DIY ou Faça você mesmo uma lanterna com Power LED

FMCurto

Active Member
Mais uma vez: não sou expert na matéria, mas até agora estava a falar de baterias de Iões de Litio.Confesso que li muito pouco sobre as LIPO e só sei as generalidades, mas só para confirmar:

Por exemplo no caso de um pack 2s1p, um pcb de protecção sem função de balanceamento, vai "cortar" a carga quando uma das baterias atingir 4.2v mesmo que a outra ainda só tenha 4.0v

Tudo o que li leva-me a acreditar que o PCB le a carga do pack (quando ligadas em série) e não da "célula" portanto nesse caso uma delas iria ser "sobrecarregada" até o pack chegar aos 4.2V,certo?

Pelo que si as LIPO são mais sensíveis a esses problemas, mas tb carregam (e descarregam) MUITO (mas mesmo muito) mais rápido por isso são quase obrigatórias num mundo dos "telecomandados" mas ao que sei são muito raramente usadas em luzes, talvez pela teoria de serem mais perigosas?O ciclo de vida tb não é menor?Ou talvez por serem mais "sensiveis" precisem de uma carregamento vigiado perdendo-se assim a praticabilidade de carregar com conector MS (Magic Shine) em qualquer sítio?
Agora posso até estar a dizer asneiras mas segundo li uma luz como a Solastorm x2 chega a usar 2,5A (no máximo) o que é considerado relativamente alto, ao que parece o limite das baterias de iões de litio anda algures no 6A por isso imagino que algures num tempo próximo com a evolução destas luzes seja necessário mudar para Polímeros de Lítio (é assim que diz em Português?) mas para já em termos económicos julgo que as baterias de Iões sejam mais económicas.

BTW: 29,6V??? Andas com lanternas de Xeon no monte? :)
 
Last edited:

Filipe Oliveira

New Member
Nos pcb´s a proteção é feita em cada celula ou conjunto de celulas em paralelo.

PCB7.2Vp.jpg


Como se vê nessa imagem, tem uma linha comum entre as duas pilhas para o controlador ler a tensão de cada uma individualmente.


As baterias "Lithium polymer" tem a desvantagem de serem mais caras, mas são boas para alta descarga/carga. A estabilidade das baterias e a durabilidade está associada à corrente e temperatura que são sujeitas, as 18650 perdem muita da vida util devido a serem usadas acima das especificações de descarga.. isso acontece na maioria das luzes pra bike.


O pack de 29,6v uso numa luz led que postei neste topico à uns tempos, teve de ser assim para conseguir ter uma autonomia razoavel mesmo na potencia maxima (130watt 12.000 lumen) :D com xenon ia precisar de pelo menos 3 kit´s completos :cool:
 

FMCurto

Active Member
Obrigado pela explicação, já consegui encontrar o video: brutal :) mas pq o xp-g?na altura o xm-l ainda não estava maduro?
É daquelas coisas que tenho pena de não ter aprendido, mas no raio da escola onde na altura fiz o 9.ano só tinha mecanotecnia...serviu-me de muito o raio da teoria dos fornos altos :)
 

FMCurto

Active Member
Já n consegui editar: se bem percebo no teu caso não tinhas alternativa pq um pack de iões de litio simplesmente não conseguia alimentar 20 leds, certo?
 

Filipe Oliveira

New Member
Na altura o xml já compensava em termos de lumen/watt/€ mas o problema era as lentes que tem de ser bem maiores que nos xpg.
Mas mais tarde acabei por adicionar 3 xml com lentes asfericas para melhorar o longo alcance. Tenho de ver se faço um video com a versão final da luz.

Com baterias Li-ion tambem dava mas para ter a mesma capacidade era preciso no minimo 16 celulas ( 8s2p) e as pilhas 18650 por serem redondas ocupam uma área muito maior que as lipo, alem de ficarem muito atrás em termos de corrente de carga/descarga.

Essa coisas de eletronica e programação fui aprendendo pela net.. :)
 
Desculpem pelo off topic, mas precisava de ajuda para encontrar um LED para a minha lanterna que é uma Lumina 650. O problema é que o LED da minha lanterna queimou e agora não consigo encontrar um LED para substituir, se alguém me puder ajudar agradecia pois preciso da lanterna para uma prova de 24H BTT.

O LED é este

 

ruimatias

New Member
Boas

Tenho uma luz Magicshine mj 816 e os cabos não estão a funcionar

Sabem onde posso comprar o cabo logo com o comando ?

Obrigado
 
Top