Discos a roçar nas pastilhas

mataburacos

New Member
alguem me ilumine aqui..

ando com o disco traseiro a roçar.
as pastilhas estao a meio, a bike ja foi 2x ao doutor, o disco n aparenta estar empenado nem a roda tem folga, a bomba ja foi apertada e desapertada algumas 10x assim como a roda
rodando a roda no ar n roça, mas pedalando e começando a passar dos 18km/h é uma sinfonia
 

Jocas22

Active Member
primeiro que nada despede o doutor. 2x e anda na mesma!!! acreditando que o disco nao esta empenado, que esta tudo bem preso, que não apertaste a bomba toda torta.... desapertas a roda, travas, e com ela travada, então apertas o aperto rapido. Se não resultar olhas lá pra dentro e tentas ver se ela está de facto a tocar nalgum lado.
 

mataburacos

New Member
portanto, fazer o mesmo que se faz com a bomba mas com a roda?
relembro que ela so roça ao pedalar, especialmente com a bike inclinada para a direita... com a bike no ar ela n roça em nada
 

KLUCA

New Member
errado,

tu é que não ouves nada antes disso

olhem com muito cuidadinho para o espaço que fica entre as pastilhas e o disco quando rodas a roda. faz isso rodando a roda devagar.
 

Jocas22

Active Member
se com a bike no ar, nada. E pior que isso é mais quando inclinas pra direita... essa roda está com um problema qualquer, eu diria mal apertada. Se fosse empenada tambem aconteceria com ela no ar.
 

KLUCA

New Member
como já disse sejam minuciosos

olhem bem para o que acontece á folga entre o disco e as pastilhas enquando a roda gira
 

mataburacos

New Member
hoje fiz 58km e o que mais me chateia é que fazia uns 5km sem barulho, mais 5km a roçar, mas uns quantos alternados...
seja em terra, alcatrao, a subir ou a descer...

ja olhei pra bomba e ela no ar n roça. fica ali rente, mas n bate
 

max

Elos Rápidos
Vê se o eixo da roda não tem folga, se o barulho acontece ao pedalar, pode ser essa uma das razões.
 

nmp

Member
Boas pessoal,

Venho aqui pedir opinião relativamente a uma anomalia que tem acontecido nos meus travões XT, por sinal semelhante à do utilizador Mataburacos.
Recentemente comecei a notar que o meu disco da frente roça na pastilha quando me encontro a rolar a velocidades mais elevadas. Há alturas que roça e outras não roça. Noto mais esta situação quando vou a rolar em asfalto, pois no mato, com toda a trepidação, ainda não me apercebi.
Estranhamente, quando me encontro desmontado da bike a verificar o estado da afinação nada se econtra a roçar, apesar de um ligeiro empeno do disco.

Será que poderá estar a ocorrer alguma torção do cubo que afete o contato do disco com a pastilha? Também ainda não experimetei fazer a afinação do travão com alguém montado na bike pra ver se será de alguma torção...
Caso tenham alguma sugestão ou experiencia do sucedido que possam partilhar a opinião agradeço...

Cumprimentos.

nmp
 

commendatore

New Member
Qual o diâmetro do disco que usas?
Certas suspensões são menos rígidas que outras mas esses sintomas acontecem geralmente em discos de 180mm para cima e em curva. A direito é menos frequente. E o teu eixo é de 9mm? Os Q-lock são mais rígidos.
 

nmp

Member
Commendatore, o disco é de 180mm efetivamente. A suspensão é uma lefty de uma Flash 29. Noto realmente que acontece mais em curva.
Já pensei centrar o disco com alguém montado em cima da bicicleta de forma a perceber se existe alguma torção em andamento e se o roçar desaparece. Folga na roda nao me parece que exista!!

Como última opção ainda pondero colocar um disco de 160mm igual ao de trás, a ver se tem menos torção. Penso que o fato de pesar 85kg também não abona a meu favor!
 

commendatore

New Member
Eu acho que é mesmo pela torção. os discos que tens presumo que sejam dos normais de 6 furos. OU são daqueles tipo RT76 com a "aranha" em alumínio típico da Shimano icetech?

Já reparei que com estes últimos isso não acontece tanto.

E qs que aposto que se passares o disco para 160mm vai deixar de fazer.
Experimenta trocar os 2 que tens só para fazer o teste. Tens de trocar os adaptadores e dá mais 10 minutos de trabalho mas tiras logo as teimas.
 

nmp

Member
Os discos que tenho são uns avid de 6 furos (presumo que os Avid G3). Quando fiz o upgrade dos travões pra XT não mudei os discos, ficando os de origem. Vou ver na loja se me conseguem colocar uns Icetech de 160mm e verificar se resolvo o problema.

Esses que referes, RT76 "com aranha" em alumínio, devem ter muito menos torção. Como se trata de um disco composto por duas peças, a torção na parte exterior do disco deve ser muito menor pois são aparafusados sensivelmente a meio.

Quando experimentar coloco feedback pró pessoal que tiver o mesmo problema se poder orientar.
Já tiveste este problema com discos de 180mm?

Desde já obrigado
 

commendatore

New Member
Não tive. São a medida que tenho. Para ser sincero nunca tive dos "normais" em 180mm. Por isso não posso fazer afirmações.
No entanto eles robustos são. Podem ser pesados, mas em termos de robustez é muito complicado por exemplo tentar dobrá-los para corrigir algum empeno, que nos normais se faz muito facilmente á mão e sem exercer muita força.
Mas lá está... tb nunca empenaram ;)
 
Top