempre ou quase à noite em rolos, fazemo-lo a 80% da FCM, no limite desta via, que também é o de maior gasto calórico relativo a esta via. Tentaremos, no caso de termos só 1 ou 2 horas diárias, treinar o mais regularmente possível. Para cima dos 80% da FCM, já começamos a consumir glicogénio muscular (glicose, açucar em termos básicos, acumulado sob a forma de glicogénio, nos musculos) recuando na percentagem de gordura que entra no processo. Por isso o interesse de trabalhar até aos 80% no máximo. Mas atenção... se tiveres que dar uma acelaradela, não prejudicarás o processo, consumindo um pouco mais de calorias, mas o ideal é mesmo os 80% no máximo. Até aqui tudo certo: 1 hora - 80%, 2 horas - 75%, 3 horas ou mais - 70%. Mas se fizeres 3 horas a 80%? melhor. Queimaste mais quantidade de gordura. Tudo certo, acho que todos sabemos que emagrecer é andar a devagar.
Então onde está a dúvida e o erro? Quanto a mim na nutrição que acompanha, senão vejamos:
- A maioria dos atletas e mesmo o comum ciclodesportista, ou cicloturista, tem na ideia que a massa, arroz, e todos os hidratos de carbono são a base do treino (atleta=massa esparguete), e mesmo pensa-se que não engordam. Então assim comete-se o maior erro no treino e no plano, que sempre vai fazer treinar e não emagrecer, senão vejamos como funciona o processo. O treino feito a baixa intensidade não usa quase glicogénio nenhum como substrato energético. O glicogénio é sintetizado a partir dos hidratos de carbono (o esparguete, o arroz, a batata, cenoura...etc.). Os hidratos de carbono que não são usados como substrato energético, acumulam sempre sob a forma de gordura (pneus, barriga, pernas gordas, etc.). Então imagina o seguinte cenário, que é o que vejo normalmente até em atletas que querem perder peso: sáis 4 horas a 75% da FCM. Queimaste nessa saída umas boas gramas de gordura corporal. Maravilha. Chegaste a casa e comes uma valente e "merecida" pratada de massa. Massa condizente com 4 horas de treino. Sentes-te à vontade claro, treinaste, logo podes comer. Deves até comer bem, mas não hidratos com fartura, como é hábito. porquê? Queimaste gordura, e quase só usaste gordura como fonte de energia. Quase não tocaste na reserva de glicogénio muscular. Então, se comeres excesso de hidratos, como estes não serão usados para reabastecer os musculos, que ainda estão cheios, acumulam sob a forma de GORDURA. No final das contas se calhar até tens mais gordura, que no inicio. Aqui está o ciclo que é o erro. O que deverias fazer era, não cortando com os hidratos, baixar deveras a sua percentagem na alimentação, comendo mais prótidos (peixe, carnes magras, etc), e os hidratos (poucos) serem de preferencia de indice glicémico baixo (maior o indice, maior a rapidez de absorção. exº do açucar, glicose pura com o máximo de indice glicémico, e que todos sabemos que engorda), usando um truque de cozer pouco as massas e arrozes, pois por exemplo a massa quanto mais cozida, maior indice glicémico tem, aconselhando-a cozida em 7 minutos de água a ferver. Esta é a base do erro que denotei em amigos e colegas de fórum que me diziam que não emagreciam, e dando-me o que comiam, percebia-se porquê. Agora, se tu és atleta, vais andar na zona amarela e vermelha do conta rotações, e aí gasta-se glicogénio, e se não forneceres muito, acabas depressa, quer no treino quer na época, pondo inclusivé a tua saude em risco. Por esse motivo, o trabalho de perca de gorduras num atleta deve ser feito em Outubro, Novembro, altura em que não se enrola o punho. Depois disso, deve-se esquecer e correr como está, perdendo peso pelo gasto calórico e stress de treinos e provas, apenas, não fazendo nenhuma restrição às necessidades energéticas. De resto procura altenativas para acompanhar o peixe, ou a carne como legumes e afins. Procura na net, listas de alimentos por indice glicémico, e foge aos de maior indice.

No fundo, o tópico era isto. E no fundo se fizeres 1H30mn por dia, todos ou quase todos os dias a 75/80% da FCM, comeres poucos hidratos, mais proteína, e seguires com vontade, 2 meses desta receita, não precisas de mais nada para perder aqueles quilos a mais, e vais ver que não fazes asneira nenhuma, até porque esta é a zona, onde o trabalho fisico faz bem à saude na generalidade (coração, e todos os sistemas) e é nesta zona que o exercicio fisico é recomendado pelos médicos, pois acima disto, competição, e etc, já passamos a barreira do "só faz bem", agredindo já o corpo.

Bons treinos,
paulo marinheiro
 

rushcarbon

New Member
Boa Noite
Realmente estou esclarecido. Falta agora por em pratica o ensinamento. Muita falta faz. Puxar monte acima 95 kg....
É um prazer ler post desta qualidade.
Obrigado sr. L. Ramos
Obrigado Sr. Marinheiro.
Nuno
 

masterblaster

New Member
aproveito este tópico para pergunatar como posso engordar pedalando, visto que sou magro e gostava de engordar uns kilitos.
Mas também como agora vou começar a andar sempre certinho de bike pode ser que puxe cabedal :lol: :mrgreen:
 

paulo marinheiro

Utilizador Banido
masterblaster,

Engordar (criar reservas de gordura) dar-te-á muito jeito em caso de acontecer a 3ª guerra mundial e não houver comida... quanto mais gordura tiveres armazenada, mais tempo viverás... aí é que era vêr os gordinhos a rir dos elegantes (costumo usar este exemplo na brincadeira quando o Ricardo "aperta" com os meus pneus, dizendo-lhe que o gajo só durava uma semana). Em todos os outros cenários que possas imaginar (sem ser o de escassez de alimentos), engordar só te fará mal... a tudo, seja andamento ou saúde. Concerteza referes-te a GANHAR PESO. E aí deves concentrar esse ganho só em massa muscular, fazendo trenio e alimentação específica para o efeito. Treino tens no Via Simples em treino de força e mais lados, até de outras actividades como musculação e etc. Nutrição, deve ser focada em proteina para sustentar esse crescimento (os musculos são feitos de proteina, como a generalidade da malta sabe), e hidratos para os gastos do treino apenas. Esse trabalho vai-te fazer aumentar a "massa corporal", no que mesmo que fiques mais leve porque perdeste 4 kilos de gordura e só ganhaste 2 de massa muscular serás mais rápido e forte. No teu caso que vais começar a andar "certinho", vais ver a balança a balança a aumentar, mas por estar a "muscular" e não "engordar".

paulo marinheiro
 

brunorasgamanta

New Member
muito obrigado ao sr. paulo marinho por partilhar o conhecimento com a malta que não sabe :clap: :clap: :clap: :clap: devia haver + pessoas com este tipo de conhecimentos e topicos

stop war!!!!!pois o conhecimento enriquece toda gente!!!

sr.paulo continua pois o BTT em portugal agradece
 

Amukinado

New Member
Boas

Eu sei que o nome do tópico é referente ao pedalar, mas para outras modalidades o que vai variar vai ser apenas a carga horária?

Se assim for, posso obter a devida carga horária para cada modalidade utilizando uma regra de 3 simples em que uso o valor médio das calorias gastas numa hora a pedalar e o mesmo valor correspondente a outra modalidade?
 

varadero

New Member
Muito interessante.

Já agora gostava de aproveitar para perguntar uma coisa, que tipo de andamentos fazer para baixar a frequência cardíaca. É que eu comprei agora um pulsometro que me dá informação de tempos feitos dentro e fora da zona ideal, alem das calorias frequencia média e frequencia máxima e verifiquei que tenho de andar sempre no "redline" para acompanhar o restante pessoal do meu grupo.

Como exemplo na ultima volta em 3:10h de andamento andei 1:10 dentro da zona alvo e 1:50 acima desta.... tendo a frequência média ficado nos 80%, mas andando muitas vezes a 90% ou mais....
 

Aksium

New Member
varadero said:
Muito interessante.

Já agora gostava de aproveitar para perguntar uma coisa, que tipo de andamentos fazer para baixar a frequência cardíaca. É que eu comprei agora um pulsometro que me dá informação de tempos feitos dentro e fora da zona ideal, alem das calorias frequencia média e frequencia máxima e verifiquei que tenho de andar sempre no "redline" para acompanhar o restante pessoal do meu grupo.

Como exemplo na ultima volta em 3:10h de andamento andei 1:10 dentro da zona alvo e 1:50 acima desta.... tendo a frequência média ficado nos 80%, mas andando muitas vezes a 90% ou mais....

Tambem ja tive o mesmo problema, mas resolvi-o com facilidade. :mrgreen:

Passei a treinar sozinho.

Mas mesmo assim e mesmo treinando sozinho às vezes quase que tenho de por o pé no chão para não ultrapassar o meu limite máximo(75%) até Maio.

Boas pedaladas
 

paulo marinheiro

Utilizador Banido
Aquilo é como o conta-rotações do carro... só sobe o que a gente quer... e forçar. Há que forçar menos sem dúvida alguma...

paulo marinheiro
 

Aksium

New Member
ivanslegsfa1.jpg


Eu bem que cumpro à letra os treinos aérobicos! Mas não há meio de ficar assim.

Mais um ano a treinar para me aproximar disto...

Aqui se vê os atletas que estão em forma! Pelo menos é o que se costuma dizer na estrada.

Certo Paulo??

Abraço
 

Tsunami

New Member
Boas a Todos! :D

Este é a minha primeira postada. E em forma de agradecimento ao Paulo Marinheiro pela excelente contribuição neste campo da saúde. Vou passar a reduzir na quantidade de hidratos de carbono, cozer a massa e o arroz em pouco tempo e dar mais importância ás proteínas de carne branca e peixe. Penso que muito resumidamente seja isto o mais importante nas refeições principais.

Tenho 25 anos e voltei novamente a andar de bicicleta (coisa que já não fazia á quase 10 anos)... Aliás parei de fazer exercicio já á vários anos, devido a uma lesão de costas (pratiquei ténis durante muitos anos, mas uma lesão no skimboard estragou a minha rotina desportiva). Agora estou com umas gordurinhas a mais, mas nada de especial... o problema está mesmo na resistência física. Só de subir meia dúzia de escadas, já fico com a respiração mais acelerada.

Agora já tenho oportunidade de andar mais vezes de bicicleta com um amigo. E no outro dia fomos dar uma volta, e passado uma hora, ele estava normalíssimo e eu com a lingua de fora, todo estoirado!

Algum conselho prioritário para quem ficou muito tempo parado e agora retomou o exercício físico? Penso que esta pergunta faz sentido neste tópico, visto que geralmente quem pretende perder peso é quem colocou de parte o exercício físico durante algum tempo.

Cumps e Parabéns pelo excelente forum que aqui têm! :yeah:
 

paulo marinheiro

Utilizador Banido
Tsunami,

Recomeçares agora, se apertares, seja em termos de intensidade e até treinos por semana, e pegares logo numa planificação, só vais ajudar o lado negro da força que é uma parte muito importante do nosso sêr que vai estar contra a agressão e qualquer coisa que nos tire do conforto e nos ponha a sofrer e que tem mais força, mesmo muita força, no inicio de uma mudança de vida do lado do soft para o lado hard, e que por norma é responsável pela grande percentagem de abandono da vontade de fazer desporto seja qual fôr, nos primeiros 2 ou 3 meses, no que passada esta primeira fase e vencendo esta força negra, começamos então a aguentar tudo. Uma das regras para não desistir é gastar logo mil contos numa bike, que aí até a mulher nos manda andar para rentabilizar o investimento.
Tenta andar nesta primeira fase, apenas por prazer. Quando saires, pensa no trilho e não na parte fisica. Procura andar aí 2 a 3 vezes por semana só a curtir. 6 meses depois o vicio já é tanto e já dominaste a força negra, que está agora do teu lado a pedir mais... e aí sim apertas mais. Na alimentação, tudo igual ao treino... se forças já uma grande diferença... as papilas gustativas ganham na certa. Vai progressivo em tudo, principalmente no inicio. Tenho um grupo de amigos que ora um ora outro, eu incluido, resolve fazer dieta louca, tudo certinho, agora é que volto aos anos 80... 2 semanas tudo bem... depois acontece com todos igual... um dia entramos na cozinha à noite e vazamos tudo, tudo mesmo, desde o que seja salgado ao que seja doce à sobra do jantar... e nessa noite libertamo-nos da pressão e daí para a frente é um ciclo novo e igual. Penso que uma coisa mais calma e progressiva terá melhores efeitos. Claro que atleta está fora disto... nem pode sequer dar-se ao luxo de pensar... só tem que comer bem, sem erros, pois nesse estágio, já as duvidas (armários esvaziados, crises do tipo... eu quero ser muito gordo... tenho fome, etc) deveriam ter ficado muitos anos atrás, quando decidimos começar a treinar, mas ainda a olhar para o sofá e o frigorifico.
Por isso e para finalizar tsunami... curtir a bike só pelo prazer, para já é o melhor que eu te poderia recomendar. Faz uns passeios tipo organizados, que sempre se fazem uns amigos e ganhamos mais fácilmente o bicho.

bons treinos,
paulo marinheiro
 

Aksium

New Member
Aksium said:
ivanslegsfa1.jpg


Eu bem que cumpro à letra os treinos aérobicos! Mas não há meio de ficar assim.

Mais um ano a treinar para me aproximar disto...

Aqui se vê os atletas que estão em forma! Pelo menos é o que se costuma dizer na estrada.

Certo Paulo??

Abraço

Olá Paulo,

Tenho seguido os teus conselhos e já cá canta um 2º lugar no Regional de XC do Porto mesmo só a fazer treinos aérobicos. :mrgreen:

Não me queres dar umas dicas para secar como este atleta da foto??

Abraço e obrigado
 

john3voltas

New Member
Boas,
Tenho 34 anos, 1,70m e cerca de 110kg.
Fumei durante 18 anos e não faço desporto há mais ou menos 16 anos.
Não sofro (ainda) de problemas cardio-respiratórios mas fui avisado pelo meu médico que ou reduzo o peso agora ou então vou ter sérios problemas de coração, coluna, diabetes, etc.
Em chavalo fiz natação, ténis, basket, etc mas ainda hoje em dia o que tenho mais saudades é da minha bina.
Tinha uma Orbit estilo BMX com 3 mudanças de punho que 90% das vezes só uma é que funcionava em condições.
Gostei do post do Sr. Paulo Marinheiro.
Ora 220-34=186. 75% de 186 são 139,5 e 80% são 148.8.
Acho que são estes os cálculos, certo?
A minha pulsação normal são 60 a 65 hbps e acreditem que se me pusesse agora a correr durante 15 minutos nas 100 hbps dava-me uma coisinha má quanto mais 140 e 150...
Claro que vou ter em conta o que aqui foi escrito mas vou começar pelo que eu gosto, de dar uns passeios aqui pelo "deserto" ao pé de casa.
Daqui por um ano espero estar a chegar perto dos 120 hbps e só a partir daí é que poderei pensar em perder peso mais a sério.
Agora a pergunta que se impõe: não pretendo andar nos montes nem nas maluquices, o meu negócio é estrada, alcatrão lisinho.
O orçamento é limitadíssimo, tão limitado que nem sei bem quanto poderei despender.
Penso que 150 a 200€ na melhor das hipóteses.
O selim terá de ser em gel.
Não sei porquê nunca me consegui imaginar a conduzir uma bicicleta tipo BTT...
Quais serão as minhas alternativas?
Acham que uma "BMX" seria apropriada nos dias que correm?
Se for do tipo BTT vejam lá se me indicam uma marca e um modelo que para além de barata seja leve, confortável para uma pessoa da minha compleição física ;) e que possa ser transportada no tejadilho de um Corsa (se calhar todas dão, não sei).
Um muito obrigado e desculpem o "lençol" :lol:

PS: lá porque não gosto de off-road não quer dizer que não goste de saber por onde ando.
Estava a pensar em levar comigo o meu Nokia 6630 a correr o Trekbuddy com uns mapas tirados do Google.
Por isso dava-me jeito um suporte para o telemóvel.
Aceitam-se sugestões acessíveis.
 
Top