dores de costas

mamgo77

New Member
Boas, estou a sofrer uma grave depressão que me está a levar à loucura!!! :roll: comecei a sentir dores de costas perto do final do ano passado, mas agravou-se de tal maneira que practicamente já não ando de bicicleta! já fiz radiografias e um tac, que não acusava nada de mais a não ser um pouco de desgaste natural da idade, mas o certo é que por vezes nem me aguenta em cima da bike, e quando me estico um bocado, 50km, ou mais, começo além de dores a sentir dormencia na perna esquerda e perder sensibilidade nos dedos. depois fico dias que nem me consigo quase mexer!!! já me falaram de nervo siático, mas o médico de familia nem sequer pôs essa hipótese, ou hernia discal, mas no tac também não acusou nada... alguém está a par deste problema? acabei de perder a maratona de alte, e estou a ver portalegre também por um fio... vou dar em maluco!!!!; :cry: :grrr:
 

valezim

New Member
Em primeiro lugar, bem vindo ao Forum! :xau:


Não sei se a resposta é apropriada, mas, eu no mês passado e pela primeira vez, senti uma forte dor nas costas na travessia Mina de S. Domingos / Castro Marim! Tão forte que chegou ao ponto de me chegarem a cadeira à frente no momento de me sentar à mesa para o monumental jantar! :#1:
Na minha situação eu sei qual foi a razão:
Nove horas em cima da bicla, com uma postura racing, de guiador recto e bem baixo! :cadeirada:
Por isso sugiro uma postura mais erecta, com guiador sobreelevado e com avanço de grande grau positivo!
Não sei se ajuda, mas fica a intenção!
 

andrextr

Active Member
mamgo77 said:
começo a sentir dormencia na perna esquerda

Porquê na esquerda e não na direita? A perna esquerda não tem nada a mais do que a direita!
Isso parece um pouco psicossomático, isto é, não será que a depressão que estás a sofrer, e o medo que tens de ter essas dores, não fazem com que o teu proprio organismo começe a gerar a dor, psicologicamente?

Doenças psicossomaticas são mais comuns do que se pode pensar, onde não existe causa médica para os sintomas, mas eles aparecem. Por vezes é porque não se sabe a causa e diz-se que é psicossomatico, outras vezes é mesmo porque a mente provoca tais sintomas! E o facto de ser a perna esquerda a ficar dormente, e não as duas, acho muito estranho!

Se souberes inglês, lê isto: http://en.wikipedia.org/wiki/Psychosomatic

De qualquer forma, tenta alterar a geometria da tua bike, de modo a ficar mais confortável, nem que isso te leve a pensar que já não vais ter dores, até pode ser que resulte psicologicamente.

Outra coisa, pedalas em carretos leves ou pesados? Andamentos pesados causam stress na zona lombar, o que pode também causar dor nas costas. Mas a teoria do psicossomatico é muito mais gira :mrgreen: mas sinceramente também é a menos provavel :lol:
 

mamgo77

New Member
ohh pessoal, brigado pelo feed back, estive a ler os posts do link que o zykon pôs, e de lá já tirei muito!! pelas descrições da posição dos componentes da bike, parece que tenho tudo em ordem, apenas duvidas num ponto!! aconcelharam-me a colocar o selim mais para tráz, mas não me tenho sentido melhor com isso, será boa idéia? falei com um ex-ciclista de estrada que me disse que as dores serem localizadas só de um lado, podem ser por desvio do selim ou guiador mal centrado, mas essas duas cituações estão corrigidas, e deviam dar dormencia nas mãos e não nos pés!! ontem ao fim da tarde fui dar uma volta ligeira de 30km, e correu bem, mas depois dos musculos arrefecerem, voltei a sentir algumas dores. também li com atenção a observação do andrextr , mas apesar de nunca ter ouvido falar de tal coisa, nem nunca ter ponderado essa hipotese, estas dores são bem reais para serem simuladas pelo meu subconsciente!!! tenho muito pouca agilidade e elasticidade, e ao andar torço inconscientemente o pé esquerdo para dentro, haverá alguma relação? nunca me foi diagnosticado nada em relação a isso, mas por outro lado, talvez o dédico de familia não seja o mais indicado... alguém conhece algum médico a quem possa recorrer, de preferencia no algarve?? obrigado pelo apoio :wink:
 

Bravellir

New Member
Talvez devas consultar um ortopedista. Se o equipamento está bem centrado então pode ser um problema de postura e o detalhe do pé acho que reforça a ideia. Tenho ouvido falar de casos onde pequeníssimas diferenças de postura podem ser resolvidas com, por exemplo, palmilhas mais grossas num dos sapatos. Mas são coisas que apenas um ortopedista e após exames pode aconselhar. Não te ponhas a inventar e tentar resolver o problema sozinho.
 

fjsilva

New Member
O MELHOR É CONSULTAR UM MÉDICO. Ninguem sem realizar um historial e exames, pode diagnosticar o teu problema! :cry:
Agora em termos gerais:

Dormência nas mãos: Normalmente é originado pela compressão nervosa. Dependendo da zona da mão afectada pode ser o nervo cubital ou o mediano, ou então ambos.

Dores e dormência da perna esquerda: Provavelmente a causa é a mesma: compressão nervosa. Se é o nervo ciático ou não só os exames podem esclarecer, agora por de parte essa hipótese é estranho!!!
 

mamgo77

New Member
brigado pessoal, vou mesmo ver isto a sério, seria um desgosto ter de encostar a bike às boxes!!!!! :roll: 8)
 

XphreaKk

New Member
Boas


percebo bastante de dores de costas, e o unico conselho q posso dar é, arranja um bom fisioterapeuta, que ,uito provavelmente ficas melhor!!!!

Agora, a minha experiencia:
Tenho 26 anos e desde os 16, que tinho dores de costas... as vertebras saíam do sitio com bastante facilidade, dores irradiadas nas costelas e na zona lombar. Tentei medicos, ortopedistas, e praticamente tudo, gastei rios e rios de dinheiro com isso e mais cedo ou mais tarde tudo voltava ao mesmo... ate q um dia q tinha 2 vertebras fora do sitio, fui a um fisioterapeuta que nao conhecia, tambem osteopata que me disse q eu tinha nao sei o q e nao sei q mais, ja n me lembro dos nomes... em 3 meses com sessoes regulares 1/2 vezes por semana fiquei bom... e agora é rarissimo doerem-me as costas...
infelizmente, nao te posso dar o contacto do meu fisioterapeuta, pq actualmente trabalha num grande clube de futebol e nao tem tempo para consultas externas, mas assim q ele deixar de la trabalhar lá, (provavelmente no fim da epoca) se ainda for preciso posso dar...
Já agora, onde moras??

CPTS, RR
 

Univega

New Member
Amigo, infelizmente dores de costas é o que não me falta, tenho dois discos da coluna a comprimirem ligeiramente o nervo ciático o que quando a humidade aumenta é certinho, dores malukas, andar de bike pelo PNSAC, com muito calcário á mistura também não ajuda.
O meu conselho, para ti e para os outros, segundo a minha experiência, é o seguinte:
- Se as dores persistirem, nada melhor que a opinião de um médico e também realizares anualmente exmes para ver se há alterações positivas ou negativas;
- Alongamentos, muitos alongamentos, yoga (não é só coisa para meninas), Pilates como complemento ao treino de bike, nas alturas em que te doí, anda mais em estradão e larga as pedras :lol: ;
- Se não tiveres tempo para ir a ginásios (alongamentos, yoga, pilates), pesquisa sobre o assunto na net e compra livros sobre o assunto e temta sempre com o máximo de cuidado praticar apenas o que conseguires em casa, sem inventar muito.
Espero que tenha ajudado alguma coisa, se disse algo de errado, peço desde já as minhas desculpas e corrijam-me.
Um abraço, Univega!!
 

mamgo77

New Member
boas, bons conselhos... vivo no algarve, perto de albuferia, e aqui só ouço falar de curandeiros e coisas às quais sou um pouco séptico... lembrei-me de uma lesão antiga, a propósito do assunto do médico de um club do XphreaKk. parti o coxis, aos 16 anos numa queda de mota e fui tratado pelo massagista do beira mar, daquela altura! era bom médico mas advertiu-me que a cura do coxis é muito dificil de acontecer, na volta os exames que tenho feito não tem dado frutos, por estar à procura no sitio errado!!! vou tratar de fazer novos exames ao coxis, pode ser a causa do meu problema!!!!
 
Top