Duatlo BTT

Skyforger

New Member
Estou seriamente a pensar em estrear-me no Duatlo BTT em Maio. Estou com algum receio de não aguentar o ritmo, especialmente a parte da corrida. A prova é composta por 5 km de corrida, 30 km de BTT e 2,5km de corrida. Alguem participa ou já participou neste tipo de provas? Que conselhos deixam?
 

helio69

New Member
Participei numa prova dessas há uma semana... Eu sou, o que normalmente se chama, um nabo a correr.

Já não corria há cerca de dois meses e fui à prova e só posso dizer que foi muito dolorosa a parte da transição da bicicleta para a corrida! É necessário treinar essa parte para que o corpo consiga fazer bem a transição.

Para ter bons resultados (eu só fui para participar e divertir-me) é preciso mesmo treinar... E muito.

Parece-me ser um desporto muito exigente.
 

CD

New Member
Tens de treinar a corrida pois é essencial chegar ao BTT com energia, depois a 2ªcorrida é aguentar até ao fim. Uma coisa te garanto, que te vais divertir. O ambiente é muito bom e o facto de conciliares duas modalidades numa só prova não se torna tão monotono.
Eu não faço habitualmente duatlo, mas reconheço que se tivesse tempo para treinar, seria uma modalidade a ter em conta mesmo já sendo do escalão V2.
Se tiveres curiosidade de saber mais alguma coisa, vê no site da Fed.Portuguesa de Triatlo.
CD
 

Skyforger

New Member
Pois, esse é de facto o meu receio! Nunca gostei de correr, embora o faça com alguma frequência porque a minha profissão a isso o obriga. Semanalmente dou uma a duas corridas de 40 a 50 minutos a um ritmo lento e aguento-me, agora não sei é se me aguento depois de ter pedalado 30km. A parte da bicicleta estou à vontade, estou preparado e não me assusta, agora a transição para a corrida é que deverá ser muito violenta. Vou treinar um pouco mais até lá, mas também irei participar sem qualquer objectivo competitivo, será mais como um teste às minhas capacidades.
 

BikeBrother

New Member
Eu também gostava muito de participar num duatlo, o problema é que aqui para a zona são poucas ou nenhumas as provas.

Nesta prova conciliava os desportos que pratico com alguma assiduidade, o atletismo, onde em outros tempos competi e o btt onde agora me divirto...

Tal como foi dito e por aquilo que tenho lido, a transição é mesmo o mais complicado, isto claro, se já se tiver uma base de atletismo e ciclismo. Contudo não há nada que o treino não possa minimizar ou mesmo ultrapassar. Mas é preciso também ver que não é num mes que se treina para uma coisa destas.
 

helio69

New Member
Skyforger, pelo que dizes deves ser militar... Pois então, e caso sejas, está a decorrer a "taça", "campeonato", militar de Duatlo... A fase Brigint e CID já decorreu, mas creio que as fases referentes às outras Brigadas ainda estão a decorrer...
 

Skyforger

New Member
Skyforger, pelo que dizes deves ser militar... Pois então, e caso sejas, está a decorrer a "taça", "campeonato", militar de Duatlo... A fase Brigint e CID já decorreu, mas creio que as fases referentes às outras Brigadas ainda estão a decorrer...

Acertaste, sou militar! Pelos vistos também serás...
Em principio vou participar na fase BRR, julgo que é em Maio mas tenho de confirmar esta semana. Isto foi apenas resultado de uma conversa que surgiu e fiquei com o bichinho a morder para experimentar um duatlo. Vamos ver como corre? Participaste em que fase?
 

helio69

New Member
Brigint... Mas só fui mesmo para participar...

Inscreve-te e pode ser que a tua unidade te deixe treinar!
 

Skyforger

New Member
Brigint... Mas só fui mesmo para participar...

Inscreve-te e pode ser que a tua unidade te deixe treinar!

Treinar não é problema. Na minha unidade de 2ª a 5ª há horário de treino físico entre as 9h e as 10h30. Normalmente aproveito para dar umas corridas, treinar alguma flexibilidade e musculação...e quando não apetece nada disso joga-se futebol. Ao fim de semana faço BTT ou estrada. Portanto, sinto-me um privilegiado por ser pago para fazer desporto. Estou inscrito, vamos ver como corre!
 

Rui Meireles

New Member
Nunca soube de nunhuma prova de duatlo aberta ao público em geral.
Alguém me sabe informar quem as costuma organizar? Ou se há já alguma agendada?
Gostava bastante de experimentar, ainda para mais sendo a componente de bicicleta em BTT, e não em estrada.
 

Fourmag

Member
Boas,

No próximo Domingo, dia 28, há o Duatlo BTT da Póvoa do Varzim. Já me inscrevi e será a primeira vez numa competição do género. Obviamente que a parte ada corrida vai ser complicado mas vou lá para me divertir.

Abraços,
Paulo Vides
 

Rui Meireles

New Member
:D :D :D
Nunca pensei que houvesse já uma prova no próximo Domingo, e ainda para mais relativamente perto de casa!

Obrigado, vou fazer os possíveis por ir. Só não faço a mínima ideia de como se processam as transições...
- Onde se deixam as bikes, sapatilhas, capacete, etc?
- Não corro o risco de a minha bike desaparecer enquanto estiver a correr? :confused:
- Algum conselho especial?
 

Fourmag

Member
Boas,

Eu também tenho muitas dúvidas que pretendia que alguém que já tivesse feito alguma prova ou com conhecimento de causa ajudasse. As minhas dúvidas residem no facto de não saber se os atletas usam sapatilhas para corrida e depois trocam para as de encaixe para a bike. Sendo assim depois há nova troca para a última parte que é novamente a corrida. Outra dúvida prende-se com o equipamento a utilizar. Correm com os típicos calções de lycra de btt e camisola ou usam equipamente específico de Duatlo? Se alguém pudesse esclarecer agradecia. É que a prova é já este Domingo e gostaria de participar devidamente equipado e elucidado.

Abraço,
Paulo Vides
 
Boas pessoal

Eu já fiz dois duatlos e até me safei bem logo aqui vão os meus bitaites.
Na primeira corrida NÃO ABUSEM, porque vão paga-las:)evil:) e vão chegar a bike sempre atrás de muitos de qualquer maneira porque o pessoal do triatlo são autenticas gazelas a correr, lol , e correm o risco de como eu que nunca tenho caimbras, quando já estava a "passar neles" ficar a rasca ao ponto de ter que sair da bike.
Agora tem de trocar os ténis pelos sapatos de encaixe nas transições, a bike fica no parque fechado bem como o material das transições e nunca ouvi falar de roubos, têm que ajustar a fita do capacete de modo a que não saia por baixo do queixo, eu corro com o equipamento da bike.

Resumindo façam a 1º corrida a um ritmo que se sintam confortáveis e não vão em picanços, tenham calma nas transições porque os outros fazem-na em metade do nosso tempo na boa, aproveitem a bike para passarem pelos triatletas tipo foguete, especialmente nas partes técnicas(é que me dá mais gozo) e na 2º corrida vão com mais calma já com aquela sensação de dever cumprido. A seguir à 1º transição é uma boa altura para comerem um gel.

Boa sorte e divirtam-se!

Ps: Mais alguma duvida disponham
 

Skyforger

New Member
Agradeço as dicas. Também tenho algumas duvidas quanto ao equipamento a utilizar. Não se torna incomodativo fazer a corrida com os calções almofadados da bike? O calçado terá obrigatoriamente de se trocar, mas nos calções tenho algumas duvidas. Embora nunca tenha visto atletas a mudar de vestuário no meio da rua nas provas que acompanho pela TV.
A questão da corrida parece que é o ponto fraco da maioria do pessoal do BTT ! A minha ideia é mesmo fazer a corrida com a máxima das calmas...se entro em competições nessa parte sei que "berro" rapidamente.
 

Fourmag

Member
Boas,

Fiquei mais esclarecido. Aqui há tempos andava com a pica de este eno fazer uns duatlos mas após muuuuiiitos km de treino de corrida apareceu uma tendinite no joelho e pronto, lá se foi a vontade. Fiz muitos treinos de btt e corrida seguidos, treinando transições mas sempre com sapatilhas de corrida. Nunca senti problemas a nível muscular mas deixei a corrida. Mesmo assim, ontem fiz 10 km de corrida em 45 minutos mas hoje sinto uma pequena dor nos gémeos. Quanto ao btt estou bastante à vontade até porque tenho treinado 5/6 vezes por semana essencialmente no rolo. Enfim, vou lá para me divertir e ver no que dá.

Cumprimentos,
Paulo Vides
 

Rui Meireles

New Member
Obrigado pelas dicas! :yeah:
Conheço bem a minha capacidade a correr, mas incrivelmente no BTT nem por isso... Como geralmente os passeios são de desnível muito irregular e com um ritmo mais descontraído, e com paragens, nem sei que tipo de andamento vou aguentar na bike.

Jk_Alentejano said:
(...)aproveitem a bike para passarem pelos triatletas tipo foguete, especialmente nas partes técnicas(...)
Partes técnicas? Pela altimetria do percurso de BTT até me pareceu ser quase plano, estava com a ideia que não ia ter nada a ver com o que estou habituado... Mas se costuma haver zonas técnicas tanto melhor! :drool:
 
Top