Drössiger SL 9.1 "á la carte" by vferraz

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STIG_73

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Drössiger 9.1 SL "á la carte" by vferraz

Finalmente estou em condições de vir aqui apresentar uma bike minha. Não só porque, finalmente, tenho uma bicicleta digna desse nome, mas também porque já adquiri alguns conhecimentos técnicos que me permitem fazer uma análise mais "cientifica" à máquina.

Este é um projecto iniciado no principio do Verão passado. Como os €uros não abundam e também porque valores mais altos se levantam, fui juntando as peças como se de um puzzle se tratasse. Comecei pela transmissão que foi adquirida até Dezembro numa loja on line tuga. Depois, aproveitando a borla aqui do forum em relação aos classificados no mês de Janeiro, comprei a um colega o quadro que define esta montagem. Entretanto vendi a minha Vag e fui pesquisando na net negócios vantajosos para o resto do material. E assim comprei rodas, selim, periféricos e travões, tudo a preço de saldo. Como os meus dotes de mecânica ainda são algo limitados, tive que recorrer a pessoal especializado para fazer a montagem (um grande abraço para o Tiago), onde acabei por comprar os pneus, discos, punhos, suspensão e caixa de direcção.
Basicamente, comprei a bicicleta a prestações sem nunca a estar a dever.;)

Passo então a elencar os componentes e respectivo peso, sempre que souber:

Quadro: Drössiger SL 9.1 tamanho M de 2010 construido em aluminio na liga 7005, pesa 1430 gramas. Trata-se de um quadro low cost, leve, discreto e relativamente bem trabalhado tanto em termos de soldaduras como de pintura. Na altura equacionei um quadro RCZ mas o facto de ser "made in germany" fez-me pender para o Drössiger, para alem do pormenor de ser um pouquinho mais leve.

Suspensão: Fox F100 RL 32 de 2009 comprada em 2ª mão, pesa entre 1560 e 1600 gramas. Para quem vem duma Suntour XCM não tem qualquer ponto de comparação,tirando o pormenor de ambas serem de 100mm, e mais não digo porque só ouço dizer bem da Fox.

Cx de Direcção: Stronglight em carbono, não sei o peso.

Transmissão:

*Pedaleiro: Shimano XT, 844 gramas
*Shifters: Shimano SLX, 300 gramas
*Desviador TR: Shimano XT Shadow, 238 gramas
*Desviador FR: Shimano SLX, 156 gramas
*K7: Shimano XT, 314 gramas
*Corrente: Shimano XT, 278 gramas

Travões: Shimano XT com discos 160mm Ashima, pesei mas já não me lembro do peso:fpalm:

Selim: Selle Italia SLR Gel Flow, 224 gramas

Periféricos:

*Guiador: FSA K-Force, 118 gramas
*Avanço: FSA SL-K, 170 gramas
*Espigão de Selim: Token Pyro MTB 31,6mm x 350mm, 160 gramas

Rodas: Mavic Crosstrail 2011, 1702 gramas sem chavetas, válvulas e adaptadores 6 bolt.

Pneus: Geax Saguaro, não sei o peso. Aqui reside uma grande incógnita, optei por estes por uma questão meramente económica, vamos ver como se portam...

Punhos: Ritchey WCS, não pesei. Equacionei os EsiGrips mas não gostei do aspecto deles, tem um acabamento um bocado tosco na minha opinião e como fiz 3000 km na Vag com os WCS optei por eles (são um valor seguro).

Pedais: Shimano M-520, 380 gramas. São pesados mas é montar e esquecer.

Kit Pimp My Byke: Token dourados.

Peso da bicha: 10,5 Kg

Fotos:

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[URL="http://img696.imageshack.us/img696/4532/dsc02263gq.jpg"] [/URL]



Reservo para mais tarde uma análise mais aprofundada, quando lhe começar a fazer a rodagem, entretanto submeto à vossa magnânima apreciação:p
 
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C.Orelhas

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Excelente montagem mesmo, parabéns :p
Penso que os TOCOLANTES da suspensão ai destoam um pouco visto que é mais dourados que laranjas, mas ainda assim está muito bonita.
 

EZrider

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:cool:Boas,

esse quadro é um espectáculo ou não tivesse eu um igualzinho :cool:

A sério, está muito fixe, e concordo q o tócolante laranja das suspensão destoa, mas nada que importe muito.
Uma coisa que me surpreendeu, porque passei do aço para um de aluminio, foi o conforto da bike, muito melhor.

abracitis
 

STIG_73

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Bom, vendo bem as fotos, de facto o laranja destoa um pouco do resto da bike. Ao vivo não se nota tanto, vou ter que tratar do assunto.

Feitos que estão os primeiros 25 kms, já estou em condições de fazer uma pequena análise, ainda que sem grandes certezas, à máquina e seus componentes.

Quadro: Leve (tendo em consideração o material de que é feito), sóbrio, bem trabalhado, ágil em terrenos sinuosos mas pouco flexivel, sentem-se todas as irregularidades do piso no corpinho.

Suspensão: Bom, depois de ter feito os primeiros kms com ela fiquei com a sensação de que nunca tinha andado numa bike com suspensão, tamanha é a diferença face à XCM.
Tenho que aprender a trabalhar/regular melhor as afinações.

Transmissão: Nada a dizer, funciona na perfeição com trocas suaves e precisas.

Travões: Não são tão bruscos como os M485 que tinha na Vag, mas quando é preciso, a potência de travagem está lá.
Tem um funcionamento muito suave e doseado, gostei.

Discos: Ashima 160mm, queria o modelo Airotor Gold mas não havia na loja, fiquei-me por estes, sendo certo que são um pouco mais pesados que os Airotor. Quase certo que serão algo a trocar em breve.

Selim: Estava com algum receio deste selim, já que vinha de um SMP Extra que é um autêntico sofá, mas, pelo menos em 25 kms, não senti qualquer dormência nem saí da bicicleta com um andar novo, gostei.

Periféricos:

- Guiador: Sendo um guiador recto, o que para mim é novidade, ainda não me sinto muito à vontade em percursos mais técnicos e descidas acentuadas, sinto a frente muito nervosa. Pelo contrário, nas subidas é outra fruta, muito bom mesmo.

- Avanço: É um pouco pesado mas, quanto a mim, forma um casamento bonito com o guiador. Montei-o na posição invertida, vamos ver se me adapto rápidamente a este set up que torna a bicicleta um pouco mais nervosa.

- Espigão de Selim: Leve, permite um peso do ciclista até 90 kg, falta-lhe um pouco de côr, mas com esta relação peso/preço/peso do ciclista é imbativel.

Rodas: Estéticamente muito bonitas, não notei grande torção apesar de terem apenas 24 raios em cada roda e com um peso bastante simpático. Porporcionaram-me o meu baptismo no sistema tubeless.

Pneus: Geax Saguaro, desconhecendo totalmente o seu comportamento apostei no conselho do Tiago e, como tal, a minha modesta análise é só exclusivamente por comparação com o Rubena Charybdis que tina na Vag. Posto isto, em alcatrão parece que tem umas ventosas que os impedem de avançar, são, portanto, fracos roladores. Já em terra é outro mundo completamente diferente, são robustos, transmitem confiança, pelo que não necessito de alargar trajectórias para dominar a bike, notei também um muito maior apoio lateral face ao Charybdis.
Muito se fala dos beneficios do sistema tubeless, eu, muito sinceramente, nos poucos kms que fiz, não notei uma diferença abismal, há menos atrito é verdade, mas nada de extraordinário.

No geral acho que está uma bicicleta equilibrada, muito boa a subir (era o meu principal objectivo), nervosa nas descidas mais técnicas (requer habituação do rider face ao guiador recto e avanço invertido) e competente a rolar (estes pneus decidamento não foram feitos para rolar em alcatrão).

Sintam-se à vontade para opinar em relação a potenciais melhoramentos que acharem convenientes, tanto a nivel estético como dinâmico.
 
Last edited:

STIG_73

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Boas,

Obrigado pelos comentários.
O selim está nivelado, deve ser ilusão de óptica provocada pelo ângulo da fotografia, mas agradeço o reparo kanoysta.
 

jginja

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Viva.
Mais uma prova de que, com tempo e paciência, é possível uma montagem equilibrada e económica.
Parabéns e boas pedaladas.
 

STIG_73

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É verdade jginja e acredita que dá um gozo enorme ver o resultado final depois de todo este tempo.
Não está perfeita, mas para isso conto com os vossos comentários com vista a melhora-la e atingir a perfeição.

Em relação aos punhos brancos só se fosse mesmo os EsiGrips, mas não gostei do aspecto deles, para além de que, parece que se sujam muito. Mas obrigado pela sugestão.
 

Nuncho

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Tenho uns esigrips brancos ( como podes ver na minha assinatura ). Tenho de admitir que se sujam muito e facil, mas da mesma maneira que se sujam também se limpam. Muito facil de limpar .
 

Kamoes

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vferraz, afinal não é só automóveis! :mrgreen:

Só agora é que tive tempo para comentar o avião...


Grande máquina que montaste aí!
Está muita gira... e o peso é espectacular!


Eu, assim como tu... também troquei uma XCM por algo um "bocadinho" melhor. No meu caso foi uma SID, mas julgo que o que sentes agora é exactamente o que eu senti quando troquei. São mundos diferentes, sem dúvida.


Eu deixava ficar os autocolantes, estão giros e dão mais vida à máquina.


Abraço e boas voltas ;)
 

STIG_73

New Member
kamoes, os automóveis são a minha paixão desde menino, as bikes são a minha nova paixão que tenho vindo a redescobrir mais recentemente. O que posso dizer...sou um homem de paixões e, sobretudo, um homem apaixonado pela vida e pelos meus filhos.

Bom, feitos que estão mais alguns kms, estes feitos já em terrenos que me permitem aferir melhor das qualidades e defeitos da bike, posso dizer que tenho em mãos uma excelente trepadora, hajam pernas que ela leva-me ao topo do Mundo.

Da suspensão apenas posso confirmar tudo o que se espera de uma Fox, isto é, excelente leitura do terreno que inspira confiança em qualquer tipo de piso.

Travões: excelentes, progressivos mas potentes quando é preciso.

Transmissão: até ver do best

Rodas e pneus: portaram-se bem, sem furos apesar do terreno algo traiçoeiro com muitos picos de silvas pelo chão. Os pneus confirmaram a sua aptidão para os trilhos e o sistema tubeless mostrou a sua mais valia reduzindo em muito o atrito.

Mas nem tudo são rosas.
Continuo com alguma dificuldade de adaptação ao guiador recto, ainda andei, pelo menos duas vezes, à procura da frente, felizmente lá me consegui manter em cima da bicicleta.
Mas à conta disto noto uma grande quebra de confiança nos trilhos mais técnicos, vamos ver se melhora...

Chega de paleio e vamos a algumas fotos:

imagem0014o.jpg


imagem0015.jpg


E uma novidade made by IdFrancis

dsc02271.jpg
 

ny12xx

Super Moderador
...Continuo com alguma dificuldade de adaptação ao guiador recto, ainda andei, pelo menos duas vezes, à procura da frente, felizmente lá me consegui manter em cima da bicicleta.
Companheiro

É possivel que essa dificuldade de adaptação possa ser derivada à menor largura no guiador.

Regra geral, os guiadores rectos têm menos de 600mm, quando os guiadores sobre-elevados têm na casa dos 660mm.

Pode não parecer muito, mas é!

Como erradamente se tem escrito em alguns posts aqui no nosso fórum, a largura do guiador não tem a ver com a largura dos ombros, mas sim com uma preferência pessoal e necessidade de "controlo" da bike.

Se fores ver, nas bikes de DH usam-se guiadores com comprimentos entre os 720mm e os 800mm, os seus utilizadores não têm essa largura de ombros (nem semelhante).

Caso a tua adaptação (ou falta dela) se deva á largura do guiador, tens por aí algumas alternativas com 660mm (mas não são muitas).

Espero ter ajudado.

Um abraço

NY
 

STIG_73

New Member
Seguindo essa suposta norma, a medida indicada para mim seria 580mm e o guiador que tenho montado mede 620mm.
Mas concordo que devemos dar mais importância às necessidades pessoais do que ao aspecto estético, neste caso privilegiei o segundo.
Já usei a medida 660mm low rise, provavelmente esta minha dificultade de adaptação a esta nova geometria deve-se precisamente a isso, ser novidade e o meu tipo de condução ainda não estar mecanizado de acordo com este set up.

Os autocolantes, em principio, amanhã já irão para o sitio. Depois posto fotos para mostrar o resultado final.
 

edununo

Well-Known Member
Eu tinha um low rise de 660mm e passei no inicio do ano para um flat bar de 580mm. No inicio custou, já que sentia a frente muito nervosa. Agora não quero outra coisa. Adaptei-me bem ao flat bar.
 
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