[Duvida] Quais os musculos que se trabalham ao praticar btt?

napster

New Member
Boas tardes caros colegas. :)
Sou novo aqui pelo fórum, antes de mais queria dar os parabéns a comunidade e a grande ajuda que é dada por voçes a qualquer membro do fórum.

Então eu hoje venho aqui com uma pequena duvida que é a seguinte,

Quais são os músculos que ao praticar BTT mais se desenvolvem ou trabalham. ?

Desde já um grande abraço. :wink:
 

amelia

New Member
Se a pergunta fosse relativa à estrada, a resposta era fácil. Vê, por exemplo:
http://www.youtube.com/watch?v=7SyLSEnYPv8

Mas o btt é diferente da estrada... um circuito técnico tem muitas quebras de ritmo; ora tens de pedalar em pé, ora curvar, às vezes subir/descer a correr, etc.
Como resultado, acaba por exigir um papel mais activo dos braços (biceps e triceps, pelo menos) e envolver também os músculos que usarias para correr:
http://www.youtube.com/watch?v=MpjkqnH8Qts&feature=related

Senão tens sempre aquela maneira dolorosa de descobrir a resposta que procuras: parar completamente durante umas semanitas e recomeçar "à morte"... l:-K
 

Furagido

Member
Para muitos também se desenvolve bastante a musculatura da face e da lingua. É vê-los parados no falatório e andar está quieto. :mrgreen: :mrgreen: :twisted: :twisted:
 

rucaf3

New Member
Quadriciptes, bicept femural, gémeos, abdominais, músculos estabilizadores, grande glúteo e déltoides...
Muita gente pensa que são só as pernas que trabalham mas não ... Por exemplo para subir uma parede utilizamos muito a força dos abdominais e os estabilizadores para passar certas irregulariedades do terreno, quanto aos braços, talvez os bicepts , ante-braço e ombro(déltóides) mas é pouco acho eu.

Para quem treina musculação, treinar o músculo femural é importante por que são uns musculos para explosão daí que quando subimos durante muito tempo doer desde o rabo (glúteos) até ao fim da parte de trás da perna (bicept femural) .

Mas isto é um ponto de vista meu , de certeza que devem andar intendidos na matéria que certamente te dirão mais acerca disto.
 

Bomber team

New Member
Axo que trabalhas mesmo os musculos todos!

Experimenta parar uns tempos, depois quando recomeçares a andar vais ver que te doi o corpo todo...
Parece que levas-te porrada!!! :ko:
 
É verídico, não trabalhamos só as pernas, braços e abdominais, mas também costas :shock:

Eu inclusive ja tive uma lesão feia no " Músculo rombóide" após uma prova minuciosa, depois de um dia nem podia inspirar ou tossir parecia que se espetava uma faca entre as costas, foram algumas semanas até ficar completamente restabelecido.
Para quem não sabe veja : http://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%BAsculo_romb%C3%B3ide_menor

Tive de me aprumar no treino de costas, pois elas também são ferramenta útil para a nossa modalidade, desde então nunca mais tive problemas e sinto o "lombo" com outra performance positiva :mrgreen:
 

napster

New Member
Antes de mais obrigado a todos pelas respostas.
Pelas resposta que ouvi pareçe que tiraram a minha duvida, pois eu pensava que trabalhava apenas pernas, mas o que não é o caso :D

Abraços.
 

rucaf3

New Member
E não te esqueças de um órgão muito importante...

O Cérebro... A disciplina que se aprende, a concentração, a paixão os pensamentos que nos assolam quando subimos muito, o descer logo após um esforço dos infernos, os arranhões das silvas o contacto com a natureza, até as quedas (as pequenas) ...

É ESTA A MINHA PAIXÃO PELO BTT


:wink:
 
Músculo rombóide! Não tens 1, tens 2. Basicamente são pequenos músculos que ligam a omoplata à coluna. É bastante solicitado na prática de BTT.
O rucaf3 referiu os principais músculos que trabalhamos. Nos músculos estabilizadores, ou posturais, também se inserem os abdominais. Os principais músculos posturais são os abs e os músculos da zona lombar. Estes convém estarem fortalecidos senão haverá lugar a dor e possíves lesões.
No caso do BTT, além da solicitação intensão de praticamente todo o membro inferior, existe um grande trabalho também ao nível do bicipete, tricipete, antebraço, abs, lombares, trapézio superior, deltóide anterior e posterior, rombóides, além de uma série de pequenos músculos, principalmente ao nivel da nuca e costas.
Resumindo, para quem pensava que BTT era um desporto que desenvolvia apenas as pernas, não é tanto assim! :D
Apesar de o principal trabalho ser, inevitavelmente, ao nível dos membros inferiores!
 
Caros amigos, quando vi o tópico o meu pensamento para responder à pergunta de quais os músculos que se trabalham ao praticar BTT foi logo a de: TODOS.

Mas fiquei à espera das vossas opiniões, que realmente vão ao encontro da minha, contudo eu alterava o título deste tópico para " Quais os musculos que se trabalham PARA praticar btt? "
É verdade que alguns musculos são mais solicitados, mas como sentimos na prática todos os outros são necessários treinar para nos sentirmos bem sem dores sem lesões e praticarmos um ciclismo fluido com prazer e sermos um exemplo como o fantástico Super Mário Cipollini... :wink:

2444381_S3Zvz.jpeg


Mas até agora estão a esquecer o musculo mais importante que é altamente treinável cuja contracção é automática e involuntária dependendo do nosso estado nervoso e humoral. A nossa boa saúde depende fortemente do seu bom estado por motivo de fazer circular o nosso sangue por todo o corpo. O melhor treino para este músculo é em ritmo aeróbico onde o ciclismo é desporto rei neste aspecto... Já advinharam claro o CORAÇÃO... :wink:

coracao-raio.jpg


Um abraço.
V.Santos
 
santosvitor said:
Mas até agora estão a esquecer o musculo mais importante que é altamente treinável cuja contracção é automática e involuntária dependendo do nosso estado nervoso e humoral. A nossa boa saúde depende fortemente do seu bom estado por motivo de fazer circular o nosso sangue por todo o corpo. O melhor treino para este músculo é em ritmo aeróbico onde o ciclismo é desporto rei neste aspecto... Já advinharam claro o CORAÇÃO... :wink:

coracao-raio.jpg


Um abraço.
V.Santos

:clap: :clap: Nem mais. O pessoal quer é ver o corpo sequinho e por vezes esquece-se do mais importante!
 
Top