Diferenças entre o sistema isis e o dito "quadrado&quot

skareb

Member
Boas

Alguém me pode explicar a diferença entre o eixo pedaleiro com sistema isis e o eixo pedaleiro "quadrado" (nao sei se é axim que se chama mas prontos :oops: )


:arrow: Quais as vantagens de um em relação ao outro???


Obrigado
 
Há o ISIS - usado maioritariamente pela RACE FACE e FSA
Octalink - Shimano
Quadra - Gamas baixas da Shimano e FSA entre outras...


Basicamente o ISIS e identico ao Octamlink, difere q o Octalink sao 8 "apoios" o ISIS sao 10, mas a filosofia e a mesma!
A vantagem é a maior rigidez q estes oferecem em relaçao aos de quadra!
Os de quadra basta estar um pouco desapertado para "empenar" o crank.. e ficar com uma pedalada "desalinhada"!
 

tpereira

New Member
Outra diferenca e a durabilidade dos rolamentos, as esferas do ISIS sao muito pequenas e sujeitas a grandes esforcos, e acabam por ter de ser substituidas mais rapidamente.
O melhor sera talvez o novo sistema da SHIMANO o OCTALINK II em que o eixo e sobredimensionado e as esferas sao maiores.
As marcas concorrentes ja estao a usar um sistema similar.
 

Fireblade

New Member
Eu tinha o sistema quadrado até à uns 2/3 meses...

Mas rebentei com os meus cranks, e coloquei uns cranks já adequados ao uso que lhes dou (Freeride), sendo estes já com sistema ISIS... :D
 

marioconde

New Member
Como alguem disse e mto bem existem 3 sistemas de encaixe dos crancks nos eixos, alguem exstá a dizer k são 4, o 4º bem como o 5º e o 6º na verdade ñ ligam os eixoa aos crancks, ligam 1 pate dum cranck ao outro, granda confusão verdade?

Eu explico os sistemas em fase de descontinuação ligam os 2 crenques ao eixo atravez de 1 sistema de encaixe k pode ser ISIS, com esterias, peso reduzido, e esferas de rolamento muito pequenas, OCTALINK, com esterias, identico ao isis nalgumas particularidades, mas kase exclusivo da Shimano, e o de sempre ISO, ou QUADRADO, pesado, mas com rolamentos robustos.

Neste inicio de milenio por "sugestão" da Shimano, as marcas estão a adoptar um sistema em k o eixo está agarrado a 1 dos crenkes, usando assim um eixo mto mais leve, e com rolamentos teoricamente mais robustos.

Mais confusos, ou por mero acaso consegui esclarecer alguma coisa?
 
Top