Discos alligator

#21
Baseado do que tenho lido, quando comprei os Guide Ultimate li algumas coisas, e da minha experiência, vou acrescentar uns pontos :

Como foi dito, pouco material dos discos, pouco poder de travagem. Todos têm rasgos por causa da limpeza da porcaria, mas os demasiado abertos costumam travar mal e fazem um efeito esquisito em travagens fortes. Já tive e não gostei.

Normalmente discos e as respectivas pastilhas do mesmo fabricante funcionam bem, o conjunto está testado e não é muito barulhento.

Pastilhas metálicas travam melhor e aguentam-se melhor em travagens longas, mas aquecem mais o disco além de provocarem maior desgaste do mesmo.
Não uso pois são muito barulhentas em molhado.

Pastilhas orgânicas travam melhor em frio, no imediato, mas tendem a perder força à medida que a travagem se prolonga, não gostam de altas temperaturas, e tem de se fazer muito mais força na manete em descidas longas.
Eu actualmente só uso destas, gosto muito mais da “sensação” delas, apesar de nem serem das que travam melhor.

Discos de 180 mm são muito melhores que discos de 160 mm.
Algo não mencionado ainda, mas quanto maior o disco melhor, nem tanto no poder bruto de travagem, que aumenta um pouco, mas por se manter durante mais tempo devido à melhor dissipação de calor.

A marca dos travões também influencia bastante, mas isso dava para várias páginas de discussão sem se chegar a um consenso, é muito uma questão de gosto pessoal, aliás como as pastilhas e discos.
 

edununo

Well-Known Member
#22
Concordo com o Pedro; nota-se muita diferença de uns discos para outros!
Dou o meu exemplo: comprei uns travões Magura MT8SL :cool:
Usei-os nuns discos XT e travavam muito bem! Mesmo muito bem. (Pastilhas Magura Performance)
Este natal perdi a cabeça e comprei uns discos Carbon-Ti. Não pensei que fossem travar melhor, só fiquei apaixonado com o look :)
A verdade é que a travagem é MUITO superior!! Achava que os XT travavam muito bem até experimentar estes. Uau!
Realmente, há muito que se diga ao mix Travões/Pastilhas/Discos.
Estes?

http://www.carbon-ti.com/products/b...otor-steel-carbon-2/x-rotor-steelcarbon-2-160

Isto já é "paneleirice" a mais.
 

edununo

Well-Known Member
#25
Já tenho muitos anos disto, muito dinheiro mal gasto em alguns "upgrades" e maluqueiras para baixar peso e afins para desconfiar desse travagem MUITO melhor do que um discos XT.
Mas isso são outros 500s.