Duatlo BTT

cagaréu

New Member
Excelente tópico!

Fiz o meu primeiro Duatlo em Fevereiro de 2009 no Jamor em Festa e desde então fiquei adepto da modalidade tendo participado tambem no Duatlo Povoa da Lomba em Cantanhede e feito mais algumas brincadeiras mas não oficiais.É um desporto com um ambiente fantástico, passamos várias vezes na zona da meta o que faz do evento uma festa.Quanto a exigência física é preciso treinar e controlar mas nada que não se faça, aqui o Kota faz qualquer um faz :)
Passem pelo Blog dos Cagaréus e vejam as fotos e um vídeo sobre o Jamor em Festa 2009, coloquem na agenda o dia 5 de Outubro, inscrevam-se e participem.

Bons treinos!
 
Olá

Quanto ao correr com os calções da bike, seria melhor uns calções próprios de triatlo mas não acho muito incomodativo dado que já fiz dois duatlos(Manique de Cima e festibike) e este ano faço conta de fazer mais dois ou três mas continuo com os calções da bike.E só é obrigatório o capacete, no ano passado o Lino Barruncho no Dualto do Jamor como havia muita lama e estava a disputar o 1º lugar com uma luta muito renhida optou por não descalçar os sapatos de encaixe para não perder tempo.

No que eu falei de partes técnicas não estava a falar de nenhum circuito em particular, era só para dizer que o pessoal do triatlo têm muito pouca "perícia" na bike, então basta uma descida com mais velocidade, umas pedras ou lama que ficam logo a rasca e nós é sempre a bombar! lol

cumps
 

Fourmag

Member
Boas,

Venho aqui contar como correu a primeira experiência no Duatlo, nomeadamente no 1.º Duatlo BTT da Póvoa do Varzim.
Segundo disseram, a ultima transição, da bicicleta para a corrida, era muito complicada a nível muscular. Está realmente confirmado.
Arranquei forte na corrida inicial fazendo os quase 5 km num tempo que nem eu esperava fazer, cerca de 18 minutos e meio. Bem bom mesmo. A parte mais interessante foi sem dúvida o btt. Ultrapassar aqueles pros a toda a velocidade no meio das pedras e dos regos cheios de água deu um gozo... Terminei com uma média de 21.6 km/h. Muito bom para o terreno em que havia muita pedra e lama com fartura. A última transição é que foi violenta como já disse. Corri lento porque os gémeos estavam doridos. Enfim, fiquei satisfeito com o 46.º ligar na classificalão geral a 12 minutos do vencedor. Consegui ficar à frente de muitos atletas federados a correrem por algumas equipas de nome no triatlo.
Conclusão: Sofrimento, satisfação pessoal mas principalmente a diversão. Diverti-me à brava. Experiência a repetir em breve. Mas vou treinar a corrida, ai vou vou!

Cumprimentos,
Paulo Vides
 

Rui Meireles

New Member
Boas,

Eu tb fui ao Duatlo da Póvoa, o meu 1º. Nunca tinha feito nenhuma prova competitiva, e o meu objectivo era mesmo conseguir terminar.
No início tive que me conter para não abusar do ritmo, tal era a velocidade com que muitos partiram. Corri apenas um pouco acima do meu ritmo, depois fiz o BTT sem abusar em demasia (uns 20km/h), melhor na 2ª volta que na primeira. A última corrida... é mesmo para estourar de vez, o que vale é que ver a meta ao longe dá-nos ânimo. :D
O meu maior medo era ter cãibras a meio, mas para a próxima já sei que posso puxar mais pelas pernas porque elas não surgiram. Agora o cansaço... esse surgiu e bem, ainda hoje me dói o corpo como se tivesse levado uma tareia!

Foi uma boa experiência, gostava de repetir, mas tenho que treinar muito a corrida. O pessoal que lá anda não brinca!
 

Fourmag

Member
Alguns mais pareciam gazelas a correr!
O que mais me impressionou foi o facto de na última corrida 2 ou 3 passaram por mim de alta velocidade! Mais parecia que não tinham corrido os 5 km. Tenho mesmo que treinar mais a corrida.

Cumprimentos,
Paulo Vides
 

vgal

New Member
E seguem algum plano de treino em especial para terinar?
Eu tava a pensar começar a treinar não necessariamente para um duatlo, mas para provas aventura. E a diversidade do treino de duatlo parece-me a mais adaptada.
Queria achar um plano treino em condições e se possivel que falasse de suplementação.

Se souberem de alguma coisa digam.
 

DOCTOR BIKE

New Member
Olá
Também eu aproveitei a Duatlo da Povoa para fazer o meu batismo em provas deste genero. Álias quer para mim, como para o restante pessoal dos Amigos do Pedal de Famalicão.
Eu só posso dizer bem da prova, pois ela correu-me bem, trouxe de lá o 1º lugar da minha categoria Vet2, com o tempo de 1.26,07.
Agora estou de acordo que é um tipo de provas que moi e de que maneira.
Abraço a todos
Paulo Ruivo

www.amigosdopedal-famalicao.com
 

cagaréu

New Member
Conclusão: Sofrimento, satisfação pessoal mas principalmente a diversão. Diverti-me à brava. Experiência a repetir em breve. Mas vou treinar a corrida, ai vou vou!

Bicigodo, bem podes treinar para em 3 de Outubro no Jamor e a 31 de Outubro em Santo Tirso estares ao mais alto nível :)

O Duatlo está a conquistar cada vez mais adeptos, vai ser o desporto do futuro, para não falar no Triatlo.
 

Fourmag

Member
Boas,

Realmente ouvi falar de qualquer coisa mas oficialmente ainda não vi informação. Nesse caso espero em Outubro estar em forma pelo menos ficar nos 20 primeiros da geral. É uma meta ambiciosa mas espero estar à altura. Estou a tratar de encontrar alguém que treine essa vertente que possa ajudar. Fiquei adepto do Duatlo. Tem de tudo, sofrmento qb, diversão, dá saude e faz-se amigos. Se não era o amigo de Aveiro dos Galitos a emprestar o capacete...

Cumprimentos,
Paulo Vides
 

Skyforger

New Member
Pois é, finalmente lá me estreei no Duatlo!
Como já previa, senti muitas dificuldades na corrida. Nunca fui um corredor nato e já sabia que seria o meu ponto fraco. Deixei as "gazelas" irem para a frente, impus o meu ritmo calmo e fiz os 6km de corrida sempre sozinho. A passagem para a bicicleta foi um alivio, ainda me sentia com forças e recuperei algum tempo no segmento de BTT. No entanto, para além do percurso ser demasiado rolante, foi encurtado de 20 para 13km o que acabou por penalizar quem apostava na bicicleta. Como o atraso que trazia da corrida já era muito, foi complicado chegar à frente. A passagem para o segundo segmento de corrida, de 2,5km, foi de uma violência atroz!! As cãibras apareceram em força e estive quase para não fazer o que faltava. A um ritmo descontraido lá foram desaparecendo as cãibras e acabei por completar o percurso em cerca de 1h20m, a 15 min do primeiro lugar.
Não levava qualquer objectivo competitivo, funcionou somente como um teste às minhas capacidades. Conclui que tenho de melhorar bastante a corrida e que a transição de bike para corrida requer habituação e treino. Apesar de ao longo do percurso ter perguntado a mim próprio "que raio ando eu aqui a fazer?", acabei por chegar ao final e ficar com vontade de experimentar um próximo duatlo. É uma vertente desafiante e aliciante!
 

Ruilopespereira

New Member
Boas,
Gostaria de convidar todos os que ainda não participaram em nenhum duatlo (principalmente os de btt), é espetacular!
Comecei através de um amigo que á um bom par de anos foi vice-campeão nacional de veteranos.... Corrida para mim era impensavel mas... pratiquei futebol durante 12 anos era só modificar gestos tecnicos, intensidades, e aprender a correr...
Já fazia maratonas de btt mas isto tmb é diferente... Mais intensidade ppm na corrida, medias mais altas!!! e alguma vantagem no btt em relação a duatletas mais experientes...
Fiz 6 provas a época passada e 3 esta época estando federado mas um lesão obrigou-me a parar e faltei já a algumas provas.... tenho pena...
Reparem no exemplo do super campeão, super atleta e super impecavel MARCO SOUSA.... Já ganhou provas e participa sempre que pode... porquê? Ambiente tipo passeio de btt onde existe um excelente convivio e a superação de fazer cada vez melhor e correr junto de Atletas com A grande como Bruno Pais, Lino Barruncho, Vanessa Fernandes,....
Pensem nisso e vamos experimentar.... Garanto que não se arrependem....
 

markpainel

New Member
Boas
Estou tentado a experimentar moro na margem sul do tejo em almada alguem que more aqui perto já faz duatlo?
gostava de experimentar mas começar sozinho é sempre complicado.
 

BikeBrother

New Member
Bem, o duatlo de Santo Tirso é perto de casa. Vou estar atento e vou treinar para isso.

Quero mesmo experimentar esta modalidade, porque já pratiquei atletismo e neste momento pratico btt (mais tranquilo e sem objectivos) e queria ver como me sentiria ao fazer uma prova destas. Acho que as transições será mesmo aquilo onde sentirei maiores dificuldades. Um dia destes faço uma coisa dessas como um treino. Se alguém se quiser associar sou de Famalicão.
 

Fourmag

Member
Boas,

Fiz na semana passada o meu 3.º duatlo em Perosinho. Este já foi menos penoso pois já não sofri aquelas dores musculares na última transição da bicicleta para corrida. Nada que uns bons treinos não resolvam...
Penso que o duatlo de Santo Tirso será em bicicleta de estrada.... Penso eu de que...

Cumprimentos,
Paulo Vides
 

Fourmag

Member
Não tenho a certeza mas penso que será assim. No site da Federação ainda não tem informações disponíveis. Posso dizer te que já fiz 2 Duatlos de estrada e também não tenho bike. Esprestaram me uma estradista com 25 anos toda restaurada. Não é a mesma coisa que uma nova mas haja pernas para pedalar. O importante é participar.

Cumprimentos,
Paulo Vides
 
Top