Pois eu tenho muito boas experiências e uma muito má de compras on-line sendo que má me levou a accionar mecanismos num dos nossos consulados! :s
O pior caso, e que me pôs cauteloso quando penso em comprar coisas por preços elevados, passou-se com material fotográfico. Queria comprar um par de máquinas fotográficas da Canon e em Portugal custavam cerca de 7.000€ as duas, e na minha loja online do Luxemburgo habitual ficavam-me ambas por 5.400€. Isto é, uma diferença de 1.600€!
No entanto, e depois de ler alguns comentários favoráveis a uma loja de Andorra e que tinha as máquinas por 2.500€ cada pensei que ainda conseguia juntar mais 400€ de poupança aos 1.600€. Para mais, como estas máquinas estavam quase esgotadas a nível mundial e eles me disseram que as iam receber nessa semana decidi dar o sinal de 2.500€ para as reservar. O problema foi que as máquinas não vieram... Nem nessa semana nem no mês e meio seguinte.
Perante os meus meus mails as respostas eram cada vez mais raras de receber e das vezes que liguei, a tipa que me atendeu do outro lado mostrava-se extremamente "áspera", por assim dizer... A partir de certa altura disse-lhes que queria o valor do depósito de volta pois eles não cumpriram com a entrega prometida e nem me conseguiam dar uma data de entrega. A partir daqui a devolução do dinheiro era para ser num dia, depois noutro dia eapós mais duas semanas comecei a temer que não veria os meus 2.500€ de volta. :shock:
Ao fim desse tempo, e estando desesperadamente a precisar das máquinas, ou pelo menos de não ficar sem o dinheiro, contactei o consulado português em Andorra. Aqui só tenho que dizer o melhor que puder. A funcionária portuguesa do nosso consulado ficou a par da situação e disse que ia resolver o caso e de facto três dias depois tinha o dinheiro de volta na minha conta! Uma acção exemplar e que não posso agradecer o suficiente!
Acabei por voltar à minha loja online habitual (sempre foi excelente) que já tinha as máquinas em stock, paguei 2.700€ por cada máquina em vez dos 2.500€ mas mesmo assim poupei 1.600€ do que se as tivesse comprado em Portugal.
Como bons exemplos, tenho a Amazon inglesa em que numa ocasião enviaram-me um electrodoméstico que não funcionava correctamente (demasiado ruidoso para o que era esperado), e como pela natureza do mesmo não podia ser devolvido mandaram-me um segundo. Este segundo, mantinha o mesmo problema só que a barulheira era de forma intermitente e perante novo contacto acabei por ter o dinheiro devolvido. Sem mais problemas.
Também na Amazon, uma vez mandaram um modelo de tenis errado, reclamei, ligaram-me (com uma pronuncia escocesa cerrada comó camandro
) a confirmar o que tinha pedido e o que tinha recebido e depois de ter devolvido sem custos recebi o material correcto.
Ainda na Amazon, comprei dez produtos de um item de mercearia que lá era muito mais barato mas durante o transporte um abriu-se e vazou quase metade do liquido para dentro do saco onde vinham. Contactei-os para saber o que podia ser feito e eles não tiveram por menos, mandaram-me outros 10 itens! Isto é, fiquei com 19,5 quando paguei apenas por 10 e eu apenas pretendia que me mandassem um para substituir o que tinha vazado.
Mas concordo com o atendimento nas lojas portuguesas de forma geral, em particular no pequeno comércio. Encontro aí as pessoas menos prestáveis e mais mal educadas. É triste dizer isso, mas qualquer funcionário numa loja de roupa de centro comercial é mais educado e prestável que os donos das próprias lojas das quais precisam do rendimento para sobreviver.
Por isso, sempre que posso compro online, nem que poupe só um cêntimo, e não sinto o mínimo remorso por isso.