Ecopista do Dão - a visão de um cicloturista de autonomia

SeteGu

Active Member
Mesmo lendo as criticas e compreendendo algumas delas parece-me uma excelente "desculpa" para voltar a pedalar até Viseu.

Da vez que lá fui fiz desde a Ecopista do Vale do Vouga até Viseu (+/- 80 kms) mas a ecopista em si só existe em cerca de 10... o resto é estradão mas passa-se também pelo centro de BTT de Vouzela que provavelmente terá mais percursos interessantes.
 

jaelenzo

New Member
Fiz a ecoposta duas vezes - ida e volta:
A 1.ª vez fui de roda fina e a 2.ª fui de btt e recomendo a todos que também o façam, independentemente do tipo de bicicleta que tenham à disposição.

De facto o início em Santa Comba Dão está por terminar (o acesso faz-se por um caminho de terra que de BTT não levanta problema algum, mas de bicicleta de estrada obriga a desmontar) e em Viseu a "passadeira vermelha" acaba sem aviso prévio;
De facto as guardas no concelho de Viseu (as tais rotundas) são demasiado apertadas e são muito frequentes, limitando em demasia a progressão;
De facto devemos ter sentido crítico, principalmente quando se trata de avaliar a coisa pública;

Mas....

O autor do tópico pinta um quadro que, na minha opinião, não faz justiça ao que é, al final, a ecopista.

Seja em família ou em modo "ligeirinho", fazer a ecopista do Dão é uma experiência muito compensadora e agradável.
Até mesmo eu, que tenho a mania que sou contra "ambientes controlados" para a prática de BTT ou ciclismo, dou a mão à palmatória.

A parte inicial em Santa Comba faz-se de forma espectacular, com o caminho a seguir sobranceiro ao Rio Dão e aos seus penedos graníticos, até começar a entrar naquilo que são os resquícios da floresta autóctone portuguesa, com a pedra escavada em barrancos a guiar o caminho a partir daí, na exacta largueza de um comboio , pouco mais...

O imaginário do ferroviário antigo vai-se fazendo sentir, dando um sabor muito especial ao passeio: as placas, as passagens de nível, as antigas estações...dum tempo em que o esforço pelo desenvolvimento do país - através de infraestruturas desta natureza - não estava geograficamente tão desequilibrado.

Com o avançar da coisa começam a chegar os túneis e as grandes pontes: a iluminação indirecta nos túneis é muito cénica, deixando antever aquelas fantasmagóricas paredes em rocha viva e - caramba - olhar cá para baixo nas pontes e vermo-nos a alguns 30 metros acima do telhado das casas, enquanto a bicicleta faz aquela barulho "ferroviário" é qualquer coisa de espectacular.

Depois há outra coisa: como os comboios não cumprem grandes declives, os 100 kms que há para fazer de ecopista não implicam um acumulado grande, permitindo rodar uma distância grande de forma descontraída e sem grande esforço, ideal para moralizar os outsiders e combater a heresia de não-ciclistas. Resultou na "semi-conversão" da minha cara metade às bicicletas, o que foi óptimo!

Experimentem, vale a pena!
 
Last edited:
Por experiência própria recomendo que é um dia muito bem passado com amigos.
Fiz a ecopista desde Santa Comba Dão com ida e volta com uma pequena visita por Viseu em bike de btt
Fomos um grupo de 8 elementos e todos adoramos a ciclovia...paisagens..locomotiva..
Recomendo fazer sempre St.Comba-Viseu porque depois de Viseu é mais facil...descer até St.Comba

No final e como éramos de longe(Guimarães) ficou combinado tomar banho num local que arranjamos.(A câmara Municipal também nos facultava um local..mas o email de confirmação chegou tarde ;) )

Talvez um dia volte a repetir a experiencia ;)

 

lucard

Member
Ora, venho eu deixar o meu testemunho como grande frequentador da famosa ciclovia.

O máximo que já fui, foi Parada de Gonta (tinha compromissos e portanto não progredi mais). Ainda andava ela em construção e eu já andava a "brincar" por lá, lembro-me que ao inicio (viseu) antes de haver aquela estreita ponte, havia uma especie de buraco ao qual eu fazia montado na bike e pensava "YES sou o rei do downhill com a minha bike do pingo doce" e o meu pai (medroso) fazia com ela à mão. Desde o primeiro dia que andei lá e tinha as barreiras (famosas rotundas) que as odiei. Acho que tão mal feitas, mal colocadas etc... MAS. há pelo menos 1 ou 2 que fazem sentido que assim o sejam, pois, não sabem mas havia muita malta que passava à campeão e levava uma cacetada de algum carro que fosse a passar (caso do cruzamento de orgens) Eu sempre que passo por lá (raramente) faço questão de desmontar da bike, apesar de facilmente passar.

Tirando essa e uma outra, podiam ser todas retiradas por um outro sistema que fizesse a malta abrandar, mas sem ser preciso fazer ginástica e correr o risco de ir com a tromba ao chão (como é feito antes da chegada a torredeita, uma lomba e uns ferros para impedir os carros de entrarem e a malta de sair a todo gas).

Obviamente, eu prefiro partir as pernas a fazer uma subida logo à direita antes da tal ponte estreita e evitar todas as barreiras (só apanho a barreira de figueiró). Mas compreendo que o Paizinho que quer levar o filhote a andar num passeio se vê grego com estas barreiras, mas todo o Pai quer segurança e, tal como disse antes, algumas são para segurança, apesar de mal feitas.

SeteGu, tal como já tinhamos falado, irei acompanhar-te ou de Viseu para SCD ou de SCD Viseu. de SCD - Viseu levas com as barreiras que te lixas, no sentido oposto tenho caminho alternativo.
 

JARBAS83

Active Member
Como está esta ecopista? Dizem que foi afetada pelos incêndios e que se pondera o encerramento de alguns troços...o feed-back no trip advisor não é o melhor...dá para fazer toda a eco pista na boa? Estava a pensar em fazê-la na totalidade (ida e volta) num dia...pernas pra que te quero...
 

muelinho

New Member
Percorri esta ecopista, penso que há dois ou tres anos. Percurso ida e volta, porque fui de carro e solo. Foi duro, sobretudo porque nesse dia acordei com umas dores de barriga do caraças que me obrigou a ir ao pote e descarregar tudo, no meio de suores e mal estar, mas como andava a adiar há imenso tempo e estava um sol perfeito. Siga!

Sinceramente em termos paisagísticos, deixa um bocado a desejar. Foi a única ecopista que percorri até agora, por isso não tenho termos para comparação. Cheguei ao fim com a sensação de que uma volta ribeirinha pelo Porto ou Gaia teria sido preferível. A vantagem indiscutível é a ausência de transito e poluição.

Acabou a agua sensivelmente a meio, apareceram as caimbras nas pernas (alimentei-me mal). O raio do cafe fiquei com a ideia de que estava a 10, 15 kilometros, afinal de contas estava bastante mais a frente, como bom portugues fartei-me de praguejar (para mim). Onde me abastecei de agua, café e fiquei rejuvenescido, de tal modo que acabei quase ao "sprint".

Vou tentar colocar alguns registos fotograficos
 
A

Amadeu

Guest
A última vez que fiz essa ecopista foi no início de julho do ano passado, ligando-a à ecopista do Vouga de Viseu a Sernada do Vouga, em 2 dias. Foi um fim de semana impecável na companhia do meu filho. Intercidades até Santa Comba Dão (hoje não é possível, pois a linha esta encerrada para obras), pedal até Vouzela (+- 89 Km) com almoço do Farminhão. 2º dia de Vouzela a Sernada do Vouga (+-46Km) comboio até Aveiro e intercidades de regresso a Santarém. À saída de Viseu e até quase Moçâmedes, a ecopista desapareceu em alguns troços com construção no leito da via, ou sobreposição de estradas, nada que um track sacado do wikiloc não resolva. A partir de São Pedro do Sul a ecopista está recuperada. Para quem gosta, é um passeio que recomendo. A próxima, já em estudo, será a ecopista do Corgo, da Régua a Chaves.
 
Top