Duvida GARMIN EDGE 800/810

joao27

New Member
O 810 têm essa opção, e dá-me + 20 metros de diferença., agora so não sei se basta calibrar uma vez ou andar sempre a colocar o valor.
 

meloy

New Member
Eu penso que não é necessário fazer isso nem tem essa opção ,falo do 800.
Se bem que tem dias que dá uns valores errados...


O 800 tem essa opção!
vais às definições de sistema - GPS e altímetro

é normal não estar correcta a altitude, uma vez que os GPS com barómetro baseiam a informação da altitude a que estão de acordo com a pressão atmosférica! assim depende do tempo se está mais ou menos pressão atmosférica, pelo qual a altitude também vai variar de acordo com +- pressão atmosférica!

Agora se apenas queres saber os valores acumulados de subidas/descidas é indiferente acertar a altitude uma vez que o GPS apenas não sabe a que altitude está, mas sabe e dá com muita precisão os valores totais de subidas e descidas (até pode dizer que andas de baixo de água, mas mesmo assim sabe o que subiste ou desceste debaixo de água), mas se queres efectivamente saber a altitude a que te encontras então tens de acertar o GPS com um ponto de referencia que tenhas.

espero ter sido claro
 

nunokas

Member
Boas.

Eu tenho quase sempre uma diferença de +- 20mts na zona onde vivo por isso, no inicio da volta, introduzo a altitude da zona onde parto : definições =» sistema =» GPS =» definir elevação


Alguém já fez a ultima actualização para o edge 810?
Como me estou a dar bem com a 2.70 ainda não senti grande necessidade de mudar...


cumps
 
Boas pessoal,

a minha duvida:

quando vao a Gpsies sacar um track para por no gps em que ficheiro sacam (gpx mas qual, track ou route?) e onde o metem no gps?
saquei alguns tracks mas depois de os meter no cartao de memoria no gps onde tenho os outros ficheiros (gpx), não os vejo na lista de percursos no gps.
 
Não sabes qual a diferença???!
Eu acho que a diferença esta no facto de em track, ele só te dá o track que queres. Em route, se n tiveres no inicio do track, ele n te da o caminho de onde tiveres até ao inicio do track. Hoje vou testar e depois já digo alguma coisa.
 
Boas,
acabei de comprar um Edge 800 bundle.. e agora ando nas descobertas, pois nunca tive nenhum GPS.. pelo menos para ciclismo/btt
alguém sabe onde arranjar o ficheiro ou os mapas da Ciclonatur que oferecem na compra do Edge 800 ?? pois comprei o meu numa loja online mas gostaria de arranjar um bom mapa de portugal com acesso a trilhos.. etc.. pois irei usa-lo grande parte em BTT.. onde sacam por norma os tracks/trilhos?
agradecia ajuda pf..
Obrigado
 

meloy

New Member
devias fazer melhor procuras... está tudo aqui escrito por estes post fora! mas aqui ficam dois link de mapas
não conheço os da ciclanature mas digo te que este nunca me deixaram mal... além de serem o preferidos de muita gente do forum!
topolusitania: http://www.topolusitania.blogspot.pt/2013/07/topolusitania-v097-em-distribuicao.html

este são de todo o mundo só tens de escolher a zona do mundo que queres (e até têm muito detalhe de tracks mesmo em Portugal
garmin free:http://garmin.openstreetmap.nl/
este ultimo tens a vantagem de ser "rotable" ou seja permitir que digas para onde queres ir e os mapas têm informação de forma a permitir construir o melhor caminho.

esquece os mapas pagos isto é tudo gratis

para sacar tracks de outras pessoas ou construir um track existem uns poucos mas eu pessoalmente aconselho-te o http://www.gpsies.com/ faz download do ficheiro em gpx (também dá noutros formatos) e coloca-o dentro do GPS na pasta garmin/newfiles ou transfere via garmin connect;

só mais uma coisa para que começa no mundo do GPS, para ficares com noção por onde andas, estatísticas e afins regista-te no site http://www.endomondo.com ou http://www.strava.com (e não te esqueças de por um perfil que não mostre tudo (os teus percursos) a todos de forma a salvaguardares onde guardas o teu bichinho)
 
boa tarde,

Depois de varias horas e tentativas de instalar o Topolusitania no edge 810 venho pedir ajuda porque não o consegui fazer.
Alguem me pode ajudar como instalar diretamente no gps? em que pastas colocar o ficheiro?
Obrigado desde já
 

meloy

New Member
é só copiar o ficheiro para a raiz do cartão,

depois ligar o gps ir às definições> mapas e activar o mapa gravado

se reparares existe outros mapas no teu gps com a mesma extensão!
não convem gravres por cima caso contrário perdes o mapa que tinhas
assim muda o nome ao mapa antes de gravar para o gps e não te esqueças de manter a extensão (ao fazer o rename do ficheiro)
 

meloy

New Member
se não erro quando descarregas o ficheiro topolusitania vem com a extensão rar, isso quer dizer que está comprimido, se assim for tens de descomprimir 1º e depois deve aparecer um ficheiro com a extensão .img e é esse ficheiro que colocas dentro do GPS ou o cartão de memória do gps mas dentro da pasta garmin.

O que te queria dizer é que ao descomprimir é possível que o ficheiro venha com um nome
gmapsupp.img e já deve haver um ficheiro com o mesmo nome dentro do teu gps por isso não vale a pena [FONT=verdana, tahoma, arial, sans-serif]substituir[/FONT][FONT=verdana, tahoma, arial, sans-serif] o ficheiro, basta alterares o nome para "qualquercoisa.img" e assim ficas com os mapas que quizeres dentro do gps, podendo posteriormente activares ou desactivares aqueles que quiseres com o próprio GPS dentro das definições >mapas.

estou a falar de cor, se quiserem podem dar uma espiadela no próximo link
[/FONT]​
https://sites.google.com/site/topolusitania/Home/como-instalar-o-topolusitania
[FONT=verdana, tahoma, arial, sans-serif]
[/FONT]​
D- Instalação no GPS - versão gmapsup2.img
Descomprima os ficheiros numa pasta qq. (por exemplo c:/Garmin/TopoLusitaniaVxxx)

O ficheiro gmapsup2.img é para ser usado directamente no cartão do GPS.
Coloque-o na pasta Garmin do cartão SD ou microSD do seu GPS.

Coloque o TopoLusitania no cartão do GPS. Nunca na memória interna do GPS. Se houver um "crash", removendo o cartão, resolvemos o problema, (no terreno é dificil encontrar um PC por perto)Se o GPS não aceitar o nome gmapsup2.img, mude-o para gmapsupp.img.

Atenção não apague qualquer mapa já existente. O ficheiro gmapsupp.img é muito comum em GPS mais antigos, pois é o "contentor" de mapas mais usado pela Garmin
Se possuir um dos modernos Garmin, o nome gmapsup2.img pode ser mudado para qualquer outro. Sugerimos TopoLusV0xx.img, onde os xx indicam a versão do TopoLusitania



[FONT=verdana, tahoma, arial, sans-serif]
[/FONT]​
 
Obrigado por toda a ajuda. =) já esta a dar.
o problema é que saquei o ficheiro para instlar direto no GPS mas saquei o sem ser o do Rapid Share (Este esta bom). O outro não é o correcto, ou pelo menos, quando descompactei, os ficheiros sao diferentes.
 
meloy obrigado pela tua preciosa ajuda, em especial para quem é novo utilizador dum edge..

tentei instalar o mapa da topolusitania seguindo todos os passos:

fazer download do mapa, descompata-lo para uma pasta garmin criada no computador, e depois copy/past dessa mesma pasta c/ ficheiro gmapsup2.img dentro, e ao ir activa-lo no garmin nas definições---»sistema---»mapa---»informações do mapa a selecionar, aparece: o mapa base INTL Standard Basecamp, NR ( activado ), o mapa BirdsEye Satelite Imagery Subscription V2 demonstraçaoO.jnx (activado) e agora a minha dúdiva, aparece 2 vezes o TopoLusitania V0.97 TopoLusitania V0.97 Mapa de Fundo TopoLusitania V ( ambos activados )

a minha duvida é.. está correcto assim? ou só deveria aparecer apenas 1 mapa activado ??

outra dúvida que tenho é.. na 1ª utilizaçao com esse mapa na tentativa de fazer navegaçao ou seja:
Percursos---»selecionar track---» e após aparecer o track bem defenido no visor do gps e ao carregar em "IR" ele ao calcular rota de repente para... e aparece: Rota truncada e aparece uma linha recta cor rosa ( porque nao estou no ponto de inicio do track ) e vai até ao inicio do track e depois segue a mesma linha rosa +/- também em recta até ao fim do percurso/track..


que problema se trata?? é normal.. ter os 2 mapas activados?? e aparecer isto da rota truncada??
agradecia ajuda pf
 
Top