disco 203mm atras

#1
Tenho um disco 185mm avid g3 cleansweep atras que destemperou e ficou empenado, por isso tenho de meter um novo. Estava a pensar meter 203mm atras, sou um bocado pesado 115 kg com 1.95 de altura. Acham que sera muito meter um disco 203mm atras.
 
#2
Tens falta de travagem? Investe num disco maior à frente. Atrás não precisas de um disco de 203 (a não ser que faças dh).
Se o empeno não for muito, consegues corrigir isso com alguma habilidade.

P.M.
 
#4
Esperem lá! Vocês já viram bem o tamanho do homem a massa que ele desloca se fôr a descer a mais de 40km/h? Especialmente com os graus de inclinação de algumas descidas de DH? 203mm atrás não porquê? Isso já agora é outra curiosidade que eu tenho, quando sabem que me ando a queixar dos meus travões. O que brecou foi o traseiro e muito disseram que tem que se travar menos com o detrás. E eu pergunto, porquê? Na mota, em asfalto sim sr, agora em BTT, numa descida de cascalho ou outro tipo de terreno como mistura de base dura, com areia solta por cima querem que um gajo trave mais com o da frente a 40km/H correndo o risco de bloquear a frente e cair de cara no chão? às vezes tem que se travar mais com o travão de trás sim sr, e um sr como RC33 com 115kg, lançado ladeira abaixo para parar é um caso sério! Digo eu...
 
#5
Citação desnecessária - Consultar Regras!

Isto.
Mete lá os discos de 203 não tens nada a perder, a única coisa a perder era mesmo no peso, mas caramba, estamos a falar numa bike de all-moutain, o que são umas gramas a mais?
Até eu que peso 20kg's as vezes ponho o disco de 203 a escaldar imagino tu :D
 
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#6
Portanto, deveríamos andar todos com 140mm à frente e 203mm atrás? Aliás, a Magura até tem um disco de 210mm.
Pois, o problema é aquela cena estranha chamada Física, que diz que numa travagem o centro de gravidade se desloca para a frente, de modo que o esforço de travagem é feito principalmente com a roda da frente.
Assim, para se aumentar a potência de travagem, esta passa sempre, por primeiro aumentares o disco na roda dianteira. Podes sim, meter os de 203 na frente e passares o outro disco de 180 para trás.

Agora, também é óbvio que não quer dizer que se use apenas o travão dianteiro. Outro factor que muito ajuda é o posicionamento do corpo. Com 115kg em cima da roda traseira, bem podes travar só com o da frente...

P.M.
 
#7
Só estou a dizer que pese embora o peso se desloque para a frente, não perde nada em ter um disco grande atrás porque há situações em que é preciso usar mais o de trás... E no caso dele, mais 20 ou 30g menos 20 ou 30g, qual o problema?
 
#8
Para os entendidos que dizem p'ara trvar so com o da frente, entao facam uma descida acentuada em terra molhado cheia de curvas e contra curvas com mais ou menos 6 a 7 quilometros e travem so com o da frente para verem o resultado. Deixo ao criterio de cada um experimentarem :(
 
#9
Pela minha humilde experiência (seja ela na bike XC, na bike DH/FR ou na moto TT) penso que, independente do peso do ciclista/piloto, o poder de travagem é sempre mais importante e eficaz na frente (aliás, isso também é aplicado nos automóveis, mas isso é outra história).
Não percebi se o disco da frente do rc33 é de 180mm, mas se o fôr, eu não teria dúvidas em passá-lo para trás e pôr um de 203mm à frente. Nunca iria pôr o disco maior atrás, mas sim sempre à frente. Na minha bike de XC tenho v-brake, mas na de DH/FR tenho 203mm à frente e 180mm atrás. Não me queixo mesmo nada, trava onde eu quero (tudo bem que só peso 70kg).
Mas só para acabar, se esta questão é por motivos financeiros e só quer gastar dinheiro num disco, a minha opinião está dada. Se é por motivos de peso da bike, e como eu não sou "fanático do peso", não vejo qualquer problema em aumentar poucas gramas na bike e colocar 2 discos de 203mm. Assim a questão fica resolvida de certeza!
 
#10
Mas acho que ninguém aqui lhe disse para meter o disco maior na traseira :D , claro que só faz sentido meter 203 atrás se o da frente for do mesmo tamanho e nunca inferior...
 
#11
Eu tenho Avid Juicy 3 com disco à frente de 203 e 185 atrás, com pastilhas metálicas, e tinha problemas de aquecimento excessivo no disco traseiro (meu peso +- 85 Kg), minimizei o problema alterando as pastilhas do travão traseiro para umas da marca BBB modelo BBS-42S (14,50€) que são orgânicas. No entanto quando tiver que mudar o disco traseiro acho que vou colocar também 203 atrás sempre fico com mais superficie de dissipação térmica. A minha preferência de caminhos é subir com calma para desfrutar ao máximo as descidas (trail / all-montain).
 
#12
A situação ja esta resolvida meti um de 180 da A2Z. Não meti 203mm atras porque não cabia devido ao brain, mas era o ideal para mim. Agora so acho que para a qualidade dos travões que tenho uns avid cr empenar um disco devido ao calor produzido pela travagem excessiva (destemperou). :(