Dois Algarvios a fazer o caminho Porto Santiago de Compostela

juba

New Member
Olá pessoal

Depois de muito ler e aprender (e com muito ainda por aprender) sobre os Caminhos de Santiago, decidi eu também fazer um Caminho na companhia do meu amigo Carlos. O primeiro projecto seria Lisboa Santiago, mas por motivos profissionais só podemos fazer Porto Santiago.
Saímos dia 3 de Setembro do Algarve para no dia seguinte arrancarmos do Porto com as seguintes etapas:
Porto - Ponte de Lima 87km
Ponte de Lima - Pontevedra 86km
Pontevedra - Padron 42km
Padron - Santiago 24km

Sabemos que podíamos fazer em 3 dias, mas como não consideramos o Caminho uma corrida, iremos fazer em 3, com uma investida especial no 1º dia e um ultimo dia muito suave para gozarmos um pouco em Santiago.

Aceito conselhos, traks de gps (tenho um garmin 705 que não penso usar como gps), tudo o que achem que podem ajudar força aí.

Para o efeito foram criados um site www.caminho-santiago.com e um blog www.ptcaminhosdesantiago.blogspot.com

Abraços

Ultreia Y Suseia
 
Last edited:

juba

New Member
Olá JCSC
São 86km e não 56km, erro devido à hora tardia :)

Abraços

Ultreia Y Suseia
 
Last edited:

juba

New Member
Obrigado TMiranda, só a preparação já está a ser espectacular, nem consigo imaginar quando estivermos a fazer o Caminho.

Abraços


Ultreia Y Suseia
 
Last edited:

nfh

Member
Se querem fazer em 4 etapas, porque não aligeirar um pouco essas de 80 e tal quilómetros?
Eu fiz o caminho português no ano passado com estas etapas:
Porto->Barcelos
Barcelos->Valença
Valença->Pontevedra
Pontevedra->Santiago

Nenhuma das etapas apresentou dificuldades em termos de esforço físico e o nosso grupo tinha desde malta muito despachada no pedal até malta com mais dificuldade em fazer tiradas mais longas.
 

kaikedas

Member
ola
eu fiz o caminho em junho deste ano, e fiz:
porto- ponte de lima 89.3kms e media de 12,4kms\h.. faz-se bem, sem grandes pressas aproveitamos para parar no centro de barcelos para comer qualquer coisa a meio da manha, almoçamos numa aldeia (nao me lembro o nome) por 5 euros e chega-mos a ponte de lima as 17h, o albergue é expetacular...
no 2dia fizemos ponte de lima - pontevedra 91.7kms e media de 11kms\h, esta a etapa mais dura a meu ver.. logo de manha a serra da labruja faz mossa..;) e antes de pontevedra tambem ha uma zona um pouco dificil.. chegamos a pontevedra as 19,30h ja o albergue estava cheio, ofereceram-nos dormida num pavilhao mas acabamos por dormir numa residencial em frente ao albergue por 15 euros cada..
no 3dia fizemos pontevedra - santiago 66.4kms com media de 11,4 kms\h esta etapa faz-se bem saimos de pontevedra as 6 da manha e pelo meio dia ja estava-mos em santiago..
gostei tanto de fazer o caminho que ja ando a combinar ir mas mais para o final do ano se o tempo permitir..
se tiveres alguma duvida diz, ah em relaçao os gps... esquece, tambem tenho um 705 mas nem o levei, esta tudo muito bem marcado...

umas fotos so para abrir o apetite..;)














albergue de ponte de lima


bela almoçarada por 5 euros..;)


labruja




 

juba

New Member
Olá nfh a ideia de ir até Ponte de Lima no 1º dia é só para apanhar a Labruja logo de manhã, mas está tudo em aberto, por isso vamos fazer em 4 dias.

Kaikedas essas fotos abrem mesmo o apetite, não vejo a hora de sair do Algarve em direcção ao Porto; Em relação ao gps, vou levar porque como sabes além de gps faz de ciclometro e regista todo o percurso.

Abraços


Ultreia Y Suseia
 
Last edited:

nfh

Member
Nós apanhámos a Labruja a seguir ao almoço (almoçámos em Ponte de Lima) e com bastante calor e não foi nada que nos tirasse o fôlego. Acho que o pessoal pinta a Labruja de uma forma tão terrível que fica toda a gente mais assustada que o devido :).
Custou-me bem mais a subida para a Cruz de Ferro ou para O Cebreiro no Caminho Francês que a subida da Labruja e no caso da Cruz de Ferro, também foi feita a seguir ao almoço.
Por isso não façam depender a vossa planificação só dessa subida. Afinal de contas vão ter de a fazer à mão, pelo que não é tanto pelo esforço de pedalar mas pelo tempo que vão levar a subir aquele empedrado todo.
 

super.byke

New Member
boas, acabei de fazer Porto Santiago (depois deixo uma crónica mais extensa).
As dificuldades maiores do Caminho estão entre Ponte do Lima e Pontevedra (basta ver o gráfico das altimetrias, que por sinal tem um bem grande no albergue de Pontevedra), pelo que tens as etapas mal divididas :D, eu faria

Porto - Ponte de Lima (até Barcelos não tem nada de interessante, tem é paralelo até dar com um pau)
Ponte de Lima - Tui
Tui - Pontevedra
Pontevedra - Santiago

Isto se fizeres questão de parares mesmo em Pontevedra, caso contrário podes substituir esta por Caldas de Rei
 

juba

New Member
Olá Super.byke
Como disse num post anterior está tudo em aberto, ou seja, está mais ou menos planificado, o 1º dia em principio será como planeado, os outros 3 depende de várias coisas, entre elas o nosso cansaço, a beleza de uma vila onde possamos perder mais tempo, etc..

Mas venha de lá esse relato para ficar com mais água na boca.

Abraços


Ultreia Y Suseia
 

juba

New Member
Olá

As Credenciais já chegaram, neste momento estou a ensaiar os alforges porque falta uma semana para iniciar o Caminho e temos de ter tudo mais ou menos preparado, sim mais ou menos porque o imprevisto faz parte do Caminho.

Abraços


Ultreia Y Suseia
 

juba

New Member
Olá pessoal

Já tenho tudo preparado, esta chuva não ajuda nada, mas assim fazemos um Caminho húmido :).

Obrigado Nuno
Obrigado Super.bike

Abraços


Ultreia Y Suseia
 

juba

New Member
Olá pessoal

Finalizado que está o Caminho, chegou a hora do report (eu sei que é tardio, mas afazeres profissionais impediram que fosse mais cedo).

Chegou ao fim o primeiro de muitos Caminhos de Santiago. Se me perguntarem o que achei do Caminho, só terei uma resposta: Indescritível, indescritível porque as fotos podem ser vistas por todos, mas os sons, os cheiros, a troca de olhares e as pequenas conversas entre peregrinos e todo o misticismo que envolve o Caminho, só sabe quem por ele passa.
Foram quatro dias intensos de emoções de alegrias que ainda estou baralhado emocionalmente quando penso na viagem. Penso que todos os que chegam à praça da Catedral, saem de lá pessoas diferentes, ou pelo menos com um sentimento: vontade de voltar, e para esses que como eu querem voltar: "Buen Camino"

O primeiro dia começou na Sé do Porto com o primeiro carimbo nas credenciais e a primeira seta amarela à vista, e teve como destino Ponte de Lima.
Pormenores 1º dia http://www.endomondo.com/workouts/qdmCzCS02pg

No segundo dia, considerado por mim o mais duro, saímos de Ponte de Lima com destino a Pontevedra, o que não chegou a acontecer, já que, ficámos por Porriño, a passagem pela Labruja tinha deixado a sua marca.
Pormenores 2º dia http://www.endomondo.com/workouts/it_UkETJKWg

Terceiro dia com saída de Porriño, destino: Padron, este terceiro dia foi especial, porque sentia-me tão bem fisicamente que pensava: eu consigo fazer a volta a Portugal em bicicleta (o Caminho baralha-nos as ideias lol).
Pormenores 3º dia http://www.endomondo.com/workouts/q7OnIgEnqws

Quarto e ultimo dia saímos de Padron e faltavam 23km para chegar a Santiago, deveria ser uma etapa descontraída, mas era complicado pois a excitação de querer chegar era óbvia e cada marco que nos indicava a distancia que faltava era uma motivação extra para pedalar ainda mais rápido.
Dia 07 de Setembro, com a chegada à Praça da Catedral, foi o culminar de muitas noites de pesquisa, onde a partilha de informação sobre o Caminho, é para quem vai a primeira vez muito importante, nomeadamente o Forum Btt, Projecto Btt e vários blogs, e onde se assiste a uma série de acontecimentos tais como abraços , felicitações e "tira uma foto comigo" entre peregrinos que não se conhecem mas que partilharam um olhar durante o Caminho.
Não me canso de pensar e exteriorizar: foi muito, muito bom.
Pormenores 4º dia http://www.endomondo.com/workouts/g-U3gBFrR_c

Ultreia y Suseia

Algumas de muitas fotos tiradas








































 
Top