Duvidas sobre o guiador

fatjonh

New Member
Boas

Qual o melhor guiador para XC?
Qual o comprimento do avanço ideal para um angulo de 5º?

Obrigado

Comprimentos e Larguras
 

LCTriguinho

New Member
Amigo,
O comprimento não varia conforme o angulo. Ambas as coisas variam conforme o ciclista.
Quanto á outra questão, o melhor para XC, existem varias marcas, variados materiais, etc, etc.
Tem tudo a haver com os €s que queres gastar.
Lança um valor, e dentro desse valor existem varios.
 

fatjonh

New Member
Boas

a minha duvida é o comprimento do avanço, eu já tenho visto vários
e pergunto qual o melhor para XC, tenho visto 100, 110, 115 etc, o angulo do anvanço q eu escolhi é de 5º ou 7º, o comprimento é q é a minha dúvida.
Já me falaram da estabilidade, comportamento......

Agradecido

Comprimento e Larguras
 

neo15190

New Member
a minha ideia é de que quanto maior o guiador, mais estabilidade consegues ter, isto dá mais jeito para quem salta etc...
 

Peso-Pluma

New Member
Caro amigo, o comprimento do Avanço e do Guiador varia de pessoa para pessoa!

Eu tenho um avanço negativo em 6º com 100mm(o ideal era mesmo 90mm) e um guiador com 530mm porque eu não sou largo de ombros, e isto é ideal para o que faço, XC.

Se queres uma utilização mais mista de xc com maratona deves usar um guiador mais largo do que o normal mas não exageradamente!

O Avanço depende também da tua posição de conduçao, se tas muito para trás deves usar um avanço mais comprido, se tás muito para a frente deves usar um avanço mais curto.
Se usares um avanço mais curto tipo 80mm parece que tens uma direcção assistida, é mais directo(atenção isto na minha opinião) e vice-versa.

abraços

Pluma
 

night-crawler

New Member
bem lá vou eu desenterrar este tópico, mas é q preciso mm
entao é o seguinte, bike nova, guiador default, um FSA XC 282, algo sobre-elevado e enorme a meu ver, tem 67cm
os meus ombros, medidos à pouco por mim têm 47cm, agora a dúvida é a seguinte, já li de tudo, q o guiador deve ter
a largura dos ombros p as mãos ficarem alinhados c os ombros, que os sobre-elevados convem ser algo maiores
depois qt ao q já falaram da estabilidade, é bem certo q se maior for, maior a estabilidade, mas no entanto, qt maior
for menor vai ser a velocidade de manobra, é uma questão de trigonometria, e se a minha n me falha, para um guiador
maior, alguém q tenha um menor q o meu, e tiver q fazer uma curva, terá q fazer menos amplitude de movimento
se não é facil, agarrem o volante no meio, e virem, mas cuidado p n irm ao chão :D
mas agora preciso de opiniões concretas, o q acham q deveria fazer? já sei q o ideal é, caso pretenda mm cortar, fazê-lo
aos poucos e que quanto a medidas estabelecidas, o ideal é mm usar aquela com a qual me sinta melhor, mas mesmo
assim gostaria de saber a opinião dos entendidos, e de quem já passou pelo mesmo, deixaram ficar c o tamanho dos ombros ou maior???
é q de 47 p 67 ainda vai uma diferença... e eu sinto q qd vou a descer, e ainda n fiz nenhuma descida técnica, demoro
mto tempo a virar

q me aconselham??

cumps[[[]]]
 

Jepas

Super Moderador
Boas,

quanto à largura dos ombros/guiador, essa medida é muito mais imporante nos guiadores de estrada. A medida mais comum para guiadores rectos é cerca de 580 mm. Se tens 670 mm, tens quase 10 cm a mais, ou seja, 4.5cm extra de cada lado. Os guiadores elevados costumam ser muito largos, e tens toda a razão na manobralidade, quanto mais largo mais estável, mas mais lento.

Para veres como te sentes chega os punhos mais para dentro no guiador, 1 ou 2 cm e vês logo se te sentes melhor e depois cortas a gosto. Truque para cortar: medir 2x para só cortar 1.

Jepas
 

qpinto

New Member
Boas,

Venho colocar algumas questoes sobre o guiador:

Eu tenho um guiador elevado "Bontrager 6061-16 25mmm rise" que tem 67cm o que me faz abrir muito os bracos e o que me provoca dores nos pulsos do lado exterior (pontas do guiador). Tambem fico com dores na coluna junto ao pescoco. Sera que tenho de cortar um pouco? Eu tenho utilizado um com 57cm e nao tinha este problemas, mas noutro modelo de bicicleta.

O avanco que tenho e um "Bontrager Select 100mm 7o, sera que posso trocar por um mais curto? Pois nesta bike vou sempre com os bracos muito esticados.

Espero que alguem me possa dar umas dicas.

Obrigado pessoal.

qpinto
 

Bravellir

New Member
Tenho duvidas que essas dores sejam apenas problema de largura do guiador. Tira isso a limpo sem cortar o guiador. Mete as manetes,mudanças epunhos mais para dentro uns cms e dá umas voltas a ver se a dor foi embora ou não. Não fica bonito mas é só para testar. Se resolver os problemas de dores, então cortas o guiador.
 

qpinto

New Member
Bravellir,

Obrigado pela dica.

Ja agorra sera que nao sera por eu ter uma bike 17,5", tendo eu 1,65m. Sera que trocando o avanço, que tem 110mm, por um mais curto tambem podera ajudar?
O meu assento esta a mesma altura do guiador.
qpinto
 

Bravellir

New Member
A altura não é tudo. Ou melhor é quase nada. A altura entre pernas é muito mais importante. Procura. Existem aqui no fórum tópicos sobre a melhor maneira de achar o tamanho de um quadro.

Claro que esses métodos são "médias", nada melhor que tu para saberes se estás bem ou não em cima da bike. Afinal, se não te sentires confortável, vais andar menos motivado, logo andar menos. E o que queremos é exactamente o contrário.
Ou seja. Experimenta, com o guiador, com o avanço, com a posição do selim até te sentires confortável.
 

night-crawler

New Member
é vdd, q o q interessa é a medida interior da perna, mas para uma determinada altura(1.6, 1.65, 1.7), a medida entre pernas varia 1 pouco, mas nada de exagerado, e para 1.65m um quadro de 17.5" parece-me exagerado, possívelmente esse seja uma das razões, eu por exemplo dps de sentir algumas dores com a minha bike nova, apesar de continuar a ser um quadro 17, descobri q esta vinha c cranks 175mm em vez dos de 170 q eu tinha na minha antiga, ou seja as dores nos rins q eu tenho andado a sentir provávelmente se devam a isso, isso e talvez o avanço seja 1 pouco comprido demais, se algum amigo teu tiver uma bike mais pequena, dá uma volta nela, antes de andares a experimentar peças e peças
ps, tenho 1.70m

os meus 20cents cumps[[]]
 
Guiador recto para bicicleta roda 26

Bom dia pessoal. tenho na minha roda 26 um guiador recto com 580mm mas acho que fica muito curto. queria comprar mas nao sei que medida comprar. que medidas de guiadores usam nas vossas 26 ?
 
Top