Discos a roçar nas pastilhas

lmorais

Member
Apesar de não ter qualquer problema com os meus travões de disco actualmente, fica aqui uma dúvida.
Sempre ouvi dizer que não se deve apertar a manete dos travões de disco a óleo sem ter o disco, porque depois as pastilhas não voltam para trás, como é lógico.
Mas a técnica que estão a falar é mesmo assim, apertar a manete sem o disco e depois empurrar com a chave de fendas! Certo?
 
Não façam isso!!! apertar a manete sem o disco? LOL

Tentem a combinação destas soluções:

- Tira as pastilhas, abre mais a mola que as separa para criar mais força
- Podes apertar um pouco a manete para fazer sair UM POUCO os bombitos, podes usar silicone ou massa DOT para os lubrificar, depois usa algo de plástico ou madeira para os empurrar de novo para dentro (não deverá haver espaço para as pastilhas)
- Em Elixir com Pad contact (CR, Xo, XX por exemplo) sangra com o Pad contact a meio da afinação, o que te permite, depois do sangramento, abrir ainda mais a afinação e criar vácuo suficiente para ajudar na recuperação dos bombitos (este método tira-te amplitude de travagem - manete trava mais junto ao punho)

Melhor solução: Desmancha o Caliper, tira os bombitos, limpa, substitui vedantes e bombitos por novos devidamente lubrificados com massa DOT.

VT
 

Jocas22

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Um novo problema :fpalm:

Os meus XT 2012 nunca tiveram problemas. Mas agora comprei rodas novas e substitui os discos (RT-53 da Shimano centerlock) por uns XT ice tech 6 furos.
Enquanto a máquina esteve sem rodas, esteve 1 semana e meia deitada de lado.
Agora monto tudo, roda da frente impecável. Roda de trás as pastilhas roçam no disco, está mesmo muito justo, é não é azelhice porque sei afiná-los e nunca tive problemas (nem com estes XT nem com os M446 antigos). Tentei tudo mas aquilo nem um cabelo cabe entre pastilhas e discos.
Tentei empurrar os bombitos pra dentro mas nem se mexem.

Para além disto a manete de trás ficou com um feeling diferente da da frente, ficou mais "dura", tem menos amplitude, não sei se me faço explicar bem. A outra está mais "soft" e tenho de puxar mais pra travar, a de trás está muito justa.

O que raio aconteceu? Será que foi de ficar deitada? Que desespero, tanto trabalho a desmontar, limpar tudo, voltar a montar. Cassete nova, discos novos, rodas novas, corrente nova. E a única coisa que correu mal foi a que não esperava mesmo de todo. Resultado estou apeado :mad:

Alguma ideia, alguma ajuda???!!! :confused:
 

filipepvz

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Eu estou com outro problema. Tenho uns M525, sempre funcionaram muito bem. No domingo tive uma prova com muita lama. No final de a limpar bem faziam muito barulho a rolar. Resultado comprei discos novos e coloquei. Conclusão, O da frente parece que desafinou, trava muito mal, o de tras trava bem mas faz um bocadito de barulho a rolar. Alguem me pode ajudar?
 

Jocas22

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o teu problema é fácil, post #276. Quem me dera ter esse problema ;)

PS: não é necessário virar a burra de pernas pro ar, mas se ajudar, de resto é igual.

E a mim ninguem opina/ajuda?
 

Jocas22

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pois klaser esse é o meu receio. Se for isso prefiro levar a um mecânico. Mas que raio será que o óleo expandiu, que coisa mais estranha. :(

Ainda estou com a esperança que amanhã esteja boa, uma noite de pé... :D
 

klaser

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O óleo não expandiu..mas podias ter o reservatório cheio no máximo e agora que precisas um nadinha mais de folga não a tens...
 

Jocas22

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sim pode ser isso. As pastilhas são as mesmas e os discos parecem ter a mesma espessura mas posso ter visto mal, amanhã de dia vejo melhor.
De qualquer maneira eles foram sangrados mas não por mim, disso não percebo nada. Até agora é a única manutenção que ainda não faço eu mesmo.
 

cayto

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Vou colocar esta dúvida aqui que não queria estar a abrir um tópico propositadamente.

Sabem-me dizer a versão destes travões promax?



Queria mandar vir umas pastilhas e não queria encomendar sem ter certezas ;)

Boas pedaladas
 

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New Member
o que acontece bastante no Elixir é quando se tira as rodas e volta-se a meter as pastilhas vao roçar no disco, isto resolve se com uma afinação do próprio bombito, ou seja desaperta-se os 2 parafusos que apertam o bombito ao quadro, e enquadra-se o bombito com os discos de maneira que fique folga de cada lado das pastihas, não sei se me fiz entender, mas já fiz isto a mais de uma duzia de elixir´s .
 

cayto

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As que tenho em vista de facto o desenho é igual mas pensei que não fosse suficiente. Sendo assim vou arriscar mandar vir um par para os travões de trás ;)
 

MiGuEl_82

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Afinação Avid Juicy 3

Boas!

Durante a volta de sabado, e já durante as voltas anteriores, notei que as pastilhas de frente dos meus Avid Juicy 3 estam a ficar gastas... começaram com a chiadeira propria de quando chegou a hora de entregarem a sua alma ao criador. Notei tb q começaram a roçar ligeiramente no disco.

Hj, e para resolver essa situação, fiz o q é habitual quando as pastilhas roçam no disco: desparafusar ligeiramente a pinça, travar e apertar novamente com a manete premida. No entanto, foi impossivel afinar a 100%, pelo que as pastilhas continuam a roçar no disco.

Já alguém teve o mesmo problema e me saber dizer se esta situação é normal quando se tenta afinar o travão tendo as pastilhas gastas?

Mandei vir hj pastilhas novas mas estas vão ter de aguentar mais um ou duas voltas... e convinha ter o travão o mais afinado possível.

Cumps!
 
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