Duvidas acerca rockrider 6.3

GoTxA

New Member
Antes de mais boas noites :D

Bem adquiri hoje a minha bike nova pelo titulo do topico ja sabem que se trata da rockrider 6.3, bem o que se passa é que gostava de fazer a bicicleta ficar mais maleavel e ao contrario de antigamente agora nao tenhu quem m ajuste as suspensoes, e me diga qual as melhores alterações a fazer.
Visto que estamos num forum de btt, penso k ninguem melhor que gente com experiencia para m esclarecer essa duvida.

Aki estao os dados da minha bike

Quadro:
- S.I.X. 6061 aluminium full suspension frame.
- Annular bearings.
- Racing geometry.
- 80mm of travel.

Suspensão:
- Rockrider XCR-LO fork by SR Suntour. (FRENTE)
- Shock absorber: FDR Tough-shock (TRÁS)

Transmissão:
- Crankset: Suntour XCC302 22 x 32 x42.
- SRAM X7 27 speed shifters.
- Shimano MC21 front derailleur.
- SRAM 5X5 rear derailleur.
- SRAM ESP 5.0 9 speed 11 x 32 cassette.

Rodas:
- Rockrider 32 hole rims by Rigida.
- Michelin Country Mud 26 x 2.0 tyres.
- Formula DC19/DC22 hubs.
- Mach1 2mm stainless steel spokes.

Travões:
- Tektro IO mechanical disc brakes.
- Tektro TS360 brake levers.

Peso: 14.4 kg


gostava de saber algumas coisas basicas, como fazer uma manutenção correcta, como se deve afinar as suspensoes, visto que mexo o amortecedor de tras e ela continua na mesma, e quais as melhores alterações que posso fazer na bicicleta, visto querer " abuzar" um pedacinhu dela.

Antes de mais obrigado

Cumps :D


pict0006tc3.jpg

photo2.jpg
 

Marco Nunes

Active Member
Olá GotXa. É assim, para que a tua bike esteja sempre em perfeitas condições deves sempre tê-la limpa e afinada e devidamente lubrificada, pelo menos antes de cada passeio. Em relação ás suspensões acho que deverás dirigir-te sempre á loja onde compraste a bike pois em principio eles ou algum viajante tratarão de fazer uma revisão e toma cuidado se vais mexer pois em principio a suspensão estará na garantia e possivélmete o amortecedor também, mas deixa-me dizer que tens uma bike pras curvas e penso que não te deixará apeado en lado nenhum, mas com este equipamento não esperes grandes performances se tentas abusar dela. Claro que com um upgrade ou outro podes tornar a tua bike melhor e sem gastares muitos euros. Tenta manter um uso controlado e razoável e tenta que nunca lhe falte nada pois só assim é que elas duram. Tamém acho que deverias consultar alguém que perceba algo de manutenção ou a própria loja onde compraste para que te dêm umas luzes de como manter a bike sempre impecável. Depois com o passar do tempo tu mesmo irás sabendo fazer as manutenções que forem possiveis e necessárias.

Fica bem e curte a máquina

Marco
 

JMCM

New Member
Olá!

Parabéns pela compra, eu tive uma bike dessas e prestou-me bons serviços durante uns 3 anos até a "desmantelar" para peças para fazer outra máquina...

Uma alteração que fiz foi colocar um amortecedor a ar, é uma diferença de peso muito grande... Recomendo-te por ex um Rock Shox Ario 2.2 que permite bloquear a suspensão, que tem tendência a bombear, encontras coisas destas "em conta" na ChainReaction aprox €170.

A medida do amortecedor da 6.3 é 165mm - 38mm.

Outra alteração algo urgente é um desviador dianteiro... talvez um Shimano Deore... de resto é andares e gozares-te dela!

;)
 

GoTxA

New Member
Brigada, so queria saber como faxuh pa soltar mais a suspensao de trás ja rodei bastante a mola mas continua apertada, e para que server aquela percilha vermelha ?

Cumps e obrigado aos k responderam
 

Metal_Man

New Member
Boas. A minha irmã tem uma 6.3 tambem e no amortecedor podes afinar 2 coisas. Na mola regulas a dureza do amortecedor. Mais enroscada, mais dura ela fica. Na rodinha vermelha regulas a velocidade de compressão ou seja a velocidade com que o amortecedor recua depois de fazer um amortecimento. Exprimenta fechar para o maximo e comprimes a biciclete e vais reparar que fica lenta a voltar á posição normal. Depois rodas um pouco no sentido inverso e o amortecedor vai ficando mais rapido. depois afinas a teu gosto e vais exprimentando.
 

JMCM

New Member
É sim Sr. mas tenho conseguido preços melhores e um excelente serviço na Fizzbikes. Inclusive têm pessoal a falar em Português correcto! Mas se for só para as pastilhas vai à Decathlon que não ficas mal.
 

GoTxA

New Member
muito obrigado, essas lojas que me indicaste sao bem fixes, acabo por gastar menos euros do que os que esperava e fico com material melhor :D

Cumps ;)
 

caf_btt

New Member
Boas

Tenho uma 6.3 à cerca de 4 anos e gosto muito dela.
Entretanto fui fazendo upgrades. Travões e transmissão são agora uns shimano XT.

Concordo com o JMCM: tenta mudar o desviador da frente. Não te vai sair muito caro e notas a diferença.
Procura no forum pois há sempre "pessoal" a vender umas coisas em bom estado e por bom preço.

Na net existe vários locais onde podes encontrar ajuda para afinares a tua bike. Um dos que eu uso é o seguinte:
http://www.5min.com/Zinn Cycles

Um conselho pessoal: mantém os cabos dos travões lubrificados para facilitar a travagem. Se fizeres muito uso dos travões ( descidas agressivas ) acho que rapidamente vais mudar para uns travões melhores. Os que vêm com a bike são bons mas exigem algum esforço o que limita o gozo nas descidas.

Boas voltinhas ... e vai dizendo alguma coisa pois como eu tenho uma igual gosto sempre de conversar com um .... "colega" !!!!

CAF
 
Last edited:

GoTxA

New Member
Loooool brigada pelas dicas men :O

Bem hj puxei mais por ela do k devia, e o resultado foi ganda tralho, os pneus sao muito pikenos o k á torna bué instavel, em relação aos travoes consomem bué pastilhas, e eu ate nem sou muito dado a muitas travagens, em relação á alterações tive vendo uns orçamentos, e agora ando analizando as possiveis alterações, mas isso penso k amanha ja posto no forum ;)

Cumps e abraço
 

JMCM

New Member
Se não estou enganado as RR 6.3 trazem uns Michelin Country Mud, 2.0 Que não são maus de todo (na lama) em alcatrão, mas em pedra ou raizes não são bons... Desaconselhavel à frente.
 

GoTxA

New Member
yeeeeeeeeeee ela numa curva com alguma velocidade , levanta nem deixa rasto :O

Vou mudar gosto de mais largos, há que esperar pelo balanço positivo na conta
 

INTERCEPTOR

New Member
Já tive uma mas infelizmente parti o quadro.
Além dos conselhos que o pessoal já deu, quero deixar a minha opinião.
É uma bike linda, pintei a traseira da minha de laranja e ficou um assombro.
Como o amortecedor é um pouco rijo, mesmo com a mola toda solta não bombeava muito a pedalar. Em contra-partida não absorvia as irregularidades mais pequenas. Em descidas rápidas e como gosto de soltar os travões, consegui dobrar os parafusos/pivots de fixação do amortecedor.
A suspensão, tal como o amortecedor, peca pela falta de sensibilidade e passado pouco tempo de uso perde o anodizado das pernas. Não laves à pressão directamente para os vedantes porque a areia entra e raspa os casquilhos acabando por prender as pernas e rapidamente ficarás sem suspensão.
O selim é fabuloso para iniciados, muito bom mesmo.
Deves estar curioso sobre o motivo pelo qual parti o meu quadro...cá vai:

O maior, talvez o ÚNICO, defeito da 6.3 é o facto de o DROP-OUT ser feito em AÇO-INOX!!!!!
Como quase todos nós sabemos, o drop-out é o "fusivel" da bike em caso de acidente ou avaria mecânica.
Se algo acontecer que dê algum puxão no desviador traseiro, o drop-out sendo feito de um ALUMÍNIO mais fraco que o dos quadros, parte e deixa o quadro intacto.
Na 6.3 tal não é possível e como tive uma avaria mecânica no meu desviador, a corrente embrulhou-se toda e como ía a 30kmh (à noite) não tive tempo para pensar quanto mais para parar de pedalar. Consequência: arranquei o desviador do quadro trazendo o drop-out agarrado (intacto) e com a ponta do quadro, onde segura a roda, partida aparafusada ao drop-out.

A minha 6.3 XL-21" pesava 15.450kg
 

caf_btt

New Member
O maior, talvez o ÚNICO, defeito da 6.3 é o facto de o DROP-OUT ser feito em AÇO-INOX!!!!!
A minha 6.3 XL-21" pesava 15.450kg

Boas

Tenho uma 6.3 e não me tinha dado conta deste "detalhe". Fui à loja e eles dizem que os que estão montados nas bicicletas são de aluminio e podes sempre comprar um - foi o que eu fiz apenas para levar na mochila pois o que está montado é de alu.

CAF
 
Last edited:

caf_btt

New Member
Se não estou enganado as RR 6.3 trazem uns Michelin Country Mud, 2.0 Que não são maus de todo (na lama) em alcatrão, mas em pedra ou raizes não são bons... Desaconselhavel à frente.

E que tal uns conselhos para uns pneus ?

CAF
 

GoTxA

New Member
queria por a bicicleta mais estavel, eu ano passado andava com uma big hit e era muito instavel, sei que os compnentes na se pode comprar e sao totalmente diferentes, mas sentia-me confortavel e seguro e com estao nao, queria saber o que posso fazer para ficar mais estavel, ou sera os pneus o suficiente ?

e será que aguenta uns drops ate 1 metro de altura ?

Cumps e obrigada pessoal ;)
 

sniper00

New Member
Tambem tenho uma 6.3, quanto aos peneus que trazem nao me recordo da marca, mas nos primeiros tempos que a comprei os pneus fugiam por tudo o que era lama, e nas travagens ate metia medo, travando a fundo a bike patinava que nem uma bailarina. Mais tarde passei de 8 a 80, comprei uns tioga 2.35 e fiquei com um tractor:mrgreen: bem tracçao 6* mas era so isso agarravam lama uns bons kilos de lama, pesavam imenso e no alcatrão nao se deixam rolar, acabei por voltar para os de origem uns 2.10 e são os que ainda andam na bike
 
Top