Dirts do Parque Florestal de Monsanto

pedrujo

New Member
epá, aquilo está cada vez pior, mesmo q não chova se se juntassem lá uma dúzia de marmelos com regadores e pás dava pa safar aquilo.....que aquilo está quase impraticável
bora lá combinar qq coisa pa arranjar aquilo
 

amarelo

New Member
acho que nao é só os dirts... é mesmo em muitos dos singles de monsanto... entao agora com aquela limpeza geral.... nao percebo o porque de tanta "desvastação"... mas pronto espero que haja uma explicação plausivel. alguem ta + dentro deste assunto ?
 

fg

New Member
amarelo
A limpeza e "devastação" que referes são um "mal" necessário.
Custa-nos ver desaparecer alguns singles bem fechados que lá existiam, mas temos que compreender que é necessário limpar as matas, para evitar o perigo de incêndios. A enorme quantidade de biomassa existente, com o mato crescido, representa um gigantesco risco para Monsanto. Ainda bem que, finalmente alguém se lembrou de fazer a manutenção do Parque! Oxalá o exemplo fosse seguido pelo resto do país.

Por muito que nos possa custar, temos que perceber que a preservação daquele paraíso às portas de Lisboa é muito mais importante que o prazer "individualista" que tínhamos nos antigos singles.

O BTT é que deve respeitar o Monsanto (e a natureza, em geral...) e não o contrário. Parece evidente, mas há quem não perceba isto.....
 

Pedrosa

New Member
Boas

Apesar de não frequentar os dirts e dentro das minhas limitações de tempo, ofereço-me para ajudar no que for necessário.

As minhas voltas pelo Monsanto não dispensam uma passagem pelos dirts para ver se anda alguém aos saltos.

Expõe o problema ao Espaço Monsanto. Eles são muito dinâmicos. Talvez até colaborem.

Para o Amarelo:
"Perdeu-se" alguns trilhos muito bons mas mesmo assim acho que a limpeza (não devastação) à muito que fazia falta. Digo perdeu-se entre aspas porque eles estão lá, perderam foi o encanto.

Cumprimentos
Pedro Pedrosa
 

fg

New Member
Excelente sugestão do Pedrosa.

Pedrujo, porque não um contacto com os homens que tratam de Monsanto e sugerir uma manutenção dos dirts com colaboração da malta que costuma lá andar ( e outros)? Provavelmente estão abertos a este tipo de iniciativas.

Experimenta este mail :

dm@cm-lisboa.pt
 

fg

New Member
....completando :

junto do anfiteatro ao ar livre e do skate park; perto também da zona do parque infantil do alvito e do ténis.

dirtmons1nm.jpg
 

ruca_zuca

New Member
trilhos

concordo com FG, mas só lamento que os serviços da CML que fizeram, ou mandaram fazer a limpeza, n tenham depois ido lá desobstruiur os trilhos q ficaram tapados, e nalguns locais realmente aquilo parece uma ´devastação´ e n compreendo como é q deixaram tanta ´biomassa´ no chão - eu sei que esse material com as chuvas é suposto ´desfazer-se´ e alimentar os solos, mas tenho algumas dúvidas que troncos de 30 ou 40 cms de largura se desfaçam assim tão facilmente - apenas dois exemplos disto :

- trilho do parque do calhau (paralelo ao Aqueduto) para a serafina
- trilhos entre o campo de tiro a chumbo e o Pina Manique

eu já lá andei com outra pessoa a reabrir a ligação do campo de tiro para o Pina Manique, mas infelizmente n conseguimos reconstruir a primeira parte do trilho original, tal era a quantidade de madeira no chão, e como o trilho foi feito em terreno não-compactado (como o original) agora com a passagem do pessoal está todo às ondas...

tb andei a limpar duas zonas entre o Chimarrão e a Auto-estrada de Cascais (inclusivé apanhei lá uma grande molha), outra por detrás da prisão, e posso-vos garantir que cansa mais do q dar ao pedal...

de qualquer maneira penso que talvez o pessoal se pudesse juntar para umas acções concertadas de limpeza e manutenção de trilhos, se estamos à espera q a CML o faça... parece-me que o maior interesse é mesmo nosso, por isso acho que devemos fazê-lo.

podem contar comigo.
 

Pedrosa

New Member
À uns tempos coloquei um tópico "manutenção e conservação de trilhos" em que referia trilhos obstruidos no Monsanto.

Responderam alguns, o que quer dizer que há malta com vontade de arregaçar as mangas e ir limpar alguns trilhos.
Andamos é um pouco dispersos.

É marcar uma hora e um local e de certeza que lá vai estar pessoal para ajudar.

Continuo a achar que se deve informar o espaço monsanto, quanto mais não seja, para não aparecer lá ninguem a impedir-nos de fazer o trabalhinho.

Cumprimentos
Pedro Pedrosa
 

ruca_zuca

New Member
vamos a eles

ora aí está uma grande linha - penso que primeiro há que estabelecer quais os locais mais necessitados, parece-me q os dois q citei acima são bons exemplos. vou pensar no assunto e depois largo aqui algumas sugestões; hà alguém com contactos no Espaço Monsanto ???
 

fwey

New Member
eu proprio noutro forum ja tinha referido que ajudava nos dirts d Monsanto....o problema que se poe é o tempo que tem estado e que se calhar vai continuar.

é inutil fazer o que quer que seja enquanto nao chover.
 

lfaustino

New Member
ois!

Também estou aqui de "mão no ar" para auxiliar no que for preciso.
esta semana reconstrui um salto naquela arvore junto ao campo de futebol, quem desce para a rotunda do Luneta...

Sei q o Forum não é uma entidade juridica, mas se um dos representantes se chegar à frente com as entidades respectivas, entao talvez haja alguma credibilidade nas intenções e talvez nos deixem recuperar os trilhos perdidos.

acho q o Gervasio tem razao... alguem tem de se chegar à frente, de preferencia um grupo unido...
Um Forum, que ja conta com centenas de pessoas seria de certeza um argumento de peso...
 
A

americo

Guest
Boas

Ainda ontem fui desempenar para o Monsanto e no meu desentorpecimento (após a Grandola 100 kms) de 25 kms passei nos dirts do Monsanto no Alfredo Keil e andava lá pessoal de enchada e pá na mão.
Não parei porque já era tarde (escurecia) e queria continuar com a desempenar mais uns bons kms.
Serve para informar que já lá andaram um grupo de utilizadores a arranjar algo.

Um abraço

Américo Ribeiro
 
Top