Discos a roçar nas pastilhas

dah

New Member
ppl so para dizer que consegui resolver... desapertei a roda e tentei aperta-la o mais centrada possivel com as pastilhas.. deviam ser mm as pastilhas a roça no disco ou outra coisa qq a raspar pq ficou bom :)
 
olha comigo também me acontece é muito simples montas a roda apertas depois desapertas o parafuso do travao ate meio e travas com esse travao. com a manete apertada apertas os parafusos

Boas pedaladas
 

rstudio

New Member
Boas!
Já li por ai várias soluções, mas como muitas vezes não falam se é travões mecânicos ou hidráulicos fico na dúvida e como não percebo não me ponho a inventar sem ter a certeza.

Tenho travões hidráulicos (Shimano AM 505, 180/160mm- Shimano Hollowtech), a bike é nova fez uns 25km , mas hoje reparei que as pastilhas roçam um pouco nos discos, quando levanto a roda e a rolo.
Não trava logo a roda, mas a roda não rola tipo como as minhas bikes velhas com travão de calço.

Sei que já tirei as rodas (com aperto rápido) não sei se isso tem ou não influência.

O que fazer ?
 
Last edited:

nunorcenteio

New Member
Viva,

Antes de mais confesso que não li as 11 páginas deste tópico.
Tenho uns Elixir 3 (mecânicos). A bicicleta é uma Rockrider 8.0.

À frente o disco está sempre a roçar na pastilha. Quando meto a roda fica bem mas quando estou a apertar o aperto rápido um braço da suspensão (por acaso o que tem a maxila) mexe-se e fica a roçar.

Sente-se e ouve-se a pastilha constantemente a roçar no disco.

Já tive uma meia hora a tentar centrar a roda mas assim que o aperto rápido começa a fechar a roda começa a travar. Até já fiz a experiência: com o aperto rápido aberto meto a roda a mexer. Assim que começo a fechar começo logo a sentir a roda a travar.

Qual acham que é o melhor procedimento?

Obrigado
 

DAVID94

New Member
Boa noite.
Já vi o video (embora sem som) e não consegui encontrar solução para o meu problema.
O que se passa é que sou um autêntico azelha no que toca a travões... Ainda não me dei ao trabalho de tentar entender aquilo. Com a roda levantada, oiço as pastilhas a roçar no disco (roda da frente) e a travar, embora muito pouco, a rodagem. Além disso ser já um problema para quando estou a andar, aquilo trava mal que se farta! Se esticar mais o cabo no manípulo, o roçar ainda se nota mais e começa a travar. Portanto, o que fazer ? Assim não posso andar em segurança pois utilizo muito o travão da frente. Uma ajudinha ?
PS: Os travões são mecânicos, Avid BB5. São de uma Specilized Hardrock Comp disc de 2010 (cor charcoal, cinza e branco).
 
T

tiagopsyko

Guest
Boas,

Também tenho este problema, mas não tenho certeza se as minhas razões são as mesmas.
O disco roça na pastilha do lado direito do travão da frente.. Eu já ajustei o caliper (desapertar o caliper, apertar a manete, apertar o caliper), verifiquei se o disco ou roda estavam empenados (não estão), mas continua a roçar..
Quando tirei a roda deu-me a sensação que a pastilha do lado direito está mais saída que a outra, como posso resolver este problema? :eek:

Cumps.
 

FabioFamc

New Member
Oh Pah..Eu ainda hoje mudei as Cámeras de Ar da minha Trail 4.3 por umas Slime Anti-Furo, e agora o Disco da Frente roça no Caliper, mesmo na parte do Metal, não é na pastilha. Não sei se foi por eu ter mexido ou não..Mas não sei como meter aquilo ao sitio, já tentei segurar a roda e apertar o aperto rápido, mas a roda acaba sempre por voltar para o lado em que o disco raspa.

Alguém sabe o que fazer?
 

FabioFamc

New Member
sany0042x.jpg


sany0041sz.jpg


Alguém me diz o que devo fazer? Ou isso não trás qualquer problema?
 

ernez

Active Member
Tens que dar um toque nos parafusos do suporte do travão, de forma a que deixe de rossar no travão, na primeria foto ás de reparar que tens ali espaço para afastar o travão.
 

FabioFamc

New Member
Boas..
Problema Resolvido, eu confesso que já sabia o que fazer, porem não queria mexer sem mais alguém me confirmar.

Então o que fiz foi o seguinte, para o caso de mais alguém precisar:

1. Virar a bicicleta de pernas (rodas neste caso) para o ar.
2. Desapertei os dois parafusos que mantinham o Caliper preso à Suspensão.
3. Com a bicicleta estava ao contrario, e estava mesmo a jeito, travei com o Travão da Frente e manti o Manipulo Pressionado.
4. Voltei a apertas os parafusos à Suspensão.
5. E estava feito, fica aqui a foto :D




Uploaded with ImageShack.us
 

marcioferreira

New Member
@tiagopsyko: no teu caso (se forem hidraulicos) deves ter um dos pistons colados (a parte metálica que toca e empurra a pastilha) neste caso tiras as pastilhas e empurras o pistão para dentro tipo com uma chave de fenda. Depois é só montar tudo e rolar ;-)
 

Headless

New Member
Pastilhas a roçar nos discos após sangramento

Comprei o mês passado uns Avid Elixir R e como na altura não tinha ainda o material necessário deixei numa loja para fazerem o sangramento do travão da frente.
Finalmente ontem de manhã consegui montar ambos os travões na bike e depois verifiquei que afinal o travão de trás também precisava ser sangrado.
Como já tinha recebido o kit de sangramento comprei uma lata de Óleo DOT 5.1 e depois de ver um video explicativo meti mão á obra!
Fiquei então com ambos os travões sangrados e a travar bem, no entanto ficaram também com as pastilhas a roçar nos discos, tanto o travão que foi sangrado na loja como o que eu sangrei.
Segui passo a passo as instruções e utilizei o pad spacer para introduzir no travão de trás quando o sangrei, no da frente que foi sangrado na loja presumo que também o tenham feito.
A minha dúvida é o que posso fazer para as pastilhas deixarem de estar a roçar nos discos.
Obrigado desde já, bom fim de semana e muitas pedaladas!
 

gteles

Member
Tiras a roda, apertas a manete, depois com cuidado "enfias" uma chave de fendas ou algo com superfície plana e estreita e afastas as pastilhas... Poes a rodas e ja esta :)
 
Top